FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida Mamadeira x Bacia Grande
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 9:02 pm    Assunto: Dúvida Mamadeira x Bacia Grande Responder com citação

Olá Amigos,

Gostaria de uma informação sobre a técnica de mamadeira.

Qual diferença entre plantar as árvore (muda) em escorredor e depois colocá-la sobre uma bacia com terra adubada, ou colocá-la direto na bacia?

Gostaria de saber se alguém pode me dar uma explicação sobre o porquê de fazer assim e não plantá-la direto na bacia, pois no final o espaço ocupado não será o mesmo?

No que a técnica ajuda no desenvolvimento da planta?

Abraços.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo Gilberto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Vou te falar da minha experiência pessoal, pode ser que outras pessoas tenham uma experiência diferente. Eu comecei plantando no escorredor e na mamadeira. O que aconteceu? As raízes que ficaram dentro do escorredor engrossaram e viraram raízes de sustentação, sem função de alimentar a planta, e as de alimentação ficaram completamente fora do escorredor. Depois deu um trabalho proibido o têrmo pra tirar as raízes de lá, porque ficou toda emaranhada nos buracos de plástico. Fora que, se a intenção é fazer a planta crescer, uma bacia ou uma lata têm limites. O melhor mesmo é plantar no chão. O crescimento é absurdamente mais rápido. Eu, só em último caso coloco numa bacia, só se já estiver num tamanho bom.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Paulo,

O meu problema é espaço no chão, moro em ap. e na casa de meu pai onde ficam a maior parte de minhas plantas, tb não espaço de terra é tudo alvenaria.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo Gilberto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 12:33 am    Assunto: Responder com citação

Então o jeito é colocar numa bacia o maior possível com um substrato muito bom...como eu falei antes, pela minha experiência, não colocaria no escorredor, mas direto na bacia, a não ser que alguém tenha um um argumento a favor que eu desconheça. Pra mim só deu trabalho extra.

Obs: "d e s g r a ç a d o" é um termo proibido?
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 8:46 am    Assunto: Responder com citação

Desculpe Paulo, mas tenho que discordar de vc e apresentar os argumentos, ok?

No escorredor, as raízes saem pelos seus furos laterais, e entram em contato com o ar, quando isto ocorre, as pontas das raízes secam, estimulando o surgimento de raízes capilares no substrato do escorredor, o que é importante na época do replantio final no vaso raso de bonsai.

Se ocorreu das raízes do escorredor virarem raízes de sustentação a técnica foi realzada de modo incorreto, já vi várias vezes fotos aqui mesmo no fórum onde o escorredor está praticamente todo enterrado na mamadeira, e o correto seria apenas apoiá-lo sob o substrato da mesma , ou seja, apenas colocá-lo em contato com o substrato da mamadeira, as raízes que saem pelo fundo que farão a ligação, deixando quase todos os furos laterais do escorredor, livres.

Veja abaixo um exemplo do que eu estou falando...

Uploaded with ImageShack.us

Ali existem dois erros:

1- O escorredor está praticamente todo enterrado, quando deveria estar apenas apoiado a mamadeira;
2- O diâmetro da mamadeira está muito pequeno, o ideal é que ele seja, no mínimo, 50% maior que o do escorredor.

Com a devida Venia, peço desculpas ao dono da planta por utilizar, suas fotos para ilustrar, tendo em vista que o mesmo é usuário do fórum.

Feito isso teremos que adubar as raízes do escorredor e da mamadeira, conforme suas exigências específicas, assim os resultados serão ainda maiores.
O substrato do escorredor deve receber adubação frequente e suave, como um bonsai já no vaso definitivo.
O substrato da mamadeira, pode receber uma adubação um pouco mais forte.

Esta técnica oferece várias vantagens em relação a plantar o bonsai no solo, entre elas:

1 possibilita escolha sobre o melhor local para planta;
2 melhor controle das adubações e dos substratos usados;
3 mobilidade da planta para trabalhos de manutenção;
4 grande facilidade no replantio para o vaso final;

Dá uma olhada no link abaixo. Desde já atribuo os créditos a Charles White, que escreveu a matéria.
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

Espero ter ajudado , abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

Novamente venho agradecer a disponibilidade dos amigos em ajudar.

Pelas orientações do Hraphi, já pude perceber que cometi 2 erros:

1° - Assim que as raízes começaram a aparecer pelos furos do escorredor, logo já coloquei na mamadeira e pelo que entendi deveria esperar um pouco mais p/ a formação das raízes capilares dentro do escorredor. Correto? se ñ me corrijam por favor.

2° - Deixei o escorredor da mesm aforma que na foto, enterrei parte dele deixando apenas um pequeno pedaço p/ fora. Vou corrigir isso imediatamente.

Minha dúvida só persiste então no que acho que foi meu primeiro erro.

Natura Bonsai Brasil

Editado pela última vez por Donegá em Ter Ago 31, 2010 3:36 pm; num total de 1 vez
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

Se as raízes que começaram a sair foram as do fundo do escorredor, então vc fez correto Donegá, as raízes capilares aumentam de volume no escorredor depois, estimuladas, justamente quando as pontas das raízes, saírem pelos furos dos lados e secarem por entrarem em contato com o ar, as do fundo obviamente estarão se alastrando dentro da mamadeira...
Abraço.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Assino embaixo do que o amigo hraphi disse!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

Interessantíssimo.....Marcio vc é um gênio nas perguntas..... Fez exatamente a q eu tinha dúvida. vou fazer isso com as mudas q me deu..... ahhhhhhhh... o ficus já foi podado... vc nem vai acreditar como ficou.... hehehehe..
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 3:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá hraphi,

Muito obrigado pela orientação. Tanto vc Hraphi cm a observação do amigo Elio, foram muito elucidativas.

McDonald, ñ esqueça de me mandar as fotos. Preciso te levar um dia p/ ver minhas plantas e dar alguns pitacos sobre estilização.

Qto as perguntas: São a base do conhecimento humano, as dúvidas fazem o ser humano ir atrás de respostas e sempre querer aprender mais.

Abraços aos amigos sempre prestativos.

Natura Bonsai Brasil

Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 01, 2010 12:29 am    Assunto: Responder com citação

Donegá escreveu:
Olá hraphi,

Muito obrigado pela orientação. Tanto vc Hraphi cm a observação do amigo Elio, foram muito elucidativas.

McDonald, ñ esqueça de me mandar as fotos. Preciso te levar um dia p/ ver minhas plantas e dar alguns pitacos sobre estilização.

Qto as perguntas: São a base do conhecimento humano, as dúvidas fazem o ser humano ir atrás de respostas e sempre querer aprender mais.

Abraços aos amigos sempre prestativos.

vou mandar sim marcio, assim q eu puder pq a net aqui na casa da minha mãe, onde estou no momento é discada e demora muito...
abração
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 06, 2010 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

Apenas a titulo de curiosodade.

Nos meus escorredores alguns apresentaram este problema da pivotantes encaracolar dentro e virar uma bagunça, em outros não.

Todos feitos da mesma maneira e cuidados de forma igual.

Poucos deles comportaram-se da forma esperada.

abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 07, 2010 4:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcio Vargas,

Acho que isso eu posso responder.

Para evitar isso costumo podar a raiz pivotante e passar pasta selante. Se for iniciar a muda desde semente, assim que a muda tiver alguns centímetros de altura, entre 6 e 10cm, eu faço o transplante para um vaso maior e já corto a raiz pivotante, se for uma muda mais velha, procure podar o máximo possível da raiz pivotante, apenas cuidando p/ que fiquem raizes finas para continuar alimentando a planta.

Natura Bonsai Brasil

Dante

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

E aí pessoal!

Uma dúvida que tenho, é com relação à hora de colocar a planta no escorredor.
Após podar e diminuir a raiz principal, devo diminuir também o volume das demais raízes, tipo como quando se realiza um transplante para o vaso, ou não, deixo como está?... E como devo proceder com o torrão de terra no qual a muda está plantada. Devo manter este torrão e colocar a planta no escorredor com ele, ou retirá-lo, lavar as raízes?...
Como é isso?!...

Abraços!
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Dante, ao iniciar no escorredor deve retirar totalmente o torrão de terra antigo, pois senão não terá sentido o escorredor. Retira a pivotante, mas quanto a podar as raízes finas vai depender da quantidade que tem. Se for pouca não podaria.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: