Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Jan 28, 2009 8:57 am Assunto: Caliandra sem flores |
|
|
Olá amigos,
Essa Caliandra está comigo desde JULHO/2008. Uma foto logo depois da aquisição:
Notem que há pouca folhagem e poucas vagens. Depois disso ela perdeu essas folhas e adquiriu folhagem nova e "estourou" esse monte de vagens sem uma única flor. Seguem as fotos:
Se algum dos amigos puder esclarecer...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jan 28, 2009 8:34 pm Assunto: |
|
|
Edson, com certeza ela emitirá flores, qual substrato está ela? as floriferas requerem um substrato mais rico em matéria orgânica pra emitirem as suas flores, talvez uma boa adubação também ajude. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 29, 2009 12:01 pm Assunto: |
|
|
Junior,
ela ainda está no substrato original pois quero transplantá-la para um vaso mais adequado. Estou fazendo há alguns meses adubação líquida do tipo 4-14-8 .
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Jan 29, 2009 12:38 pm Assunto: |
|
|
Comigo aconteceu da caliandra que já comprei com uns três anos de idade, ficar dois anos sem florir. Aí experimentei oferecer-lhe mais sol, e deu resultado!
E não tinha pensado nisso, mas para constar eu adubo ela com adubo orgânico, como galinaça, água imunda fundo de aquário e humus.
Abraços,
ANDREA _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 29, 2009 6:30 pm Assunto: |
|
|
Edson, você sabe a quanto tempo ela não ganha um substrato novo? Talvez ela ja esteja a muito tempo neste e por isso não esteja muito bem...só o adubo não resolve, pode até atrapalhar, stressando ela. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 30, 2009 8:28 am Assunto: |
|
|
Junior,
provavelmente este substrato é bem (muito) antigo. Na época em que comprei não quis mexer para não estressar a planta por conta da viagem e da mudança de lugar. Além disso eu quero colocá-la num vaso mais adequado; pelo menos um vaso de cimento.
Você acha que se eu fizer uma desfolha poderia tranquilamente reenvasá-la?
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 31, 2009 6:48 am Assunto: |
|
|
Poderá sim Edson, só toma cuidado com a exposição ao sol nos primeiros 20 dias, a sua cidade é muito quente, ja aqui na minha não seria preciso nem a desfolha. _________________ Abraços
Paraná
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 19, 2009 2:01 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
seguem mais algumas fotos desta caliandra. Peguei uma das vagens verdes e ao abrir, a surpresa: dois minúsculos insetos muito parecido com mosquitinhos
Detalhe de como ficam as vagens perfuradas por eles
Detalhes da vagem e do tamanho da folhas
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jul 29, 2009 12:56 am Assunto: |
|
|
Olá amigos,
essa caliandra foi totalmente desfolhada em abril/2009. Rebrotou e agora está novamente repleta de vagens. Contei por cima perto de umas 200. Acredito que não é normal nem uma única florzinha pelo menos??!!
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
Felipe Mendonca 1.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 42 Mensagens: 113 Localização: Timoteo-MG
|
Enviada: Qua Jul 29, 2009 1:15 pm Assunto: |
|
|
Gostaria de sanar essa duvida tb, alias, um caso parecido. Seu caso sera fundamental pra mimha planta tb. Eu comprei uma caliandra, fiz as intervencoes necessarias, e um pendao tb esta com um furo com a sua. Ficarei de olho aki e tb vou pesquisar, pensei que seria normal, por eu ter feito as intervencoes. Ela esta toda brotando mas com apenas um pendao de flor com o msm furo, boa sorte pra nos, abraco! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 2:16 pm Assunto: |
|
|
Caramba Edson, será que é memo uma caliandra? Que doideira!!!! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 8:41 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson!
Pelo meu pequeno conhecimento com Calliandras, posso dizer o seguinte:
1. Essas vagens pequenas demonstram carência nutricional. O tamanho normal é umas 6 vezes maior e com 5 a 6 sementes por vagem.
2. Como a planta está subnutrida, fica com imunodeficiência o que causou o ataque desses bichinhos.
3. Com certeza é uma Calliandra brevipes (que pode ser rosa (provavelmente) ou branca ou amarela)
Sugestão:
Tão logo esquente o tempo faça um transplante tirando todo o substrato antigo. Lave bem as raízes e tire as que estiverem pretas (podres).Faça uma boa poda eliminando parte dos ramos.
Num substrato bem aerado e com boa drenagem.
.........e boa sorte!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Ago 06, 2009 2:34 pm Assunto: |
|
|
Elio, você viu que ele disse que não aparecem flôres? Que as vagens crescem "do nada"? Como pode ser? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Ago 06, 2009 9:09 pm Assunto: |
|
|
Pois é, parece que o metabolismo dessa planta está virado do avesso............rsrsrsrs! Desculpe aí, Edson!!
Mas eu acho que fazendo um trabalho completo como sugeri acima, as coisas podem mudar. É apenas um achômetro!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
fabiobaal
|
Enviada: Dom Nov 14, 2010 1:12 am Assunto: |
|
|
Tenho o mesmo problema!!
Tenho uma Calliandra com 20 anos. e todos os botões aparecm furados e com um inseto em seu interior, antes da floração.
Se isso não bastasse, todas as minhas outrascalliandras mudas, estão aparecendo com os mesmos sintomas, mesmo estando longes e serem de procedencias distintas.
Se alguem tiver alguma sugestão! |
|
|
 |
|