|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wellington Giacomin

Registrado: 02/11/10 Idade: 47 Mensagens: 30 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 8:39 am Assunto: 1ª Postagem: Salvando um Shumpaku. Amigos ajudem-me!!! |
|
|
Prezados, bom dia.
Essa é minha primeira postagem aqui nesse fórum, portanto, perdoe-me se cometer alguma gafe.
Pois bem, possuo um "pinheiro (acho que é um Shimpaku)" plantado no chão, na casa em que aluguei. Ela está bastante debilitada e só não morre pq a natureza é persistente. Enfim, gostaria da orientação dos amigos MUITO mais experientes para retirá-la do chão, colocá-la em um vaso e algumas dicas de quando e como começar meu trabalho com ela!
Abaixo segue algumas fotos, qualquer informação adicional basta perguntar-me.
[img] http://www.facebook.com/media/set/?o.137915992926525# [/img] _________________ Wellington Giacomin |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 9:25 am Assunto: |
|
|
iaew brother,
pra visualizarmos suas imagens vc deve copiar o endereço da imagem e não o endereço do site, de resto é exatamente como vc já fez.
quanto a tirar a planta dai, acho q sera complicado faze-lo sem quebrar o cimentado em volta.
acho q se o problema não for a falta de sol, seria melhor detectar o problema, trata-lo, esperar a planta se recuperar e posteriormente retira-la.
possivelmente sua mensagem será movida pra outro forum interno, minha arvore e sua opinião ou pragas e doenças.
mas ficara um aviso aqui.
de cabeça agora me vieram duas opções, cochonilhas ou aranhiços vermelhos
cochonilha-> parasitas de cores variadas, nomalmente oq ataca essa planta é branco, tem formato de concha e fica grudado nas pegunas agulhas da planta, verifique visualmente pra ver se acha algum.
aranhiço vermelho-> coloque uma folah de papel em baixo de uma parte da planta e faça movimentos bruscos ou bata com a mão.
verifique se a pontos pretos que se mexem no papel .. em caso positivo são eles..
fico no aguardo
abraços brother. _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Wellington Giacomin

|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 12:50 pm Assunto: 1ª Postagem: Salvando um Shumpaku. Amigos ajudem-me!!! |
|
|
Filipe, obrigado pelas dicas.
Acho que a falta de sol pode ser um agravante realmente.
Vou verificar a situação das pragas.
Quanto a quebra da calçada para a coleta, não há problemas.
Qual tipo de adubo devo colocar nela para tentar a recuperação??
Um forte abraço!
Wellington _________________ Wellington Giacomin |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Nov 03, 2010 2:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Wellington, tire outras fotos de sua planta, mostrando dessa vez a parte aerea, isto é, os galhos e copa, para que possamos analisar melhor de que variedade é seu junipero, o que facilita indicar qual o caminho mais indicado para tratá-lo e recuperá-lo.
As fotos devem ser bem nítidas, portanto tire o mais próximo possível das acículas/agulhas (que são as folhas dessa espécie), ok?
No mais, para ir adiantando o expediente, sugiro que vc limpe bem o solo onde a planta está, retirando todo o mato que cresce nele. Em seguida, com um gancho metálico, ou um palito grosso de bambu, faça uma retirada da superficie do solo, escavando sempre no sentido radial, ou seja, da base do tronco para a borda do pseudovaso (a margem do cimento). Não penetre mais que um ou dois cm nessa escavada, para não danificar muito as raízes.
Em seguida, após retirar toda a terra raspada dessa forma, jogando-a fora, cubra novamente as raízes, dessa vez apenas com areia grossa de rio, sem peneirar, dessas usadas na construção civil. Regue bem após cobrir tudo.
Para auxiliar na limpeza da parte verde, retire tudo que estiver seco: agulhas, galhinhos fininhos, etc. Com um jato forte de agua, lave bem a massa verde após essa primeira limpeza. Em seguida, fotografe, conforme sugeri no inicio.
A meu ver, não será preciso quebrar a calçada para retirar a planta. Mas, sim, recuperar a planta onde ela está, antes de retirar. Após fazer todo o tratamento que sugeri, compre um adubo pronto, vendido em caixas pequenas de até 1kg em floriculturas e viveiros, contendo uma caixa o produto Torta de mamona. Outra caixa, contendo Farinha de Osso. Um adubo liquido qualquer, pode ser até o biofert plus ou similar. Misture todos os ingredientes secos em partes de 10 para 3 (10 para TM e 3 para FO), até ficar bem homogeneo. Depois, acrescente o adubo liquido, previamente diluido em agua, até formar uma massa consistente, tipo massa de pão ou de bolo (não muito mole).
Deposite em copinhos plasticos (do tipo usado para cafezinho), o adubo misturado conforme indico acima, depositando em seguida os compinhos com a parte cheia para baixo (a boca do copinho para baixo). Pode colocar uns 15 copinhos em toda a volta da planta, mas apenas no meio (meça um palmo e meio e deposite os copinhos). Não coloque junto do tronco.
Antes de usar os copinhos para encher de adubo, faça um furo no fundo deles, o que irá facilitar depois, com a agua da rega. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Wellington Giacomin

|
Enviada: Qua Nov 03, 2010 4:54 pm Assunto: |
|
|
Nicky, obrigado pelas dicas.
Nesse final de semana irei providenciar o trato!!
Mais uma vez, muito obrigado.
Wellington _________________ Wellington Giacomin |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|