FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku - comportamento estranho
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 8:48 pm    Assunto: Shimpaku - comportamento estranho Responder com citação

Olá Pessoal !
Preciso de ajuda:
Vejam a 1ª foto

Este shimpaku 10 meses atrás teve suas agulhas amareladas e arrepiadas, como podem ver. Hoje ( a foto é atual) aparece a nova brotação e está normal, mas a parte amarela e arrepiada não se modificaram.

Esta segunda foto é o mesmo ramo só que pela parte inferior, ou seja, a que não apanha sol.
Na ocasião tomei várias providências: mudei de local, mais sol, menos sol, usei enxofre, sulfato de cobre, mais água, menos água, mais adubo, menos adubo só não levei numa benzedeira. Agora ela está brotando normalmente e não sei o que aconteceu!!

Pessoal, o problema não é esse shimpaku, que é uma mudinha pequena, o problema é um pre bonsai maior e mais ajeitado e que eu vi, hoje, novos brotinhos surgindo exatamente com esse problema. Nascendo arrepiados !!!!!
Aqui tem chovido muito e meus bonsai têm estado encharcados. Será isso ??
Alguém já teve problema igual??
Help me !!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
orlando gomes

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2005 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,
você resolve este problema enterrando um pedaço de carvão (comum de churrasco) no substrato.
Eu normalmente adiciono 5% de carvão picado ao substrato em todas as especies.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 29, 2005 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Orlando !
Vou experimentar. Vc pode me dizer qual sería a função do carvão, além de filtrar o cloro da água?
Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
orlando gomes

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

sei que o carvão neutraliza o ph e outros desequilibrios...
na verdade ele é utilizado ha muito tempo pelos cultivadores de orquideas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Matsu

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Eu uso água de poço , porém procure deixar sua água em um recepiente de aprox . 10 litros e espere pelo menos 3 horas , dessa forma todo o cloro evapora . Borrife sempre as folhas dos pinheiros ,pois eles precisam disso para nao secarem ( vc com certeza deve saber ) .

É importante em sua terra ter quantidades iguais de : terra vermelha, areia grossa, pó de café usado ou não, pedriscos e ferrugem ( pode-se colocar pregos de ferro, ruelas, porcas etc ) . Tbm um pouco de pedacinhos de carvão e de madeira queimada .

Por cima da terra é interessante vc colocar alguns musgos q irão servir para manter a temperatura mais úmida e para vc nunca deixar o pinheiro na falta de água pois os musgos servirão de guia para vc ( eles morrem antes de qq tipo de efeito maléfico nas raízes ) .

Em meus Bonsai eu sempre deixo as bordas dos vasos sobresalentes, dessa forma a água nao escorre para fora, dando tempo dela toda infiltrar no solo .

Deixe ele pelo menos 3 horas por dia com bastante água sob luz solar direta e o restante do dia sob luz solar forte que pode ser indireta .

Espero ter ajudado.
Muita paz .

Reflexões, sensibilidade, harmonia, paz interior, proteção a incoerência e ignorância humana, lembranças de que tudo morre e que a vida espiritual é eterna .
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Orlando !!

Matsu, essa do café eu não conhecia !!

Quanto ao óxido de ferro, contra a clorose, eu uso o famoso Bom Bril ( 1001 utilidades...hehehe). Só não sei se os juníperos podem sofrer de carência de ferro. Normalmente uso em azaleias.

Um abraço

Jonatã Fernandes Leite

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 11:36 am    Assunto: ferro em azaléias Responder com citação

Valeu Orlando !!

Matsu, essa do café eu não conhecia !!

Quanto ao óxido de ferro, contra a clorose, eu uso o famoso Bom Bril ( 1001 utilidades...hehehe). Só não sei se os juníperos podem sofrer de carência de ferro. Normalmente uso em azaleias.

Um abraço

Confused Question oi sou novo aqui, fiquei intrigado, pois já li que o fertilizante de azaléias não deve ter ferro. pode me explicar? já até comprei um novo sem ferro.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Jonatã !

Seja bem vindo ! Aqui vc terá grandes e verdadeiros amigos, amantes do bonsai.

Quanto ao ferro em azaléia é o seguinte: No livro do Fábio Antalky ele afirma que azaleia não gosta de ferro. Até onde aprendi com alguns bonsaístas e lendo outros livros e fóruns, a azaleia necessita de ferro pois é muito suscetível à clorose, doença que aparece quando há carência de ferro.

Um abraço

Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, eu tenho o primeiro livro do Fábio Noronha e até achei interessante, mas o segundo é deplorável... Inclusive um amigo chegou a anotar nêle diversos erros, não falo de erros de prtuguês, falo em ensinar coisas erradas mesmo, essa do ferro pode ser mais uma bobagem que êle falou... Cuidado com esse livro...
Um abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jonatã Fernandes Leite

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2005 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

OI, OBRIGADO POR RESPONDER
EU LI QUE JUSTAMENTE O FERRO QUE CAUSAVA CLOROSE, E AÍ? ESTOU PREOCUPADO POIS TENHO DUAS E AS PONTAS DAS FOLHAS AMARELAM E FICAM MARROM, E NÃO DÃO FLORES HÁ UM TEMPO.
ALIÁS Question O QUE CAUSAVA CLOROSE É EXCESSO DE CLORO?
AS VEZES NÃO SEI O QUE PENSAR.SERÁ QUE SE TRATA DE DIFERENÇA ENTRE ESPÉCIES, DIGO, TIPOS.

Elio escreveu:
Olá Jonatã !

Seja bem vindo ! Aqui vc terá grandes e verdadeiros amigos, amantes do bonsai.
Quanto ao ferro em azaléia é o seguinte: No livro do Fábio Antalky ele afirma que azaleia não gosta de ferro. Até onde aprendi com alguns bonsaístas e lendo outros livros e fóruns, a azaleia necessita de ferro pois é muito suscetível à clorose, doença que aparece quando há carência de ferro.
Um abraço.

MARCO NASCIMENTO escreveu:

Elio, eu tenho o primeiro livro do Fábio Noronha e até achei interessante, mas o segundo é deplorável... Inclusive um amigo chegou a anotar nêle diversos erros, não falo de erros de prtuguês, falo em ensinar coisas erradas mesmo, essa do ferro pode ser mais uma bobagem que êle falou... Cuidado com esse livro...
Um abração.

Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Shocked
SOBRE A VERDADEIRA MATÉRIA DESSE TÓPICO, O MEU SHIMPAKU TAMBÉM BROTOU ASSIM PARECENDO UM JUNIPERUS PROCUMBENS(TUIA JACARÉ NÉ), E FIQUEI INTRIGADO: SERÁ PORQUE? Question Question Question Question Question Question
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 12, 2005 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Jonatã!

Como eu escrevi e o Marco ratificou, azaléias necessitam de ferro. A clorose é realmente uma doença causada por ausência de ferro e nitrogênio. Veja o texto abaixo:

Clorose - Doença da planta que se caracteriza pelo amarelecimento das folhas devido à formação inadequada de clorofila. É causada por deficiência nutricional, geralmente de ferro ou nitrogênio. As deficiências nutritivas estão associadas a um pH fora da faixa aceitável.

Quanto às agulhas arrepiadas do shimpaku, conforme obtive informações, no meu caso, foi um estresse muito grande (aramação) que minha planta sofreu. Pode ser que hajam outras causas, não sei !
Um abraço

André Convex
Visitante

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2005 1:14 am    Assunto: Rock Junior em SP! Responder com citação

Estamos com uma SUPER PROMOÇÃO no mês de Novembro para o CURSO DE BONSAI, com o Prof. ROCK JUNIOR (Terra Bonsai - B.H).

Será no dia 26/11/2005
Manhã - 9:00 as 13:00 h
Temas: Prevenção e Controle de Pragas e Doenças
Técnicas de Engrossamento de Troncos
Galhos de Sacrifício

Tarde - 14:00 as 18:00 h
Temas: Trabalhos de Reestilização
Adubação
Técnicas de Super Adubação

Valores:

Meio Período (manhã OU tarde)
de R$ 180,00 - por R$ 100,00

Período Integral - 9:00 as 18:00 h.
de R$ 360,00 - por R$ 180,00

Válido para inscrições até 24/11/2005.
Vagas LIMITADAS!
As inscrições podem ser feitas via FAX, E-MAIL ou PESSOALMENTE.

Aguardamos seu Contato!
BONSAI OKUDA
R. Alvarenga, 2142 - Butantã
Tels: (11) 3031-4834 / (11) 3819-5755

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
* Segunda a Sábado
9:00 as 18:00 h.
* DOMINGO
10:00 as 17:00 h.
www.clubedobonsai.com
André Convex
Visitante

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2005 1:14 am    Assunto: Rock Junior em SP! promoção Responder com citação

Estamos com uma SUPER PROMOÇÃO no mês de Novembro para o CURSO DE BONSAI, com o Prof. ROCK JUNIOR (Terra Bonsai - B.H).

Será no dia 26/11/2005
Manhã - 9:00 as 13:00 h
Temas: Prevenção e Controle de Pragas e Doenças
Técnicas de Engrossamento de Troncos
Galhos de Sacrifício

Tarde - 14:00 as 18:00 h
Temas: Trabalhos de Reestilização
Adubação
Técnicas de Super Adubação

Valores:

Meio Período (manhã OU tarde)
de R$ 180,00 - por R$ 100,00

Período Integral - 9:00 as 18:00 h.
de R$ 360,00 - por R$ 180,00

Válido para inscrições até 24/11/2005.
Vagas LIMITADAS!
As inscrições podem ser feitas via FAX, E-MAIL ou PESSOALMENTE.

Aguardamos seu Contato!
BONSAI OKUDA
R. Alvarenga, 2142 - Butantã
Tels: (11) 3031-4834 / (11) 3819-5755

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
* Segunda a Sábado
9:00 as 18:00 h.
* DOMINGO
10:00 as 17:00 h.
www.clubedobonsai.com
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: