Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 8:57 pm Assunto: Bonita Azaléia [ATUALIZADO 29/06/2011] |
|
|
Amigos,
Gostaria de ouvir a opinião de vocês e receber algumas sugestões sobre o que fazer com esta azaléia. Considero um bom material, mas não sou muito experiente.
Seguem as fotos:
Foto tirada dia 08.01.11
Foto tirada hoje. Deixei crescer livremente e adubei com osmocote e torta de mamona.
Detalhe da copa
Outro ângulo. Existe brotação mais baixa que penso em utilizar como o primeiro "patamar" da copa.
Outro ângulo
Vista de cima
Nebari
Nebari
É isso! Gostaria de ouvir a todos sobre o que fazer.
Valeu! _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Editado pela última vez por Roberto Fávaro em Qua Jun 29, 2011 8:04 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 11:11 am Assunto: |
|
|
Algum amigo tem alguma sugestão? Pensei em um desfolha completa para poder ver melhor e fazer aramação. Para os experientes em Azaléias. É um bom período? Penso que por ser verão não há problemas.
Obrigado!  _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 3:40 pm Assunto: |
|
|
Roberto.... o período não é propício pq o inverno já está logo ai e se vc fizer alguma poda, irá prejudicar sua floração. O que te aconselho e é o que eu fiz semana passada, é mudá-la para uma bacia ou um escorredor de macarrão maior do que seu vaso pois as raízes já devem estar se engalfinhando... o substrato vc pode usar o florestrato(comprado em gardens) que é muito orgânico misturado com um pouco de areia de construção. 70% com 30% de areia. Azaléia gosta de substrato ácido.
A poda vc deixar pro final do inverno que é mais aconselhável.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 5:44 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas, Mc! Eu não tenho experiência com esta espécie, então me ajudou muito. Quanto à composição do solo, não há necessidade de pedrisco, ou partículas de cerâmicas para tornar o solo mais drenante?
Valeu! _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 8:42 pm Assunto: |
|
|
Olha Roberto... no caso da azaleia eu uso esse que te falei.. mas se quiser substituir a areia por caco de cerâmica tb acho que dá.. o importante é o florestrato que é substrato perfeito... O nosso amigo Nick me indicou um mas aqui na nossa região não achei.. o mais parecido foi o florestrato...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 9:14 pm Assunto: |
|
|
Olá, Roberto.
Por um acaso comprastes essa planta no Ceasa ou do sítio de Atibaia (não lembro o nome agora)?
Veja se fosse minha, tomaria uma das atitudes seguintes?
I- cortaria baixo fazendo um shohin hokidashi ou;
II- permaneceria um dos caules que dividem o tronco em três e iniciaria um moyogi.
Abração |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 8:32 am Assunto: |
|
|
Lindo nebari!
Vamos acompanhar.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 9:44 am Assunto: |
|
|
Mc, obrigado pelas dicas. Vou procurar pelo Florestrato.
GpSabino, então amigo, na verdade eu comprei em uma floricultura em Atibaia que tem um espaço minúsculo dedicado à nossa nobre arte. Mas provavelmente eles tem por fornecedor o sítio Kadan, que tem muito material bacana a preços bem acessíveis. Uma Azaléia deste naipe ou às vezes com nebari mais desenvolvido, assim como maior grossura de tronco lá não passa de R$20. Vale a pena conferir.
Obrigado pelas sugestões, mas acho que vou aguardar o inverno para depois mexer com ela. Vou, no máximo, mudá-la para um vaso maior e melhorar o substrato, como o Mcdonald falou.
R.R.Roehrs, obrigado espero que meu trabalho faça jus ao potencial da árvore.  _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 10:20 am Assunto: |
|
|
Exato, Roberto!
Sítio Kadan! Tem um pequeno setor no Ceasa Campinas onde sempre compro materiais desse nível a preços bem acessíveis.
Recentemente adquiri uma caliandra e um Ulmus parviflora com um belo nebari a 20 reais também!
Abração! |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 11:21 am Assunto: |
|
|
Gostei da planta, pena que eu não encontro espécimes assim por aqui, a minha ainda está viva, mas bem desgastada da última floração. _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 2:23 pm Assunto: |
|
|
Roberto,
belíssimo exemplar. Vou acompanhar o desenvolvimento. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 7:37 pm Assunto: b onsai |
|
|
Roberto, o melhor substrato para cultivar azalea é um composto vendido aqui no DF com o nome comercial de BIOPLANT. Dentre os diversos materiais de que é feito, consta vermiculita, casca de coco e de pinus queimados. É largamente usada por horticultores para a germinação de sementes, por isso acredito que talvez vc tenha certa facilidade para encontrar em sua região.
Esse substrato é bem leve e drenante, mas para ficar ainda melhor aconselho adicionar uns 15% de caco ceramico fragmentado em pedaços bem pequenos na hora de preparar o substrato e reenvasar. Claro que a melhor época para isso é no inverno, finalzinho.
Em relação a sua planta, gostei dela e afianço que vc fez uma ótima aquisição. Ela possui um bom e interessante nebari, o tronco é bem robusto e se bifurca em galhos que poderão ser usados como primários, para a partir deles formar uma estrutura dentro do estilo hokidachi. É preciso ficar atento a brotações em todo o tronco, na base e nas raizes, que devem ser prontamente eliminadas, para não comprometer a estrutura.
Não faça desfolhas totais, mas apenas parciais. Vc pode e deve reduzir o comprimento dos galhos, bem como cortar fora os galhos que não irão ser utilizados na composição do estilo. Após cortar os galhos, cuide de manter dois ou quatro pares de folhas em cada galho, bem na ponta. A partir da axila das folhas virão novas brotações, que irão dar origem a novos galhos. Com esse trabalho voce consegue formar uma boa estruturação aerea para sua planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 6:49 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelos ensinamentos, Nick! É Pethrus, aqui na região de Atibaia podemos contar com alguns sítios com excelentes Pré-Bonsai, além dos viveiros dos ilustres mestre Hidaka e Regina Suzuki.
Quando vier para SP não deixe de vir que vale a pena.
Abraços a todos. _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 11:46 pm Assunto: |
|
|
Está de parabéns pelo belo exemplar.
Com o meu interesse por azaleias estarei acompanhando...
Abs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
|