|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Brasil
Registrado: 29/10/10 Idade: 33 Mensagens: 36 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 10:19 pm Assunto: Ficus - Yamadori - mais ou menos 25 anos |
|
|
Coletei esse ficus de dentro de outra árvore. A coitada devia estar lá a baastaante tempo !
Não sei muito o que fazer com ela, estou aceitaando dicas
Abraços, |
|
|
 |
Filipe Brasil
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 10:21 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Filipe Brasil
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 10:21 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 12:21 am Assunto: |
|
|
olá filipe... que substrato vc está usando nesta planta e quanto tempo faz q fez o yamadore? Isso é importante para ajuda~lo.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 8:15 am Assunto: bonsai |
|
|
Filipe, a planta parece saudável, a meu ver. Mas para uma boa recuperação, aconselho seu replantio: escolha uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Forre o fundo com uma camada de material ceramico (telha ou tijolo maciço fragmentado). Em seguida, prepare um substrato bem drenante e rico em matéria organica: terra granulada, pedrisco, caco ceramico, carvão vegetal, casca de pinheiro. Misture tudo em partes iguais e de igual tamanho (algo do tamanho de uma semente de laranja estará bem). Deposite uma primeira camada, replante distribuindo as raizes o mais radialmente possível (em torno do tronco, em forma de roda de carroça).
Em seguida, cubra bem as raizes até a altura da borda desse vaso plastico atual, mais ou menos a metade desse tachiagari que aparece na foto. Regue bem, deposite a planta em local once receba luz e calor solar o dia todo, se possível. Antes do replante, porém, enquanto prepara o substrato, vc pode ajudar mais a planta depositando suas raizes dentro de uma solução liquida contendo hormonio enraizante.
Com esse trabalho simples, porém importante, vc irá permitir que a planta se recupere mais rapidamente, emitindo na sequencia uma boa brotação, principalmente com novos galhos mais bem posicionados, com que formar uma linda estrutura aerea para ela futuramente. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 9:05 am Assunto: |
|
|
Oi...
Eu posso tá enganado...o ficus cresce realmente muito fácil...mas pelas folhas tá bem parecido com uma Figueira...essa sim cresce dentro de outras árvores quase como uma hospedeira indesejada, por vezes matando a árvore que a hospedou...
Abraço... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 12:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Seph, até onde sei, as figueiras são plantas, geralmente árvores, do gênero Ficus, família Moraceae. Também são conhecidas como fícus, gameleira (ou gomeleira) e caxinguba, palavra de origem tupi-guarani.
Há mais de 1000 espécies de figueiras no mundo, especialmente em regiões de clima tropical e subtropical e onde haja presença de água. O gênero Ficus é um dos maiores do Reino Vegetal.
As figueiras podem crescer de forma enérgica e por isso não é indicado que se cultivem figueiras de grande porte perto de casas, pois o crescimento de suas raízes têm a capacidade de deformar as paredes das residências.
As figueiras são normalmente árvores, embora algumas espécies não cresçam muito e permaneçam como arbustos, outras são trepadeiras, como o Ficus pumila, e ainda rasteiras. Em todos os casos são plantas lenhosas, muitas com caule de forma irregular, ou escultural, com raizes adventícias e superficiais.
As principais diferenças entre as espécies se dão pelo porte, forma do caule, forma, textura e consistência das folhas, cor, textura e forma dos sicónios.As figueiras ocorrem em todos os continentes, com exceção da Antártica.
A figueira do figo comestível (Ficus carica) é a primeira planta descrita na Bíblia, quando Adão se veste com suas folhas, ao notar que está nu (Gênesis 3,7). A origem da espécie parece ser do Oriente Médio.
Como se vê, é preciso estar atento, pois é fácil nos enganarmos a respeito de alguma planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Seg Nov 08, 2010 8:18 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Olá...realmente, a quantidade de espécies de ficus é realmente grande. Na minha reagião (Noroeste do RS) a Figueira, assim como a chamo, é muito conhecida pelo seu tamanho gigante e pela sua vasta rede de raízes e sua longevidade. Costumam dizer que debaixo das copas dessas árevores muitas famílias "se criaram". Já o Ficus, é conhecido sempre em sua forma mais reduzida, como em bonsais ou simplesmente nas ruas da cidade onde moro. Inclusive, os órgãos de governo da minha cidade têm o péssimo hábito de podar essas árvores em forma de "V" deixando um clarão no seu centro, pois estraga a fiação elétrica...Enfim, isso nos motiva a buscar mais conhecimento sempre...muito bom o post.
Abraço! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|