FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu segundo Buxinho. (Nova foto de outro angulo 06/11)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Danilo Muto

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 4:56 pm    Assunto: Meu segundo Buxinho. (Nova foto de outro angulo 06/11) Responder com citação

Pessoal, esse é o meu segundo Buxus, comprei em abril, esse mes eu fiz a primeira intervenção. Uma poda e a retirada de alguns galhos por falta de arame apropriado coloquei esse apenas pra tentar visualizar melhor a planta. Gostaria de receber a opiniao de vcs.

Obrigado.

05/04/2010.
Planta bruta.

Primeira intervenção, 05/10/2010. Foto atual 05/11/2010

Pessoal, peço desculpas na correria ao criar o topico nao me atentei ao angulo da foto correto, é a mesma planta sim. esse galho q aparece na esquerda na realidade estava atras nessa primeira foto por isso nao foi visto.

Pronto agora que tudo está esclarecido espero que vcs me entendam. Eu estava ficando desanimado com esse buxinho. Até que eu podei e fiquei mais entusiasmado.

Editado pela última vez por Danilo Muto em Sáb Nov 06, 2010 9:44 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 5:16 pm    Assunto: Responder com citação

Danilo, mas não é a mesma planta!!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tambem ja procurei mais nao achei esse 1 galho da esquerda.
(Charles Darwin)

Meu Facebook
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

??????

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 8:28 pm    Assunto: Responder com citação

É o segundo buxinho... Deve ter feito confusão ao upar e postar as fotos.

São bonitos.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 7:37 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Isso é o que se chama de uma verdadeira "EVOLUÇÃO VERDE", a meu ver. Shocked Shocked Shocked

O primeiro buxinho está num bom caminho para se tornar um Hokidachi. Mas é preciso, primeiro, cortar os dois galhos laterais (do lado esquerdo e do lado direito), pois eles partem do mesmo ponto no tronco e não servem para a formação estrutural do estilo pretendido. Depois, vc deverá efetuar um corte mais criterioso, selecionando os galhos mais bem posicionados em todo o tronco. Dessa forma, irá permitir o acesso ao interior da massa verde atual, para a entrada de luz e calor solar, além é claro de uma boa aeração.

A oxigenação permite a emissão de novos brotos, principalmente nos galhos que irão formar a estrutura aerea, de maneira a permitir que vc possa estar formando na sequencia uma ramificação lateral nos galhos. Veja um bom exemplo de um ótimo hokidachi, a ser seguido por vc, na condução desse buxinho: (na foto, a planta da direita)

http://www.garten.cz/a/cz/2925-ulmus-parvifolia-jilm-cinsky/

Se vc analisar criteriosamente a estrutura de galhos, verá que: alguns deles estão voltados para baixo, outros são retos, outros estão entre os retos do ápice e os retos retos. Isso significa que, nesse estilo, os galhos têm que apresentar um bom alinhamento e distribuição, para ficar o mais natural possível.

Os japoneses geralmente formam plantas seguindo esse estilo apenas usando a espécie Zelkova, variedade Nire, por considerarem que ela representa melhor, como bonsai, sua similar na natureza. Nós não cultivamos muitas zelkova por aqui, mas costumamos por outro lado buscar esse estilo com o Ulmus. Não tendo, colocamos no lugar o que temos a mão: buxinho, piracanta, celtis, resedá, caliandra, serissa, ligustro, pingo de ouro(duranta), e por aí vai. Rolling Eyes Rolling Eyes

Com uma zelkova ou um ulmus, que costumam ser bem semelhantes aliás, apresentando um tipo de folha bem parecida, os japoneses costumam fazer bonsai nesse estilo partindo de materiais jovens, que permitem, desde cedo, a formação estrutural adequada:

Com um buxinho, porém, principalmente se estiver desenvolvido como esse seu, tal caminho seria impraticável, pois poderia acarretar perda de material (galhos que secariam, ou mesmo toda a planta morreria). Por isso, sugiro a poda de limpeza, visando a escolha de galhos bem posicionados, lembrando que eles deverão estar situados em toda a volta do tronco:

Importante salientar que, apesar de parecer ser um estilo simples, é meio complicado de ser construido, pois exige, para ficar perfeito, ramificação fina. Isso significa que cada galho deverá ser tratado e formado individualmente, abrindo ramificações laterais, que por sua vez serão tratadas da mesma forma, com mais ramificações laterais. Isso irá transmitir para a planta a imagem de uma arvore de verdade, vez que se vc chegar embaixo de uma, irá percer que os galhos dela se ramificam por todos os lados e todos os galhos adjacentes, como uma mão aberta. Shocked Shocked

Do contrário, não seguindo essa linha de trabalho, vc irá formar apenas um buxinho estilo "bolinha", que é um trabalho de uma arte chamada Topiaria: interessa apenas a forma arredondada da arvore, e não o estilo profundo e meticuloso de um bonsai em forma de escova (hokidachi, ao invés de significar vassoura, como se diz por aí, significa escova).

Outro detalhe importante a ser observado: nesse estilo não existe apenas uma forma, mas sim inumeras variantes, que são diferenciadas pela formação estrutural a partir do final do tachiagari. Na parte em que os galhos começam a dividir-se, abrindo-se o tronco em vários galhos que irão forma o estilo, é que está a diferença. Se vc buscar imagens no google imagens, digitando Hokidachi style, ou apenas hokidachi, poderá elencar diversas imagens que mostraram essas variações. Isso parece coisa banal, para nós ocidentais, mas que fazem toda a diferença para os orientais, de quem seguimos os passos. É importante saber discernir isso, desde o inicio, se se quiser formar qualquer estilo de bonsai. Particularmente esse, então. Very Happy

Em relação a segunda planta, eu elegeria o segundo galho como o novo tronco apical, cortando fora uns dois dedos acima dele (o tronco segue reto, após esse segundo galho, sem movimento e sem conicidade (base mais larga). Com esse segundo galho aramado de forma correta, vc o colocaria mais reto, e reiniciaria uma estruturação nele, adequando a planta.

Para ter sucesso nisso, o primeiro galho deverá ser reduzido em seu comprimento e superficie. Isso irá liberar energia para a formação estrutural do segundo galho, agora usado como galho apical (voltado para cima, puxa a força da planta, abrindo novas ramificações (novos galhos), que irão permitir uma boa copa para sua arvore. O solo da planta expõe em demasia as raizes finas. Elas devem ser recobertas por substrato, mais ou menos na altura da linha vermelha que indico. O toco do tronco cortado na altura que recomendo, poderá futuramente ser trabalhado visando a formação de um jin (galho seco no final do tronco é comum):

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Danilo Muto

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, peço desculpas na correria ao criar o topico nao me atentei ao angulo da foto correto, é a mesma planta sim. esse galho q aparece na esquerda na realidade estava atras nessa primeira foto por isso nao foi visto.

Pronto agora que tudo está esclarecido espero que vcs me entendam. Eu estava ficando desanimado com esse buxinho. Até que eu podei e fiquei mais entusiasmado.
Danilo Muto

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 9:19 am    Assunto: Responder com citação

nickyfury

obrigado pela esplanação..
agora eu tenho duas soluções para uma mesma planta.
hehehehe

Editado pela última vez por Danilo Muto em Seg Nov 08, 2010 8:06 am; num total de 1 vez
Danilo Muto

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 8:02 am    Assunto: Responder com citação

constataram ser a mesma planta?
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 2:47 pm    Assunto: Responder com citação

Dois troncos... Idea Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
André dos Santos Guimarãe
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei muito da dica do Alexandre S. Coelho só que você vai ter que esperar muito para conseguir atingir está conicidade do desenho.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Danilo Muto

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2010 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

a parte da raiz ja foi coberta com mais substrato,
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: