FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Celtis encorpada
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
luisgarske
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/09/08
Mensagens: 165
Localização: Santa Cruz do Sul - RS

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 10:27 pm    Assunto: Celtis encorpada Responder com citação

Olá,

Pessoal o que vocês acham desta celtis?
Acho que esta planta esta acima do meu nível...
Comentem o que vocês fariam se ela fosse sua.

Frente 1


Frente 2


Frente 3


Frente 4


Frente 5


Frente 6


Frente 7


Frente 8
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 29/04/10
Idade: 37
Mensagens: 455
Localização: Teófilo Otoni - MG

MensagemEnviada: Sáb Out 20, 2012 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, belíssimo material, pena que não conheço muito a espécie. Mas dá pra fazer muita coisa boa ai viu. Boa sorte.

Vou acompanhar e esperar que os mais experientes tenham alguama boa sugestão. Até lá...
_________________
Nada como o peso do tempo para tracionar um galho.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 11:02 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A Celtis é uma das minhas espécie preferida, pois tem um desenvolvimento bem acelerado, principalmente quando cultivado primeiro no solo. Engrossa bem o tronco e permite que façamos intervenções radicais, com respostas sempre rápidas quanto a emissão de novas e vigorosas brotações. Na minha opinião sua planta precisa de alguns ajustes, no sentido de permitir uma construção mais elegante e interessante no tronco que voce tem em mãos.

No caso, considerei a base do tronco, o nebari e os pontos iniciais dos troncos acima do tachiagari (primeiro terço do tronco que vai da base até o primeiro galho). Indico duas linhas de corte possíveis, sendo que na primeira voce aproveita a base dos troncos acima para iniciar neles a estruturação do bonsai, e no segundo, elimina-se essa possibilidade, começando a construção a partir das novas brotações que irão surgir na area do corte.

Tanto na primeira quanto na segunda o estilo pretendido é o HOKIDASHI, por ser o melhor caminho, seguindo sempre como referencial a excelente base do tachiagari:



Os troncos cortados fora poderão ser aproveitados, bastando deixar sua area exposta imersa em solução contendo hormonio enraizante por uns trinta minutos e em seguida plantar, enterrando até a metade do caule em um recipiente contendo apenas areia grossa de construção. Deixe exposto em local onde recebam luz e calor solar o dia inteiro, não descuidando da rega diária, e em pouco tempo verá que brotam bem. Com esses troncos dá para fazer outras plantas igualmente interessantes.

A vantagem dessa espécie reside justamente nesse ponto: pega superfácil por estaquia, não importa a grossura da estaca. E pode ser estaca de galho ou de raiz, que o resultado será sempre ótimo. Tenho várias celtis no meu viveiro, incluso no estilo ISHITSUKI, ou seja, raiz sobre rocha.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 12:09 pm    Assunto: Responder com citação

O material é simplesmente de mais, e com as dicas dos colegas logo terás um belo bonsai!!!!!
Parabéns
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

Rapaz, essa sua planta é linda!

E quando o Nick falou ae que ela pega de todo jeito, chega deu vontade de ter uma... mas essa espécie por aqui eu não encontro.. :\

Se alguém quiser fazer uma doação, estamos aqui! hehehehehe


Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
luisgarske
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/09/08
Mensagens: 165
Localização: Santa Cruz do Sul - RS

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos do bonsai,

Muito obrigado pelas dicas Niky, realmente não sabia que a Celtis pegava nem de galho e muito menos de galhos grossos.
Os dois caminhos que você sugeriu são factíveis, vou analisar qual seria o melhor.

Aos demais muito obrigado, realmente a planta é muito boa sim.

Abraço,

Luis Garske
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2012 5:16 pm    Assunto: Responder com citação

Luís como está, numa boa?

Cara, estou desconfiado que não é celtis...poste uma foto com os detalhes da folha, ramificação.
Eu tenho celtis, a folha e a distribuição dos galhos são bem diferentes...estou desconfiado que a sua seja um ligustro japônico...
Vou ver se posto imagens dos meus pra vç comparar a grande diferença que há entre os dois!

abç irmão!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2012 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

Também pode ser uma variedade diferente da minha...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2012 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta, tem grande potencial!!!!!!!acompanhando!!!!!!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
luisgarske
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/09/08
Mensagens: 165
Localização: Santa Cruz do Sul - RS

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2012 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Daí Marco,

Tudo numa boa cara, quando vamos tomar um chimarrão novamente?
Cara, a princípio é uma Celtis sim, pelo menos quem me passou essa informação é um cara muito antigo no bonsai.
Pode ser sim uma outra espécie, eu não sei se existe mais de uma espécie de Celtis.

Abraço,
Luis Garske
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 7:12 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marco, a planta do nobre colega Luis é de fato uma CELTIS, e não um Ligustro japonicum como voce aventou. Eu tenho ambos em meu viveiro e sei distinguir bem um do outro. As folhas são totalmente diferentes, em formato, tamanho, ramificação e nervura. Além do mais, o L. japonicum apresenta a caracteristica da floração branca, peculiar aos ligustros em geral, o que certamente teria ocorrido e sido relatado pelo nosso colega.

A Celtis sinensis possui apenas essa variedade e nenhuma outra. O pessoal do RS relata que existe uma planta nativa na região, que possui folhas extremamente parecidas, sem bem que menores, e com espinhos, a que chamam de "celtis", mas que não tem nada a ver com a Celtis sinensis. O ligustro é um arbusto, a celtis uma arvore, que pode incluso chegar aos 30 metros de altura (contra no máximo uns cinco do Ligustro).
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 10:47 am    Assunto: Bonsai Responder com citação

Certo Fernandão, igual postarei as imagens e conto com vç para que poste tb e assim podermos enriquecer o debate e todos crescerem no aprendizado!

Luís, satisfação aquele mate e certo que cruzaremos nossos caminhos novamente!


Abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen


Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Sáb Out 27, 2012 3:31 pm; num total de 3 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Celtis








ligustro + ou - 8metros



imagem ampliada da anterior






mais um pouco ampliada



as duas lado a lado...eu desconfiava mas ligustro não é não!



estou colocando uma foto da grandiúva que tem certa semelhança com o celtis e é de crescimento muito acelerado também...





Nick, gostaria de ver fotos das folhas do seu ligustro!
abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2012 5:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marco, essa celtis esteve crescendo no chão por seis anos, até ser retirada há dois anos, sendo que ano passado, no inverno, reduzi o comprimento de suas raizes grossas, para caber dentro desse vaso de cimento em que está agora:



O tronco na base, comparando com minha mão:





Repare que o formato das folhas difere um pouco da sua (que é mais pontuda, enquanto essa é ligeiramente arredondada).

Embora a folha da celtis cresça bastante, é possível reduzi-la bem com sucessivas desfolhas, redução de adubação e menor volume radicular:



Essa celtis tem 12 anos de cultivo em recipiente, nunca passou pelo chão:



Essa outra está no solo, portanto o tamanho de suas folhas é bem maior:





Lamento dizer mas a planta que voce indica ser ligustro japonicum não tem nada a ver com essa espécie. Veja a folha do Ligustro japonicum como é bem diferente:



Ela é um pouco maior que a folha do Ligustro licuntum (que aparece por detrás, comparando):







O formato e tamanho da folha da celtis são bem peculiares, totalmente diferentes do Ligustro japonicum:





Espero ter sanado essa dúvida sobre uma e outra. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Out 29, 2012 7:52 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nick! Temos celtis de variedades diferentes, o ligustro é igual aos meus em vaso só que a foto que mostrei da árvore ligustro se mostra de maneira pouco diferente, por suas folhagem creio que brotando intensamente e sem intervenção, se apresenta de uma forma mais rústica. Vendo seus ligustro identifico com os meus, alguma diferença de nutrição, pois os meus estão meio que passando fome, mas parabenizo-o pelas belas árvores de celtis, muito bonitas e bitoludas! Se o seu é o sinensis o meu é um segredensis misteriensis... Very Happy Wink
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil