Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 44 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Dom Jul 25, 2010 11:25 am Assunto: RODODENDRO |
|
|
Olá pessoal. Adquiri esse Rododendro, conhecido como o pai da Azaléia.
Achei que ele tem um tronco com muito potencial, abaixo posto as fotos para os amigos opinarem e sugerirem algo para começar a trabalhá-lo
Abraço
geral
frente
traseira
lateral
lateral
 |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 4:07 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal, e aí alguém tem alguma sugestão?
Acho que vou esperar a florada começar, quando terminar acho que faço um transplante e poda. Sugestões são bem-vindas.
Abraço |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 9:01 am Assunto: |
|
|
Eu ví muitas possibilidades, optaria por fazer uma alporquia, e logo após a separação, colocaria num escorredor por um ano, treinando o estilo tronco tríplo com substrato de 6 partes de cacos ou pedrisco e 4 partes terra vegetal ou turfa.Depois de um ano colocaria o escorredor em uma bacia(mamadeira), com 8 partes de terra híperbombada e 2 partes de pedrisco e furos na bacia tanto quanto um escorredor, pra ficar bem arejada e não ficar tão úmida.E deixar crescer aí até...engrossar mais o tronco e começar uma copa do zero, projeção:1 ano escorredor; 3 anos mamando direto sem intervenção de poda; próx. ano, poda drástica e crescimento dos brotos por mais um ano na mamadeira;próx. ano poda dos galhos primários e seleção de ramos pra crescer por mais um ano; 7º ano: vaso adequado, e refinamento lento, sem pressa, aí começa um relacionamento de admiração entre as partes envolvidas, projetar dá bem menos trabalho do que fazer, mas o trabalho maior é só o tempo longo de espera por um resultado que se pode conseguir em uma estação somente, só os galhos primários ficam com um aspecto mais fino, aí tem que mostrar o tronco e esconder a ramificação com uma copa bem densa, pra disfarçar os mesmos anos que teria de esperar para o objetivo.Segue um ponto de vista meu, viajante da maionese rsrs _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 11:11 am Assunto: |
|
|
Ela está pedindo uma poda radical..  |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 11:20 am Assunto: |
|
|
poda radical [2] _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 26, 2010 5:32 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos. Primeiramente muito obrigado pelas dicas.
Marco, é isso aí, curti a sua viagem heheheh. Só não sei quanto a alporquia, pois sou muito inexperiente. Acho melhor deixar essa parte para quando estiver dominando melhor a arte. Mas o resto vou seguir sua sugestão. Só uma coisa, como eu não vou fazer a alporquia, parto direto para a poda radical antes de passar para o escorredor? Ou passo assim como esta? Em que época faço isso?
Arzivenko acho que é isso mesmo que vai rolar e aí parto para os procedimentos que o Marco falou. Gostei do hehehe
Laudir, valeu, mais uma vez me aguentando hehe obrigado pela atenção
É isso aí amigos, muito obrigado. Se alguém quiser me dar uma dica em que parte faço os cortes fique a vontade
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 9:34 am Assunto: |
|
|
Luciano!Se não quiser fazer uma alporquia clássica, tem um jeito simples de se fazer:
Faça um anel com um canivete afiado ou outro instrumento cortante, 360° abaixo dos três troncos, escollha onde quer exatamente que crie a raíz e faça o corte logo abaixo, profundo o bastante que passe a parte macia externa da casca, e outro corte em anel 360° a uma altura mais baixa que duas vezes o diâmetro do tronco, retire a casca entre os anéis e envolva com um vaso(plástico) cortado e costure-o com arame no local, substrato terra vegetal e pedrisco em proporções iguais, espere sem pressa que enraiza, tenho que sair, não vou poder complementar, até... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 11:41 am Assunto: |
|
|
Legal Marco, vou esperar a época certa e acho que vou tentar isso. Mas ainda acho um pouco arriscado para mim hehehe
Abraço e muito obrigado |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 9:03 am Assunto: |
|
|
Arriscado não é, vai ser esteticamente estranho apenas, o vaso amarrado à planta.Vai na fé que dá.Até. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jul 29, 2010 6:05 pm Assunto: |
|
|
O alporque nesta planta funciona bem.
Já fiz dezenas com o fim de produzir mudas e o enraizamento foi de 100%. A vantagem é que com alporque você posiciona o nebari onde quiser. Ou se quiser fazer mais mudas...
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 5:43 pm Assunto: |
|
|
Valeu Élio
Muito obrigado
Abraço |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 10:32 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal, Bozó resolvi não fazer o alporque e fiz a poda drástica. Mas vou seguir a sequência que voce sugeriu. Muito obrigado.
Abraços. Na foto não dá pra ver mas para trás tem mais um galho também
 |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 3:36 pm Assunto: |
|
|
Olá Luciano, a meu ver sua planta já tem uma estrutura de tronco boa, falta a ela conicidade e para resolver este problema eu ficaria com a opção do Bozó, alporque bem próximo ao chão depois plantaria ela em cima de uma madeira para que as raízes fossem horizontais e começaria o projeto pelo nebari, sem pressa. Minha humilde opinião.
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 5:45 pm Assunto: |
|
|
Esta planta é um de uma flor que começa branca e termina lilás ? _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 15, 2010 7:23 pm Assunto: |
|
|
Lutz, será que ainda dá para fazer o alporque? Ou é melhor esperar que ela se recupere? E aí Bozo será que dá certo?
Pethrus pode ser que tenha alguma variedade dela assim mas a minha desde o início da floração foi de um lilás bem forte.
Abraços e obrigado |
|
|
 |
|