|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Out 28, 2005 2:58 pm Assunto: Ulmus Parvifolia |
|
|
Oi pessoal.....
Aqui vai mais uma planta prá partilhar com voces.
Tenho apenas uma foto, de quando a comprei, foto aliás, de péssima qualidade.
Mesmo assim, achei legal colocar aqui prá vermos o "ponto de partida".
Ela veio da China, tem supostos 39 anos, perto de 50cm de altura (vaso incluído), 10cm na base do tronco.
Tirei esta foto à noite, com flash, de uma página da revista "O Mundo do Bonsai", edição nº 1. A foto para a revista foi tirada em 1996.
Foto do início de 2005, após passar quase um ano sem trabalhos de poda e estrutura
Foto recente (out/2005), também de noite e flash (com direito a sombra e tudo mais ....)... após desfolha total, sem poda e aramação.
Foto do ultimo final de semana, após poda e aramação para refinamento de estrutura. Minha intenção foi dar um pouco mais de volume na estrutura, em comparação com os patamares da foto anterior.
Dá prá notar no tronco uma variedade de mini-orquidea, que floresce todos os anos!...
Agora é esperar as novas brotações e ver como fica.
Queria opinões sobre a seguinte possibilidade:
- Pensei em deixar a estrutura mais leve, eliminando dois galhos importantes:
1- o primeiro galho baixo da esquerda da ultima foto,
2- o galho da direita que nasce exatamente acima do urô.
Confesso que ainda não me senti a vontade prá isso.... mas a idéia ainda gira na minha cabeça!....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sex Out 28, 2005 3:15 pm Assunto: Re: Ulmus Parvifolia |
|
|
Olá Charles,
Irei dar minha humilde opniao para essa belissima planta. Eu tiraria apenas o da esquerda, o perto do Uro deixaria, acho q a árvore ficaria mais compacta e mais triangulada, a ramificação esta muito boa, acho q tirando os dois, ficaria meio "pelada", nas primeiras partes do tronco, e tirando sometne o da esquerda, irá dar um realce muito bom apra a arvore, parabens pela constante evolução nas aramações. Lembro de ler as revistas do O Mundo do Bonsai em que falavam de sua habilidade na aramação, so que sempre escondiam muito a forma dela, agora aqui no Forum ta dando para analisar melhor. Parabens. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2005 4:28 pm Assunto: parabens |
|
|
olha to inprecionado com tanta blz essa planta e muito bonita, e dando a minha opiniao + humilde ainda de um bonsaista com 3 anos de esperiencia , concordo com a opiniao do amigo em cortar o galho da esquerda e em deixar o do uro. Confeso q espero q eu adiquera essa abilidade depercepçao. PARABENS. |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

Registrado: 25/02/05 Idade: 48 Mensagens: 134 Localização: Fortaleza/CE
|
Enviada: Sex Out 28, 2005 4:51 pm Assunto: |
|
|
Eu penso o contrário, deixaria o primeiro e tiraria o do URO, pois ficaria faltando algo sem este galho na esquerda, pois somente ele preenche o espaço, já o galho do URo, poderia ser suprido pelos galhos superiores, inferiores e laterais.
Sei não, mais assim ta ótima também...
Abraço, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 28, 2005 5:02 pm Assunto: |
|
|
Fala Charles !
Modestamente, aliás, como toda opinião deve ser, eu concordo contigo, Charles.
Tirando esses dois galhos ( o do Uro nasce verticalmente, está desarmonioso) você terá o 1º galho, à direita, forte, robusto "gordo" como recomenda John Naka em seu livro "Técnicas Del Bonsai".
Parabéns pelo exemplar, Charles.
Grande abraço! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Sex Out 28, 2005 6:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles.
Estou impressionado com a beleza dessa sua planta!
Incrivel mesmo! Incrivel tambem essa mini orquidea que ela possui! Na ultima expo bonsai no jardim botanico tinha uma calliandra que possuia uma orquideazinha como essa. Alias aquela calliandra nao era sua?
Quanto à essa sua planta, sinceramente na minha humilde opinião acho que ela está magnifica desse jeito. Se fosse mudar algo acho que tiraria apenas o galho que parte do uro. O outro galho da esquerda me parece importante na triangulação.
De qualquer forma, a melhor contribuição que acho q posso dar pra vc nao e minha opinião e sim a imagem com as alterações que vc descreveu.
Caso a imagem abaixo nao represente corretamente o que vc estava pensando me avise as diferencas que altero pra vc.
um abraço e parabéns!
Segue imagem da planta editada:
 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 28, 2005 8:54 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal....
Illex, de fato me agrada o trabalho de aramação! Acontece que muitas vezes penso em fazer apenas um trabalho pequeno.... e acabo aramando mais um galho... e mais um.... e lá se foi a planta toda!
Curioso as vezes voltar a folhear aquelas revistas, não?.... Marcam um pouquinho de nossa história no bonsai!
Agradeço muito as sugestões e comentários de todos!
Afinal, confirmam as razões das minha dúvidas!
As opiniões variaram entre o:
- deixa como está,
- tira o galho da esquerda,
- tira o do urô,
- tira os dois!
Marco, ficou perfeito seu tratamento da foto! Foi isso mesmo que imaginei e tive agora uma noção mais clara do que seria!
Acho que vou aguardar a planta enfolhar novamente e, quem sabe, voce poderia me ajudar de novo, repetindo o que fez, agora com a massa verde definida. Quero ter certeza do efeito final!
Sobre a caliandra com mini-orquidia na expo J.Botânico, ela é do Sergio Siqueira, grande amigo meu. Aquela planta foi a vencedora no juri popular. Eu também tinha 2 caliandras lá, um moyogi e um bosque.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Marco Antonio Marques
|
Enviada: Sex Out 28, 2005 10:48 pm Assunto: |
|
|
Sem problemas Charles. Quando ela reenfolhar me passe uma foto que eu edito a foto para vc. Dá pra tirar varias ideias dessas fotos editadas!
Pois é. Minha namorada votou nela. Fiquei na duvida entre ela e seu buxus e acabei escolhendo o ultimo. Tenho uma queda pela espécie e aquele estava incrível! Ainda tenho as fotos aqui, pude rever suas plantas. Você estará lá fim de semana que vem?
abraço
Marco |
|
|
 |
Serginho 1.o PASSO

Registrado: 14/02/05 Idade: 48 Mensagens: 164 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Sáb Out 29, 2005 7:12 am Assunto: |
|
|
Olá Mestre Charles,
Linda a evolução dessa planta. No início pesei que ficaria melhor eliminando apenas o galho do urô, mas depois da edição do Marco, que ficou show, eu eliminaria os dois galhos tanto o do urô como o primeiro galho baixo da esquerda.
Concordo com você em esperar a planta enfolhar novamente para ver o efeito de como ela vai ficar.
Abraços,
Sérgio _________________ Estagiário de aprendiz de bonsaísta. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 9:10 am Assunto: |
|
|
Grande Charles !!!!!
Confesso que fiquei admirando e estudando sua planta durante muito tempo e não conseguia vê-la sem os dois galhos
Claro que estava e ainda estou impressionada com tanta beleza
Depois de toda desfolhada e aramada, fiquei mais impressionada ainda
Ia opinar.... quando achei melhor esperar a opinião dos mais entendidos.... achava eu que deveria esperar mais....... sugestões....
EIS QUE SURGE UMA QUE GOSTO.... DEIXAR A PLANTA ENFOLHAR E DEPOIS ENTÃO VOLTAR A ESTUDAR AS POSSIBILIDADES.
Ufa !!!! QUe bos idéia
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Seg Out 31, 2005 8:43 am Assunto: |
|
|
Oi Charles, Lindo o seu Ulmus.......Parabéns !
Bem, essa é a minha visão. Inclinaria um pouco para a direita, encurtaria alguns galhos, retiraria outros e aramaria desse jeito...........
Se você conseguir inclinar o primeiro galho mais para baixo, creio eu que ficaria um pouco melhor.
Espero que eu tenha ajudado !
Grande abraço,
 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 31, 2005 9:53 am Assunto: |
|
|
Oi Marco....
Vou fazer isso. Tirar nova foto dela enfolhada para vermos como ficaria!
Agradeço seu voto no meu buxinho do Botânico! Semana que vem não estou certo de ir. Não fiz contato com os organizadores e não me programei. Mesmo não participando, se eu estiver em Sampa passarei por lá, claro!
Oi Angela....
Também estou meio como voce!!!... ainda não estou seguro da eliminação daqueles galhos, por isso abri o "referendo" aqui!... Como no bonsai a paciência é a palavra-chave, não seria agora que me precipitaria!
Oi Sergio...
Meu amigo... arquiva essa palavra "mestre" !!! Não digo nem "quem me dera", porque gosto demais da minha condição de eterno aprendiz!...
Legal voce gostar da evolução desse bonsai, e vai ser assim mesmo... vou esperar mais um pouco.
Oi Ratto,
Gostei da sua idéia da inclinação. Acentuou o movimento do tronco!
Quando comecei a trabalhar nesse bonsai, achava a copa franzina e imaginei fazer dela uma árvore com uma copa "bem esparramada"!
Na falta de outras opiniões, venho ainda tentando isso, daí eu ainda estar estimulando não só a triangulação, como também , o prolongamento dos galhos.
Pretendo fazer o replantio dela na próxima primavera e confesso que ao menos idéia da inclinação tem grande chance de ser aplicada!
Agradeço a todos pelas idéias!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Out 31, 2005 10:54 am Assunto: |
|
|
Oi Charles
Como as opiniões já deixaram parecer que o melhor é ver o que a planta quer... vamos esperar as brotações...
eu gostei da sugestão do grande Ratto, e acrescentaria mais uma pra deixar vocë maluco ... reduzir um pouco a altura deste lindo ulmus (+ ou - na última curva pra esquerda)... que achas
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Nov 01, 2005 11:03 am Assunto: |
|
|
Oi Alexandre, tudo bem?
Olha cara.... andei refletindo sobre sua idéia de reduzir a altura naquele ponto......
Sabe que é uma sugestão prá se pensar com muita seriedade?
Agora estou analisando se consigo matar 2 coelhos com uma cajadada só!
Quero ver se é possivel fazer, naquele ponto, uma alporquia. Assim reduzo a altura e ainda ganho um candidato a mamê!!!!
Valeu cara! Agradeço muito sua sugestâo!
Agora só preciso serenar a mente diante de tantas boas idéias!!!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Nov 01, 2005 2:19 pm Assunto: |
|
|
matar 2 o quë...
...  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|