|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
afamorim
Registrado: 25/09/10 Idade: 46 Mensagens: 10 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 3:19 pm Assunto: Meus Bonsais Romã |
|
|
Fala Pessoal
tenhos três bonsais e muitas dúvidas.
Tem 7 meses que comecei a cuidar de bonsai e muito li nesse período.
Adquiri três plantas de diferentes idades e diferentes espécies e gostaria da opnião de vocês.
o Primeiro é uma Romã.
quando comprei ela estava com bastante folha e tinha um fruto, lendo sobre a planta vi que tinha que efetuar a troca da terra, neste momento podei a raiz e podei também alguns galhos de cima na tentativa de balancear a planta.
Alguns dias depois percebi que muitas folhas secaram, mais alguas se manteram, continuei cuidando da mesma e tem 5 dias que novas folhas começaram a nascer para minha alegria.
No entanto elas só nasceram nos galhos aonde já existiam folhas, parmanecendo os outros vazios, como pode ser observado nas fotos.
Gostaria de saber se isto é normal, devo manter os galhos sem folhas que elas vão crescer naturalmente?
Devo adubar 1 vês por mês como me foi recomendado?
PS: moro em Salvador/Bahia posso deixar ela tomar o sol da tarde ou ele é muito forte para a planta?
Valeu galera vou abrir outros tómicos para os outros bonsais. |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 3:57 pm Assunto: |
|
|
quanto tempo faz que vc transplantou ela?
adube somente 30 dias apos o transplante
e este vaso esta muito pequeno mais esperamos para ver oque vai dar... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
afamorim
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 6:58 pm Assunto: |
|
|
Faz mais ou menos dois a três meses
Mais deve se adudar de mês em mês?
e quanto ao sol? o mesmo pode ser um problema? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 8:22 am Assunto: bonsai |
|
|
Afamorim, apenas um esclarecimento: vc disse que comprou a planta e ela tinha frutos. De que tamanho era o fruto? pequeno, médio ou grande? _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
afamorim
|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 10:12 am Assunto: |
|
|
o fruto era de tamanho médio acredito, digo isso pois não tenho uma referência de tamanho muito boa, pois sou bem novo na arte do bonsai. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 5:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
É preciso definir bem o tamanho do fruto, pois ele é um indicador quanto à variedade da romanzeira que vc adquiriu. A que produz frutos pequenos, por exemplo, vc pode até plantar no chão e esquecer dela pelos próximos vinte anos, para que engrosse o tronco. Depois desse prazo, o tronco estará mais ou menos da grossura do seu dedo polegar. E olha que nem sei a grossura desse seu dedo, hein/
As de frutos médios têm um crescimento mais rápido, porém, tambem engrossam melhor se plantadas no chão. As de frutos grandes são as que se desenvolvem mais rapidamente, mas em compensação secam mais galhos e tronco, atrapalhando a formação estrutural, caso o cultivador queira formar com ela um bonsai.
Nas de fruto médio, as melhores para serem trabalhadas com vistas a formar um bonsai, temos outras variedades, que têm ligeiras diferenças de umas para outras. A mais interessante desse grupo é a NEJIKAN. Ela recebe esse nome por causa da característica peculiar de seu tronco ir se retorcendo sobre si mesmo à medida em que cresce. É de longe a preferida pelos asiáticos. Eu tenho quatro dessas, que comprei no Kadan, uma floricultura especializada em mudas e pré bonsai, localizada em Atibaia/SP.
O tamanho médio de seus frutos corresponde mais ou menos ao tamanho de uma bola de sinuca. As de fruto grande, porém, tem o tamanho de uma laranja grande para mais. As de fruto pequeno, vão desde um bolinha de gude até uma bola de ping pong para um poukito mais até.
Veja alguns lindos exemplares de zakurô Nejikan (zakurô é o nome japones para romanzeira):
O outro nome que pode servir para vc pesquisar imagens na net é: punica granatum nejikan (ou, no lugar de escrever nejikan, vc escreve tb bonsai). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
afamorim
|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 6:02 pm Assunto: |
|
|
O meu fruto era do pequeno.
Acho que vou ter que aranjar um vaso grande e esquecer do mesmo durante um bom tempo heim?!?!
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 08, 2010 3:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Afamorim, essa variedade de romanzeira, que emite frutos pequenos, mesmo quando plantada no chão demora "séculos" para apresentar um engrossamento de tronco ao menos razoável. Por isso, os japoneses costumam usá-la para compor trabalhos no estilo mini bonsai.
Assim, ao invés de descartar seu material, ou plantar no chão, vc pode ir treinando ele para ser convertido num mini bonsai. Veja alguns exemplos, para seguir como modelo e ter sucesso na empreitada:
http://blog-imgs-16.fc2.com/h/a/n/hanatumibito/20060714224353.jpg
É preciso ter em mente que as vezes temos que apenas mudar o foco, em termos de fazer bonsai, daquilo que estamos vendo a nossa frente. Nem sempre teremos troncos grossos, ou plantas grandes, para trabalhar e formar bonsai. Em um viveiro de bonsai, como o meu e de outros que conheço, há uma parte destinada a trabalhos menores, como bonsai shohin, mini bonsai, etc.
Dessa forma, podemos aproveitar melhor o material que nos chega às mãos, não desperdiçando nada, nem lamentando aquilo que adquirimos. Mudando o foco, podemos nos satisfazer com trabalhos de outra natureza, que exigem outras técnicas e cuidados em sua confecção e manutenção. Como agora, voce certamente terá que fazer. Boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|