FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Kaede. buergerianun ou trident?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2010 12:29 am    Assunto: Acer Kaede. buergerianun ou trident? Responder com citação

Olá Pessoal do fórum. Estou com uma dúvida meio complicada. Toda vez q adiquiro uma planta, pesquiso no google sobre sua espécie para ver as particularidades delas, para não ter perigo de fazer alguma coisa errada. Só q pesquisando no google como acer kaedé, não consigo achar nada, e vejo várias matérias chamando o acer kaedé de tridente e buergerianum.. estou na dúvida. será q alguém sabe me explicar com certeza o que tenho em mãos e suas particularidades?
abraço à todos...
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2010 4:06 pm    Assunto: Acer Responder com citação

Mc

Sem fotografia não é possível afirmar qual a espécie de acer que você adquiriu. Mas a espécie mais trabalhada como bonsai no Brasil é Acer buergerianum, nome científico do qual o nome Acer trifidum é um sinônimo mais antigo e menos usado. A mesma espécie também é conhecida pelo o nome popular japonês de kaede ou pelos nomes portuguêses trífido ou tridente.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2010 8:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira
me desculpe por não postar foto... ai vai.

Foi adquirida em uma barraca na exposição de bonsais no jardim botânico e quem me disse q era kaede foi o próprio mestre hidaka. pelo que vi então me parece ser a mesma planta então com vários nomes, mas o senhor hidaka me mostrou um ser chamado de tridente e com as folhas mais fininhas e mais pontiagudas.........
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Nov 14, 2010 9:13 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Mcdonald, como bem informou o grande Ferreira, o acer que vc adquiriu é um acer burgerianum. No google, vc poderá pesquisar imagens e informações sobre essa espécie digitando esse nome, seguido por bonsai. Very Happy

Por outro lado, os japoneses chamam essa variedade de acer de KAEDE (a grafia japonesa correta é: カエデ). Então, para enriquecer ainda mais sua pesquisa em imagens diferentes, vc pode digitar esse nome seguido do nome bonsai: カエデ 盆栽

Detalhe: no Japão, essa planta é uma nativa, tendo outras variedades: kaede yama, kaede myasama, kaede nyoi, etc, como temos as variedades de acer palmatum.

Eu particularmente aprecio demais essa espécie, que aliás, vai bem melhor aqui no planalto central que o acer palmatum. O estilo predileto para trabalhar um acer kaede, na minha humilde opinião, é o estilo ISHI TSUKI, ou com pedra, no linguajar japones:




Mas isso vai do gosto do fregues, é claro. Veja:









Importante ressaltar que, para visualizar paginas escritas em kanji japones, ou chines, ou coreano, etc, é preciso ter as fontes asiáticas instaladas. Do contrário, só aparecerão simbolos. Rolling Eyes Rolling Eyes

Veja o trabalho abaixo, um acer kaede, estilo ishi tsuki, formado de acordo com principios que mestre Hidaka vem seguindo há anos:



Repare que, formada a estrutura raiz/pedra, a preocupação do cultivador agora, estando a planta devidamente acondicionada em um vaso pequeno, é cuidar da ramificação fina, num trabalho primoroso e dificilimo, de formar a estruturação aerea adequada para esse mini bonsai. Um show a parte, aliás:






_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

nick... só pra ter certeza então.. kaede e tridente são espécies diferentes de acer?
obrigado
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

nicky
Você ja germinou algum acer?
ou so via estaca mesmo?
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 6:11 pm    Assunto: Responder com citação

MC, Tridente, Kaede, Buergerianum..........são a mesma planta! E, fora o Ácer negundo (não se usa muito para bonsai) é a espécie mais resistente para se trabalhar.
Outros Áceres............palmatum, deshojo, atropurpureum, myasama, requerem mais cuidados.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 7:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Como esclareceu o bom e grande Elio, o Acer burgerianum é o mesmo Tridente e Kaede. Só que Kaede é o nome japones para essa variedade de acer (isto é, acer burgerianum tridente). Há outras variedades: Acer burgerianum myasama, Acer burgerianum nyoi, etc. Very Happy

Germinar um acer, no meu entendimento, só é possível através de sementes, coisa que nunca precisei fazer, pois tenho vários acer burgerianum a disposição em meu viveiro, muitos inclusive formados a partir de estaquia e alporquia, dispensando a formação inicial via sementes. Alguns até produzem, como o myasama, mas não coleto nem planto, acho perda de tempo. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Sáb Jul 09, 2011 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, aproveitando o tópico, seria possivel vc me explicar um pouco sobre o cultivo do acer myasama, visto q vc já tem alguma experiencia com essa variedade de acer ? Laughing

Abraços!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 8:35 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mateus, não tenho experiencia com acer kaede myasama. Apenas cultivo a variedade kaede tridente, ou seja, o acer burgeranum simples. A variedade Myasama não vai muito bem no clima de Brasilia, que é mais seco, quente e de baixa umidade. Talvez em Goiania o cultivo seja melhor, pois na sua cidade a umidade é bem mais elevada que aqui, o que poderia ajudar bastante.

Em todo caso, o cultivo é igual ao do acer burgerianum (tridente ou kaede, que é a mesma coisa), com desfolha no outono e no final do inverno; adubação durante o ano inteiro, reduzindo no inverno. Rega sempre ao final da tarde, por volta das 16 horas. Aramação na primavera ou no verão, forçando o galho levemente até a posição desejada, antes de colocar o arame, para flexibilizá-lo e dessa forma obter o resultado mais satisfatório. O arame pode ficar até que se observe que começa a marcar, quando então deve ser retirado.

Reenvase a cada dois anos, pois as raízes crescem muito. Corte uns 30 a 40% do volume total, para reduzir. A melhor época é na primavera, e o substrato deve ser bem drenante, com algo de organico nele, como carvão e casca de pinheiro, o que ajuda a acidificar um pouco o solo, com a decomposição gradativa desses materiais. Fique atento a aracnídeos, pulgões e cochonilas, que contribuem para o desgaste prematuro das folhas, tornando-as pálidas e feias. O melhor combate é a desfolha total, com aspersão de acaricida ou outro defensivo.

A diferença entre o acer burgerianum kaede e o myasama está no tipo da folha, cor da casca e desenvolvimento da planta. Geralmente, as folhas são o maior diferencial, veja o myasama:



Agora, veja o kaede:



Eu tenho duas mudas de myasama, que estão do mesmo tamanho e praticamente com a mesma grossura do tronco, quando ganhei elas há uns oito anos atrás. No mesmo período, os outros aceres que cultivo, todos kaede, engrossarm até cinco vezes mais, bem como seu desenvolvimento e crescimento foram tão grandes quanto. Isso se deve a diversos fatores, mas o principal deles é o fato de que o myasama não se adaptou bem aqui no meu viveiro tanto quanto o kaede.

Por isso, as minhas duas mudas estão como estão. Não me preocupo com elas: faço reenvase a cada dois anos, adubação periódica, rega diária, aramação e desfolhas. Se não se desenvolvem, paciência. Sad

Espero que voce tenha melhor sorte com o cultivo do myasama. Rolling Eyes
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/07/04
Mensagens: 256
Localização: Goiania- GO

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

nicky, muitissimo obrigado por esclarecer como é o cultivo desse acer. Very Happy

Precisava muito dessas informações, pq adquiri um myasama e na net não tem quase nada de informacões sobre a especie.Por esse motivo, não tinha a minima idéia sobre o seu cultivo... Rolling Eyes

Abraço!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2011 6:33 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal estou com 3 aceres... 2 grandes,... quase 2,5m do palmatum e 1 tridente... já estão comigo a 1 ano... não fiz nada neles...

estão todos sem folhas... o tridente cresceu galhos longos... no meio dos menores...

e os grandes só estão pelados... nos vazos de plástico que vieram! queria mexer neles ou fazer mudas pois tem vários galhos.... eles estão com os troncos verdes... quase igual a bambu!...

o que devo fazer nos 3? esperar a temperatura subir ou cortar alguns galhos de ambos?

abçs!
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil