|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
leonardo_al

Registrado: 02/10/05 Mensagens: 45 Localização: Uberlândia - MG
|
Enviada: Sex Out 28, 2005 11:53 pm Assunto: Meu primeiro substrato |
|
|
Olá amigos.
Hoje fiz meu primeiro substrato para uma acerola. Utilizei as seguintes proporções:
40% cascalho de rio
50% terra vegetal
10% solo argiloso
Acho que a drenagem não está muito boa. O que posso fazer utilizando esses materiais?
Abraços
Leonardo. |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 1:46 am Assunto: Re: Meu primeiro substrato |
|
|
leonardo_al
atente para o tamanho da granulação do substrato,... deixe seu substrato com particulas de +- 0,2 mm 0,5 mm,.. use peneiras é fundamental.... nada de pó de terra
casca de pinus,.... agulhas de eliot podre é muito bom,.... areião ,...... carvão vegetal,.... etc...
boa sorte!!!!!!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 6:07 am Assunto: |
|
|
leonardo,
só paa reforçar o que o rodrigo já falou,
utilize duas peneiras, uma de fubá (2mm) e outra de feijão (5mm), passe o substrato pela de feijão primeiro depois na de fubá, vc utilizará aquilo que ficar sobre a de fubá.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 1:43 pm Assunto: |
|
|
Daí Leonardo,
eu faço um pouco diferente para minhas frutiferas...
40% de areia de rio ( é muito boa pois tem pedrisco de vários tamanhos)
40% tijolo moído ou Akadama ( para umidade)
10% de turfa ou humus
se você quiser pode aumentar a quantidade de humus/turfa e diminuir a quantidade de tijolo....
tenho bons resultados. |
|
|
 |
leonardo_al

Registrado: 02/10/05 Mensagens: 45 Localização: Uberlândia - MG
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 3:08 pm Assunto: |
|
|
O que é essa Akadama? Onde posso encontrar isso?
E o tijolo moído eu faço como? Deixo ele em padaços grandes?
Já ouvi falar de telha moída... pode ser tembém???
Um abraço.
Leonardo. |
|
|
 |
JP
Registrado: 21/09/05 Mensagens: 21 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 4:16 pm Assunto: |
|
|
tijolo moído é assim...
vc marreta o tijolo, e penera o que vc quebrou, tipo passa por uma peneira maior e depois por uma menor e usa o que ficou entre as duas...
não sei se deu pra entender, mas é isso.. hehehe
abraços,
João Pedro _________________ -= aprendiz de bonsaísta =- |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 8:45 pm Assunto: |
|
|
Leonardo,
Akadama é um solo argiloso-vulcânico encontrado nos pés dos vulcões na região de Akadama no Japão, aqui no Brasil é muito difícil (e caro) de encontrá-lo para vender.
No Japão é utilizado puro ou misturado com pedriscos como substrato,
Vc pode utilizar o tijolo/telha triturado e peneirado sem problemas, eu utilizo em minhas plantas há 4/5 anos, nas proporções 1/3 tijolo, 1/3 areia grossa e 1/3 carvão ou substrato p. floreiras, tudo triturado e peneirado com granulação entre 2 e 5 mm.
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 9:29 pm Assunto: opa |
|
|
Ola Leonardo,
tambem sou meio novato.. mas ja ouvi falar de tantos substratos.. e estou utilizando os que eu consegui arrumar para fazer...
bem...
aqui eu uso o seguinte:
25 pedriscos
25 de terra de cupinzeiro
e 50 de umus de minhoca
os pedriscos sao esses de rio que vc disse.. mas devidamente peneirados, a terra de cupinzeiro funciona como o tijolo, ela retem a umidade necessaria, e o umus serve como a terra, seria a parte organica do substrato, o umus vc acha nessas floriculturas, a terra de cupinzeiro nao sei se vai ser facil para vc arrumar, se nao for, usa o tijolo moido que e de boa tb.
bem estou tentando ajudar, nao sei se o meu esta certo, mas nao custa nada
abração ae e boa sorte |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Seg Out 31, 2005 1:08 am Assunto: |
|
|
As plantas sobrevivem em muitos tipos de substratos,... o que devemos é proporcionar maior drenagem, a saude das raizes vão refletir no dcesenvolvimento .....
é um assunto bastante polemico, e o resultado da discução de topicos e topicos foi: cada um testa e cria um substrato, mas não deve deixar de atingir as metas basicas desse substrato..
abraço _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Out 31, 2005 9:32 am Assunto: |
|
|
Leandro leia o tópico abaixo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=506 _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Matsu
Registrado: 30/10/05 Mensagens: 70 Localização: Vinhedo - São Paulo
|
Enviada: Ter Nov 01, 2005 10:28 pm Assunto: |
|
|
Eu não complico muito, aprendi assim e nunca me gerou problema . Uma receita simples, ótima e q não gera problemas .
em partes iguais :
- terra vermelha
- areia grossa
- pedriscos
- ferrugem ( pode colocar pedaços de ferro como pregos etc )
- pó de café
Acrescente um pouco de pedacinhos de carvão . Eu não penero nada, para ser sincero não sigo muito para a delicadeza e sim para as situações mais encontradas na própria natureza . O importante na terra de um Bonsai é a drenagem, ela serve diria que como um carboidrato . A proteina vem com o fertlilizante .
Espero ter ajudado, é esse meu estilo de terra.
Muita paz. _________________
Reflexões, sensibilidade, harmonia, paz interior, proteção a incoerência e ignorância humana, lembranças de que tudo morre e que a vida espiritual é eterna . |
|
|
 |
Nilson F Jones Filho
|
Enviada: Dom Nov 06, 2005 6:23 pm Assunto: SUBSTRATO |
|
|
Oi Leonardo,
O assunto substrato é muito polêmico. Cada um tem a sua receita e para tentar ajudá-lo aqui vai a minha:
Para plantas sempre verdes:
- tijolo granulado - 40% (granulos de 2 a 3 mm);
- vermiculita - 10% ;
- pedriscos de rio - 40% (granulos de 2 a 3 mm);
- terra vegetal (sem adubo) ou humus de minhoca - 10%.
Para frutíferas/floríferas:
Você reduz 10% do pedrisco de rio e 10% de terra vegetal ou humus de minhoca.
Espero ter cooperado.
Um abraço,
Nilson Jones |
|
|
 |
Nilson F Jones Filho
|
Enviada: Dom Nov 06, 2005 6:31 pm Assunto: SUBSTRATO |
|
|
Leonardo,
Por favor faça uma correção na receita que acabei de enviar, em frutíferas/floríferas, ao invés de reduzir 10% de terra vegetal, você aumenta mais 10%.
Nilson Jones |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 06, 2005 9:32 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
SUBSTRATO é realmente um assunto axaustivamente discutido, mas não devemos nos esquecer que o substrato é somente para fixar a planta ao vaso isento de nutrientes, com excessão de alguns sais, e que estes nutrientes serão fornecidos pelo bonsaísta através da adubação periódica.
o sustrato da bandeja de bonsai (não podemos confundir com o substrato usado no vaso de engorda que é rico em esterco, terra comum e areia) deverá:
- ser de fácil drenagem, ou seja ao colocar a água logo ela escorrerá pelos furos de drenagem.
- reter a umidade (+/- 30%) sem deixar o solo encharcado,
- ter espaços entre os grãos (que deverão ter tamanho entre 2 e 5 mm), permitindo o desenvolvimento das raízes e a troca dos gases da respiração,
- ter o pH de acordo com a planta, ácido para flores e frutas e alcalino para coníferas.
Também deve-se levar em consideração o clima local, a profundidade e tamanho do vaso, o tamanho da planta e a experiência do bonsaísta, baseado na observação e experimentos.
Basicamente, uma mistura para a bandeja deverá ter:
- elemento poroso para retenção de água (p.ex: tijolo ou telha triturados)
- elemento de grande drenagem (P.ex: pedriscos de rio, ou de pedra britada, mármore, ou outros.
- matéria orgânica estável, ou seja, que não produza fermentação ou decomposição, para reter umidade e tornar o substrato mais "leve" (p.ex: carvão de madeira, palha de arroz torrada, e ultimamente fibra de coco, etc.)
OBS: deve-se evitar a colocação de estêrcos nos vasos de bonsai, pois podem fermentar, tem grandes possibilidades de conter fungos, pdem entupir os furos de drenagem e ,por fim, podem apodrecer as raízes.
Os elementos podem ser misturados de acordo com as necessidades e experiências pessoais.
Como moro em uma região muito quente o ano todo costumo misturar
1/3 tijolo, 1/3 pedrisco de rio ou de brita e 1/3 de carvão de madeira ou casca de pinus assada (substrato floreiras), nas coníferas diminuo o carvão para 20%.
Bem, acho que é isso..........
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 10, 2005 5:00 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, uso pedrisco entre 2 mm e 5 mm. Mas notei que as raizes nao ficam firmes. No escorredor basta uma batida para a plantar ser arrancada. Tudo bem, que sai com o torrao perfeito, mas acredito que 5 mm é um grao grosso demais. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|