Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Nov 29, 2010 9:01 pm Assunto: Eugenia... SOCORRO! - atualizando... |
|
|
Olá a todos! Bom, já fiz um tópico sobre a eugenia descrita aqui (aquela do CEAGESP), ela chegou bonita e tudo o mais, aí, fiz umas intervenções:
1ª intervenção: Retirei ela do vazo e podei as raízes, deixando mais ou menos uma mão de raiz. pós isso coloquei ela num vazo retangular de plástico mais ou menos do mesmo tamanho que o anterior.
2ª intervenção: Depois de uns 2/3 dias, ela estava ótima, verdinha, com as folhas retas e brilhantes, então, não conhecendo muito sobre a espécie, coloquei ela no sol (direto), pensando fazer bem a ela.
Agora os resultados do erro...
1ª Resultado: No dia seguinte ela dobrou todas as folhas, as folhas ficaram secas, duras e foscas, ficaram fracas e fáceis de cair.
2ª Resultado: Passados 5 dias, resolvi da uma lida aqui no fórum, e vi um post que comentava que a raiz era o espelho da copa da árvore, então resolvi podar a copa de minha eugenia. Deixei ela com mais menos 3 dedos a menos de copa de todos os lados, deixando ela em formato de bola.
Agora as providências:
1ª Providencia: Durante as noites deixava um gelo encima do vazo, perto do tronco da planta, para mantê-la bem hidratada durante a noite. Quase todas as manhãs eu regava ela com o "chuveirinho" do banheiro, para ela ficar bem molhada.
2ª Providencia: Depois que ela começou a secar as folhas parei imediatamente de deixa-la no sol (deixando somente na sombra).
Os pedidos:
1º Pedido: Gostaria que me respondessem porque ela secou suas folhas, se foi mesmo por causa do sol ou pode ser por outra coisa.
2º Pedido: Se tiver alguma solução eu peço POR FAVOR que me digam qual é, porque não gostaria nada de perde-la.
3º Pedido: Gostaria que alguém me passasse alguma dica sobre a espécie que agora possuo que é no caso, a eugenia.
Agradeço a atenção de todos que me responderem e que me passarem os cuidados e dicas referentes a espécie.
Obrigado desde já!!!  _________________ Planta! Vai que pega...
Editado pela última vez por Pedro Catarin em Ter Nov 30, 2010 9:58 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Nov 29, 2010 10:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Pedro,
de fato ao podar as raízes deveria fazer uma redução proporcional da massa verde. A tua planta secou por isso e por ficar exposta ao sol. O que ela precisa agora é descansar depois destas intervenções que você fez. Sombra e água fresca!!!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Nov 29, 2010 10:48 pm Assunto: |
|
|
Se o substrato for bem drenante regue ao final do dia, todo dia.
Se não for tão drenante, e segurar bem a umidade, molhe apenas quando notar que está seco.
É assim que tenho feito com eugenias e visto elas reagirem bem.
Não são tão sensíveis... Outro dia vi várias numa floricultura, com o torrão seco...muito seco, mas a folhagem muito viva.
Cuide dela, sem frescuras, e ela reagirá daqui uns 30 dias.
Se não conhece: http://aidobonsai.wordpress.com/ |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 30, 2010 9:43 am Assunto: Eugenia... SOCORRO! |
|
|
Muitíssimo obrigado pela ajuda!
Aqui vão algumas fotos de como ela era e como está:
Chegou assim:
[/img]
Agora, como ela está:
Da para notar as folhas curvadas e sem brilho, e na última, o substrato que usei que foi barro (que já veio no vazo antigo), terra vegetal (pequenas porções) e um pouquinho de terra vermelha.
Mais uma vez, obrigado pela atenção de todos, continuem dando dicas e tudo o mais, ficarei feliz em responde-los [/img] _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 01, 2011 9:51 pm Assunto: |
|
|
Estes dias dou uma "abanada" com as mãos nas folhas e mais um monte delas caem. Ela ainda está sequinha, com bem menos folhas mas ainda está verde. Rego todos os dias mas ela não recuperou e nem deu sinal de que está... =/
Será que ela recupera? Ponho ela no sol (pode ser falta dele)? Adubo? Troco substrato? Corto e deixo só o "toco"?
Desculpem pelas perguntas exessivas mas estou muito preocupado com ela... TT
Abraços...! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Jan 02, 2011 1:44 am Assunto: |
|
|
Olá Pedro, por desconhecimento você cometeu alguns erros que afetaram de forma significativa sua Eugênia:
1 - quando se faz poda raízes e consequentemente transplante, a copa também deverá ser reduzida proporcionalmente. Outra coisa importante é saber se a espécie que está sendo trabalhada suporte que nível de poda de raízes: 30%, 50%?
2 - uma planta transplantada NUNCA deve ser exposta ao sol direto. Como ocorreu redução das raízes, a capacidade de absorção de água e nutrientes foi reduzida. Expo-la ao sol pode acelerar sua desidratação.
3 - as regas devem ser feitas para manter a umidade do substrato, independente se ele for muito ou pouco drenante.
4 - Plantas transplantadas não devem ser adubadas antes de 40 dias.
5 - Não precisa trocar de substrato agora.
6 - Elimine todas as folhas secas mas não elimine os galhos deixando só o tronco.
7 - Não mexa na planta. Deixe ela quieta para ver se ela se recupera.
Boa sorte. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 02, 2011 8:14 pm Assunto: |
|
|
Então acho que terei de desfolha-la completamente, pois afinal, todas as folhas estão como na última foto e caem facilmente quando tocadas.
Acho que já se passaram 40 dias então irei dar uma "adubadinha".
Irei mante-la na sombra e esperar...
Abraços e muito obrigado pela atenção Ricardo!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Leco
Registrado: 13/01/10 Idade: 46 Mensagens: 95 Localização: Cotia-SP
|
Enviada: Dom Jan 02, 2011 8:40 pm Assunto: |
|
|
Pedro, espere a planta se recuperar para depois aduba-la!!! Faça apenas oque o Ricardo citou e boa sorte! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jan 02, 2011 9:09 pm Assunto: |
|
|
Pedro, não adube e nem coloque gelo sobre o substrato.
Só regue quando a superfície do substrato estiver seca.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 7:35 am Assunto: |
|
|
Pedro, retire todas as folhas e deixa ela quieta, sem adubo e sem gelo. O substrato não precisa ficar molhado, mas sim úmido. Deixe na smbra e não mexa no substrato de maneira alguma agora. Apenas aguarde. Sei que quer fazer o possível e o impossível, mas agora é paciência... a recuperação agora dependerá da planta. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 1:51 pm Assunto: |
|
|
Pedro eu sei que ao achar que vamos perder uma planta a gente fica muito triste e isso faz com que a gente mexa nela mas do que devemos, só que agora o que você deve fazer é deixar ela sem mexer em nada, só regar conforme a necessidade. Eu tenho uma eugenia que estava muito bonita e como você eu a coloquei no sol logo após o transplante e ela secou completamente, deixei ela na sombra em um local que só pega sol pela manhã bem cedo e o resto do dia ela pega apenas um pouco de luz indireta, por fim ela recuperou só que ela perdeu a maioria dos galhos. O negocio agora é só paciência e mais nada.
Um abraço. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 2:02 pm Assunto: |
|
|
Nossa valeu pessoal! Estou muito contente pela atenção e ajuda que vocês estão me dando!
Então irei tirar as folhas e esperar...
Abraços e muito obrigado!!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 2:54 pm Assunto: |
|
|
e pedro agora entao e so esperar ea recuperaçao
e e assim mesmo e erando que se aprende...rsrsrs _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 03, 2011 6:35 pm Assunto: |
|
|
Retirei todas as folhas e díminui uns 2 dedos de cada galho, deixando ela bem menor, coloquei ela na sombra e deixei o solo úmido... aí, é esperar agora...
 _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 4:49 pm Assunto: |
|
|
E aí Pedrão, sua Eugenia já está melhor?
Fábio |
|
|
 |
|