FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pithecolobium tortum
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 11:29 am    Assunto: Pithecolobium tortum Responder com citação

Meus brothers,tenho um Pitheco que já fiz duas alporquias e varias mudas de estacas,e presenteei alguns amigos,e por acaso fiquei com duas(as mais desnaturadas,rs),teve um dia que fui escalar e achei uma pedrinha interessante...resolvi unir as duas.
Gostaria que vocês dessem uma opnião de formato de copa pra ela.falou!

Aplanta mãe.


Inicio...duas mudinhas no mesmo vaso e a pedra.





Atualmente...

_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edson Trevisan
Visitante





MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

André,

Se você colocasse a planta com a frente invertida, creio que acompanharia exatamente o movimento da pedra.

Estou errado?
Voltar ao topo
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

Edson tipo assim???:

Se for isso eu tinha ate pensado,mas as formas das raízes não encaixavam na pedra,ela ficou melhor nessa posição,a única forma de dar esse movimento seria uma poda total do tronco,aproveitando o galho na base.
Mas era essa a sua idéia mesmo??
Valeu!!
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
caferri



Registrado: 17/02/05
Idade: 55
Mensagens: 62
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

Andre,

Também gosto muito deste tipo de trabalho sobre pedra, cara pra mim ficou show de bola este seu....

Até mais.
_________________
Bonsaista??? Eu??? hahahahaha
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Eu achei show de bola tb, tanto a planta mãe quanto a nova muda!

agora é esperar e ver como ela vai se recuperar, pra fazer novas adaptações ao conjunto, lembrando que cada tipo de pedra demando um tipo de condução. pra exemplificar seguem algumas imagens;







por mais que eu saiba que vc conhece essas coisas até pq tem no peter andans que eu sei que vc tem ai... serve para os iniciantes que são muitos ultimamente

abraços fih
t+
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Caferri,esse é meu estilo preferido,e Filipe,valeu cara,no livro do Peter tem alguma coisa sim,mas esse material seu é mais completo,e eu tenho alem desse pitheco mais 3 outras no mesmo estilo,amanhã bato uns flesh delas e posto aqui pra gente.flw!
Abraço!
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edson Trevisan
Visitante





MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 8:47 am    Assunto: Responder com citação

André,

Era sim isso que imaginava.

Mas é você quem deve decidir, até porque está vendo detalhes que eu não posso ver.

Boa sorte.

Edson
Voltar ao topo
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Pow Edson,valeu mesmo cara,vou deixar ela se recuperar bem,dar uma boa brotação e tal,ai vou analizar e trocar ideia com o pessoal ainda,mas sua ideia ta massa,vamos ver oque vai dar.
Abraço!!!
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 11:12 am    Assunto: bonsai Responder com citação

André, para que a fusão raiz / pedra ocorra de maneira mais completa e satisfatória, é melhor que a composição seja enterrada num recipiente maior e mais profundo, de forma a que apenas o tronco fique de fora. O aterro deve ser feito de outra forma que o mostrado por voce (considerando a foto em que as raízes estão encobertas pelo plastico azul).

Sugiro, então, que vc replante em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, depositando a pedra no sentido horizontal, e não vertical. Com isso, a planta estará estabilizada para crescer engrossando as raízes que envolvem a pedra, resultando num trabalho mais bonito, vez que nessa posição a planta irá se desenvolver naturalmente, engrossando o tronco inclusive.

Mantendo a posição atual, porém, o crescimento será lento, vez que foge ao normal da planta na natureza. Por vezes, temos que fazer de um jeito que, mais tarde, possa ser modificado. É o que acontece agora. Plantando como sugiro, pode ter certeza que as raízes ficaram mais grossas rapidamente, engrossando junto o tronco, que deve ser deixado crescer livremente, cuidando apenas que as novas brotações que vierem sejam preservadas, mas apenas acima da bifurcação, e não na parte mais baixa. Corte fora, tambem, toda e qualquer brotação que surgir na base ou nas raizes, pois elas iriam subtrair do restante da planta, comprometendo seu trabalho.

Ainda: replantando da maneira correta, elimine o plastico, pois ele é desnecessário. Ao invés dele, use musgo esfagno, ou estopa fina previamente umedecido, para envolver e proteger as raízes. Very Happy

A exemplo de fusão pedra/raiz, devidamente enterrada por no mínimo tres anos, dependendo da espécie, veja esse acer burgerianum que estou cultivando (atualmente, em formação estruturação aerea):



O tempo e a maneira correta de cultivarmos nossas plantas, são nossos grandes aliados no acerto quanto ao melhor desenvolvimento que podemos ter em nossas plantas. O outro fator preponderante, é claro, é a velha e boa paciência. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 11:57 am    Assunto: Responder com citação

vc tem toda razao nick, o entero de todo conjunto compacta a raiz na pedra fazendo com q a uniao entre a raiz e a pedra seja mais concistenthe evitando no futuro um deslocamento das raizes.
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Nicky!!tranquilidade total?!
Há um tempo atrás trabalhei com o senhor Roney,um paisagista aqui da minha cidade,ele tem umas literaturas antigas,fitas de vídeo etc...de Bonsai,eu tive acesso a esse material dele,então foi ai que aprendi essa técnica que realizei em plantas minhas e de amigos.Entre o plástico e pedra/raiz existe turfa,é como se fosse um vaso mesmo,só que ao contrario da técnica usada por vc consegue-se conduzir as raízes por onde o bonsaista deseja na rocha e elas não irão crescer para as laterais,o resultado é rápido por que a medida que a raiz vão ficando expostas ao sol ela engrossa mais rápido,e da pra agilizar na construção da copa(cuja a qual eu tenho uma idéia,mas abri o tópico pra a galera opinar em formas de copa),já que a planta esta na posição desejada.E existe outro metodo também,como consta no livro A ARTE DO BONSAI,onde se guia a raiz e a única coisa que cobre rocha/raiz é a turfa:


Uma coisa que tem que ser levar em conta é o comprimento das raízes,que tem que passar da base da pedra para dentro da terra.
Ai segue umas fotos de meus bonsai que usei essa técnica:











Aqui no forum por acaso um dia vi um cara que usa o mesmo método,da uma olhada ae: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=68469&sid=71b4e16ab6f4d7aa7aeeb9614e412d2e

ENFÍM VAMOS CURTIR UMAS FOTOS,UMAS AQUI DA MINHA CIDADE E OUTRAS DA NET!!





Valeu pela atenção Nicky!!Grato a todos que fazem desse forum uma fonte de ideas!
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edson Trevisan
Visitante





MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 11:22 am    Assunto: Responder com citação

André,

Meus parabéns pelo seu trabalho. Está realmente muito bom.

Para nós que estamos aprendendo, também com os trabalhos alheios, vejo que as técnica que você está empregando são muito interessantes, haja vista os resultados. Como diz o ditado, contra fatos não há argumentos.

Mais uma vez, meus parabéns.

Edson
Voltar ao topo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

André, antes de mais nada, parabens ao nobre colega pela excelencia do trabalho com suas plantas, usando as técnicas. É muito proveitoso vermos o resultado de nossos esforços, no transcorrer dos anos, quando aprendemos a fazer algo novo e que surte efeitos tão elegantes quanto altamente técnicos como esses.

Em relação ao composto denominado TURFA, ela nada mais é que algo bem parecido com o que usamos por aqui: Musgo esfagno. Na falta do musgo, inclusive, podemos substituí-lo por estopa fina, dessas que vemos sendo usadas por mecanicos em suas oficinas. O importante é colocá-las nos pontos pré determinados da pedra por onde as raízes deverão ser fixadas. Após a fixação das raízes sobre o musgo esfagno (ou estopa, ou turfa), amarramos as raízes, para que fiquem firmes na posição desejada, podendo usar para isso barbante, borracha ou material plastico, a critério de cada cultivador. Eu prefiro o barbante de algodão, pois com o tempo ele tende a se deteriorar e desmanchar, sem causar nenhuma pressão (como a borracha) ou marcar em demasia.

Evita-se usar arames nesse trabalho de fixação das raizes por razóes óbvias: ele acabaria por causar estrangulamento no ponto em que prendesse a raiz, acarretando sua morte, senão tambem criando calosidades ou deformações dificeis de serem eliminadas sem causar estrago ou comprometer o resultado final do nosso laborioso trabalho.

Dentro do conceito mostrado por voce, com ilustração do Peter Adams, podemos perceber a mesma idéia que viceja no trabalho de outro grande bonsaista, John Yoshio Naka, que em seus dois livros sobre Técnicas de Bonsai, apresenta essas mesmas soluções de trabalho, com vistas a formação de bonsai nesse estilo.

Aliás, os japoneses chamam este estilo de ISHI TSUKI, que literalmente significa: "com pedra", não explicando se as raizes devem envolver a pedra, ou se a planta deve ser fixada sobre uma pedra. Há variações, no meu entendimento, e isso deve ser bem explanado, para dirimir dúvidas a respeito. Num primeiro momento, entendo o estilo como o mostrado por Naka e Peter Adams, com os desenhos e imagens de suas plantas, em que as raízes envolvem a pedra e a arvore está fixada no alto delas.

Nesse contexto, as raízes não se fundem à pedra, porém. Elas apenas estão abraçando ou envolvendo a pedra de tal forma que a pedra ainda está presente, e tanto raízes como pedra são elementos distintos dentro do trabalho.

Num outro contexto, ou variação do estilo, ocorre o que sugeri com a imagem que apresentei: as raízes da arvore se fundem com a pedra, que passa a exercer outra função: além de pedra, é tambem o tronco da arvore. A união entre pedra e raíz é tamanha, que não se percebe, as vezes, quem é quem. Ocorre um verdadeira fusão entre elas. Veja nos exemplos abaixo como isso é diferente do que vc apresentou:



Repare na imagem acima que a pedra é o tronco da planta, tal sua imersão e envolvimento. Tanto é assim que o cultivador inclusive distribuiu os galhos da planta considerando esse aspecto. A fusão ainda está numa fase bem inicial, mas percebe-se claramente ser essa a intenção ao executar esse trabalho.

A fusão da raiz com a pedra se dá em tal nível que a função do tronco, na manutenção da estrutura aerea da planta, passa a ser exercida não por este, mas pela pedra. Veja mais este exemplo:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/e6/44/d_and_p_ay2001/folder/562408/img_562408_15104340_2?1276901132[/img]



Como se pode notar, é algo totalmente diferente do que vc fez com suas plantas. Embora, é claro, a técnica seja a mesma, o resultado é uma variação inusitada. Shocked

Contrariando o que escrevi acima, sobre o uso de arame para prender as raízes, observe que mesmo os japoneses as vezes fazem errado tambem:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/e6/44/d_and_p_ay2001/folder/562408/img_562408_13828761_1?1271543291[/img]

No caso desse pinus, as raízes nunca irão se fundir com a pedra, mas apenas envolve-las, como nos seus trabalhos.

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/e6/44/d_and_p_ay2001/folder/562408/img_562408_13828761_5?1271543291[/img]

O ficus abaixo, da variedade nanda (ou panda), foi cultivado por mim dentro dos parametros que voce utiliza nos seus, seguindo a mesma linha, em que as raízes envolvem a pedra mas não se fundem a ela:







Raiz e pedra são elementos distintos, bem destacados dentro desse tipo de trabalho, nessa variação do estilo ishitsuki (石付き). Na outra variação, um dos trabalhos que mais gosto de apreciar é esse, com um kaede (acer burgerianum):







E a propósito, este é o novo site do bonsaista Peter Adams, caso queira visitar e ver seu trabalho atual, bem como sua nova aparencia... Laughing Laughing Laughing

http://www.peteradamsbonsai.com/index.html
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/08/10
Idade: 40
Mensagens: 398
Localização: Aracruz-ES

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 4:17 pm    Assunto: Responder com citação

Fala ae Edson!valeu cara,uma boa esse iterrese seu...que tal tentar hein???,qualquer duvida disponha.

Pow Nicky,gostei muito do seu ponto de vista e os materiais que vc dispôs,da pra vê que vc é um amante da arte,parabéns cara!
Abraço!
_________________
“A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edson Trevisan
Visitante





MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Caro André,

Há pouco tempo fiz uma postagem sobre a técnica discutida neste tópico. Porém não me recordo mais onde foi.

De toda forma, gostei muito do seu trabalho e da técnica que utiliza.

Só gostaria de fazer mais um rápido comentário sobre a primeira planta, qual seja aquela que sugeri inverter o posicionamento. Caso ela não se encaixe perfeitamente, faça um talho no tronco e se precisar, um ajuste na pedra. A seladora ajudará na fixação da planta e o efeito se tornará ainda mais "radical".

O que acha?

Edson
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil