|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Out 31, 2010 11:48 am Assunto: COMO ENCERRAR UM CONCURSO NACIONAL DE BONSAI |
|
|
COMO ENCERRAR UM CONCURSO NACIONAL DE BONSAI POR APENAS R$5,00
Com pesar, informo que não tivemos número de participantes para este CONCURSO NACIONAL. Não parece, mas dá trabalho preparar, organizar, contatar amigos, fazer as páginas para internet, pedir traduções para textos, pedir o apoio das Associações, pedir o apoio da FELAB, contatar os juízes internacionais enfim, isto sempre fiz nos Concurso anteriores do SHOHIN BONSAI mas...sem cobrar. Funcionou!
Agora, por uma questão de gentileza, deverei escrever aos meus amigos internacionais, que sempre me ajudaram, explicando que embora em um País continental, com uma quantidade, neste momento, bastante grande de bonsaístas, não houve interesse na participação.
Devo dizer que não estou tão frustrado assim, pois no momento em que estipulei este absurdo de preço por inscrição me peguei pensando que poderia ser um empecilho. E foi...
Afinal....R$5,00 são R$5,00!
A minha expectativa era de, no mínimo, 150 árvores em função da abrangência de todos os estilos, todas as categorias. Penso também que a minha forma de organizar este evento tenha sido incorreta de alguma maneira. Preciso descobrir onde errei. Onde foi que eu errei?!
Errei, porque cobrei!
É verdade, eu deveria custear todas as despesas de entrega de certificados, pois afinal, estou aparecendo mostrando as árvores dos meus amigos. Às vezes sou lento mesmo, me desculpem!
Acredito que não tenha mais condições de estar preparando outro Concurso. Tenho absoluta segurança de ter feito a minha parte, talvez com pouca competência, mas seguramente com muita dedicação.
Tenho que agradecer aos amigos abaixo que acreditaram que este seria um Concurso com muita participação.
Obrigado
Carlos Adriano Silva – Diamantina-MG
Elio Nowacki – Curitiba-PR
Alexandre S Coelho – Camaragibe-PE
Ricardo Paiva – Porto Alegre-RS
Jaime Pohren – Novo Hamburgo- RS
Isailton Matteussi – Blumenau-SC
Luiz Fernando Finotti – Pirassununga-SP
Alexandre S Coelho - Camaragibe-PE
Luis Galvão - Igarassú-PE
Não posso colocar em um Concurso esta mínima quantidade de plantas. Seria como desmerecer a Arte Bonsai do Brasil. Seria como mostrar que não temos o que mostrar. Seria indelicado para com os juízes participantes.
Vou mostrar todas as árvores enviadas em agradecimento a estes amigos. Quero agradecer por acreditarem na Arte Bonsai, por participarem, por compartilharem seus trabalhos. Isto, no final das contas, é que faz diferença.
Estarei providenciando a devolução dos valores a quem de direito.
LAMENTÁVEL!
Um grande abraço _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Editado pela última vez por Mário A G Leal em Dom Nov 07, 2010 10:34 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Out 31, 2010 12:18 pm Assunto: |
|
|
Mário A G Leal,
Que coisa eim!
Confesso que abri esse tópico perplexo, não acredito que alguém tenha deixado de participar pelo valor das inscrições. Não foi esse o problema!
Talvez as pessoas se sentiram inibidas de concorrer dado a grande nível técnico do ultimo concurso. Não creio que seja o caso de se cancelar o concurso. Se me permite uma sugestão, prorrogue o prazo de inscrição por mais uma semana.
E aumente a publicidade a respeito da nova da abrangência de todos os estilos, outra possível causa pela falta de inscrições. Eu me comprometo em fazer todo tipo de publicidade possível e imaginável para se conseguir mais participantes.
Tenho certeza que muitos desconhecem que agora se aceita todos os estilos e não apenas shorin, eu mesmo não me cadastrei por que como fiquei muito tempo afastado não consegui preparar as plantas de porte maior que acho que poderiam participar do concurso, pois fiquei sabendo tardiamente que seriam aceitas. Arvores que formei com a ajuda dos amigos desse fórum.
Acredito que um concurso desse porte que acompanho a anos e que ano passado mostrou grandes nomes e pequenas obras de arte não pode simplesmente deixar de existir.
Com certeza os amigos do fórum irão ajudar nessa campanha publicitária que é de fato o único motivo que vejo pela falta de inscrições. Fico no aguardo pra saber se será prorrogada ou não as inscrições, caso seja conte com 2 arvores minhas e meu empenho em conseguir mais participantes.
Vale tentar amigo!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 31, 2010 12:30 pm Assunto: |
|
|
Caro Felipe, houve uma grande discussão a respeito deste assunto, Concurso, neste Fórum.
Está na página inicial do Fórum (FORUM CENTRAL).
Está na página inicial do Atelier.
Foi discutido, com bastante vigor, o nome do Concurso. Foi dito que teria que ter apoio da FELAB. (Consegui antes do apoio de algumas Associações que, até hoje, não deram nem resposta. Isto poder ser verificado na página do Atelier do Bonsai.)
As pessoas que ficaram inibidas de participar, continuarão.
Mandei e-mail massivo para todos os párticipantes do Fórum. Não pode ter sido por falta de saber.
Enfim, acredito que o desinteresse gerou esta situação, quero dizer o preço. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
luiz Fernando 2.o PASSO

Registrado: 15/11/05 Idade: 58 Mensagens: 278 Localização: Pirassununga SP
|
Enviada: Dom Out 31, 2010 1:36 pm Assunto: . |
|
|
Amigo Mário, fico muito triste, c/ a situação, esperava por um otimo Concurso e acabei vendo que nosso Brasil nesta arte tão Linda, é tão desunido
É lamentavel
Se caso a Foto servir p/ algum trabalho pode usar. _________________ Um Abraço
Luiz Fernando
Aprendiz |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Out 31, 2010 2:25 pm Assunto: |
|
|
Mário A G Leal,
É realmente muito triste, não queria acreditar que o preço de inscriçao tenha prejudicado o concurso.
quando mencionei a divulgação, me referi aos meios de comunicação de rede social, orkut, face book, e outras coisas do genero.
sigo a seu dispor.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 31, 2010 7:02 pm Assunto: |
|
|
Meu caro amigo Mário,
Sei que nunca desiste de suas idéias, sou testemunha de sua persistência na divulgação e engrandecimento da Arte Bonsai.
Pedras surgem e as utilizamos para fazer o aliçerce de uma nova construção. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 31, 2010 7:15 pm Assunto: |
|
|
Bergson, é bastante frustrante! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Isailton Matteussi 1.o PASSO

Registrado: 04/05/09 Idade: 73 Mensagens: 100 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Dom Out 31, 2010 8:42 pm Assunto: Concurso Nacional de Bonsai |
|
|
Boa noite Mário.
Gostaria de fazer algumas sugestões:
1-Prorrogue as inscrições até 30 de novembro.
2-Elimine a taxa de cinco reais.
3-Facilite o envio das fotos exigindo que tenham no mínimo um e no máximo dois mega de tamanho.
4-Retire o quesito 400 pixels de largura pois a maioria tem dificuldade de redimensionar suas fotos.
5-Envie convite a todos os participantes do Fórum e dos concursos anteriores através de e-mail.
6-Vale a pena lutar para não deixar morrer um concurso que valorizou o desenvolvimento do bonsai no Brasil.
Abraços. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Out 31, 2010 9:40 pm Assunto: |
|
|
Mário, é realmente muito triste isto.
Não acredito que o baixíssimo número de inscrições tenha se dado em função dos R$ 5,00 da inscrição. Desafio qualquer um que possa apresentar outra oportunidade, em nível nacional, no mesmo nível deste concurso organizado por você.
Acredito sim no desinteresse e falta até de respeito das pessoas para com o concurso. Muitos que aqui participam acham, que o fórum está pra quem quiser usar e abusar sem o menor comprometimento.
Fiz minha parte inscrevendo 4 plantas e também colaborei destacando na home do meu blog a divulgação do concurso. Tive mais de 5 mil acessos em setembro e outubro. Isto mesmo, mais de 5.000 acessos. Aliados aos milhares de acessos do fórum e as mensagens que Mário enviou a TODOS os foristas, varias vezes, não acredito em baixa divulgação. Falta de tempo, dificuldades ... uns tem mais, outros tem menos.
Parece ser sido desinteresse mesmo.
Mário, sei que é realmente desanimador, mas quanto a terminar com o concurso, não acho correto frente a história e a sua importância na divulgação do bonsai brasileiro. Pode ser que até você cancele a edição deste ano, mas mantenha para o próximo ano. O formato, acho que está ótimo.
Este seu desabafo e algumas das sugestões do Isailton podem reverter esta stuação: ampliar inscrições até 30 de novembro e facilitar o envio das imagens. Quanto a taxa de R$ 5,00, pelo amor de Deus, não vou nem comentar.
Pode contar comigo! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 31, 2010 10:36 pm Assunto: |
|
|
Mário eu não participei porque não tenho plantas em condição de serem expostas. Pratico a arte há apenas 3 anos, não tenho condições de ter um número elevado de plantas devido ao espaço de que disponho então, estou preparando as que tenho para não “queimar as minhas fichas”. A taxa não seria nenhum empecilho para a minha participação e eu estou projetando alguns trabalhos para participar do concurso daqui há uns 2 ou 3 anos, quando, acredito, que terei plantas sem o que seriam considerados erros de principiante. Acredito que haja um grande número de bonsaistas na mesma situação que a minha! Eu entendo a sua indignação, mas assim como temos que ter paciência e serenidade para esperar que um galhos quebrado rebrote temos que ter em momentos como esses. Espero que o concurso continue, pois, estou me preparando para um dia estar à altura de participar.
Abraço! |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 10:25 am Assunto: |
|
|
Sr. Mário,
Li com pesar seu e-mail sobre o encerramento do concurso NACIONAL DE BONSAI, mas, como toda experiência sempre deixa um aprendizado acho que não é difícil entender o que aconteceu.
Particularmente não acredito, em hipótese nenhuma, que o fator excludente tenha sido a cobrança de R$ 5,00. Esse valor é irrisório, e não limitaria um participante de uma arte como o bonsai, que é uma arte relativamente cara, a ponto de deixar de enviar uma foto de sua planta a um concurso.
Por vezes, tenho sido veementemente rebatido neste fórum por tentar redirecionar o foco, mas é inegável que muitos estão fora dele. Ou seja, pensam que estão fazendo bonsai ao passo que estão com mudas sem nenhuma condição, replantam, torcem, aramam, etc, e não vão a lugar algum.
Tenho alertado da necessidade de um pouco mais de seriedade, verdade e principalmente sinceridade na análise de certas plantas. O que é bom, é bom, o que não é tão bom, precisa ser corrigido e o que é ruim tem que ser refeito, começar do zero, não adianta querer remendar e remediar. O pai que corrige o filho com um pouco mais de austeridade é porque se preocupa com ele. Em geral as pessoas estão se acostumando a fazer as coisas de qualquer maneira, sem o mínimo compromisso com o estudo, com a estética, com o asseio, em fim, com o mínimo que a arte bonsai exige. E ninguém tem coragem de dizer isso. O aprendizado de muitos não sai do virtual, e muitas mentiras e mitos são propagados como verdades. Com isso, o iniciante não progride para ele está bom desta maneira, e isto se torna um fator limitante. Conclusão, quando chega um concurso ele não tem o que apresentar.
Senão vejamos, vamos supor a seguinte situação: você se inscreveu em um curso introdutório de cálculo. No primeiro dia de aula, o professor pede que você escreva em um folha a resposta para a seguinte questão: “ por que o sinal da segunda derivada é negativo quando a primeira derivada é igual a zero?”, é pouco provável que você consiga escrever algo. Agora vejamos na arte bonsai. Pergunte sobre qualquer assunto que seja, por mais simples ou complexo que seja, e teremos sempre uma enxurrada de “achismos”.
Em geral as pessoas não querem compromisso com nada, só buscam elogios, e estes não estão conduzindo à lugar algum. Um concurso em nível nacional acaba por afugentar, pois no fundo as pessoas sabem que não tem o que mostrar. E sabem que se mostrarem vão passar vergonha, e olha que este concurso não previa uma seletiva, caso isso acontecesse o número de árvores se reduziria mais ainda. A arte ainda é relativamente nova em nosso País, podemos contar nos dedos os profissionais que temos do resto, somos todos amadores que precisamos crescer, e para crescer precisaremos de um norte, de uma direção, caso contrário seremos igual ao cachorro que vira atrás do próprio rabo.
Saber replantar, aramar, envasar e manter uma planta viva, não bastam para garantir acesso a um concurso do nível que o Sr. estava propondo, um concurso NACIONAL. Precisamos rever os alicerces, senão passaremos vergonha lá fora. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 10:51 am Assunto: |
|
|
Concordo com cada palavra do colega Edson. Eu mesmo não tenho nenhuma planta envasada em condições de participar deste Concurso. E quanto ao uso do Fórum até como divulgador, estou lamentando que pessoas com real capacidade de sugerir e ajudar, ativos no fórum, não dá para encher duas mãos. Então alguns poucos abnegados que já detém conhecimento, esforçam-se em ajudar. Além desses, outros (aqui me incluo) bonsaístas de segunda linha, ficamos na obrigação de dar alguma pequena luz para os iniciantes. Chega a hora de um Concurso e não tem ninguém em casa...
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 11:49 am Assunto: |
|
|
Concordo tanto com o Edson quanto com o Elio, mas no meu caso por exemplo ainda estou engatinhando, tenho várias árvores com tronco grosso, tronco fino, boa sinuosidade, pouca conicidade, logo, eu não me considero ainda um bonsaísta, por enquanto ainda me considero um plantador de árvores. Preferi, como já disse na minha apresentação, a aprender e conhecer a fisiologia das minhas árvores antes de sair podando e aramando. Desde 2001 venho colecionado e plantando árvores, algumas de estaquia, outras alporquia e sementes, mas sempre com a consciência de ter apenas o número suficiente que eu possa dar atenção. Esse é o motivo pelo qual não participo de concursos e demontrações.
Prefiri primeiro observar, e conhecer o que tenho em mãos, apenas esse ano comecei a fazer algumas podas mais radicais, trocar substrato e coisa que o valha.
Esse é o motivo pelo qual não me pronuncio muito no fórum, e nem me arrisco a pegar qualquer uma de minhas plantas e participar de um concurso, cuja a importância e responsabilidade é tão grande.
Fábio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 3:35 pm Assunto: |
|
|
Realmente lamentável!
Difícil entender o que aconteceu de errado...
Uma coisa é certa, o baixo número de inscritos no Concurso do Atelier não tem nada a ver com o Fórum do Atelier, como pensam os amigos acima... Digo isto, pois nas últimas quatro edições do Shohin Bonsai (Concurso) houve uma média de 66 trabalhos inscritos e a grande maioria dos vencedores e recebedores de “menção honrosa” não freqüentam o Fórum. E olha que havia a limitação de tamanho por ser shohin...
Agora, cadê as “Referências do bonsai no Brasil”???
Escolhi participar, não para ganhar (sei das minhas limitações), mas para ajudar e saber até onde vai meu desenvolvimento na arte bonsai, aos olhos do corpo de jurados internacionais... Incentivei outros amigos também, pois sabia que assim seria mais uma forma de desenvolvimento desta arte em nosso País.
Fico triste, pois gostaria de ver trabalhos de artistas que tanto admiramos...
Outra coisa Mário, pouco me importa a devolução do dinheiro... Penso que nós que realizamos as inscrições poderíamos ter o privilégio de termos nossos bonsai sendo avaliados pelo júri... Gostaria de saber da opinião dos demais inscritos sobre isto???... Em respeito aos que ainda acreditam no certame, ele tem que continuar!!!
Encerrar aqui é se dar por vencido... E isso não é do nosso feitio! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 3:47 pm Assunto: |
|
|
Assino em baixo, Alexandre. Também acho que o Atelier não tem nada a ver com isto. Por isso das minhas colocações. Minha inscrição tem os mesmo objetivos que a sua.
Mário, o que achas? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|