FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Escorredor + Mamadeira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Visitante






MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 9:49 am    Assunto: Escorredor + Mamadeira Responder com citação

Bom dia a todos os colegas foristas,
Como sou novato na arte(apesar que todos somos novatos, so que uns mais novatos que os outros) gostaria de saber se alguem tem experiencia quanto a isto:
- O tempo de desenvolvimento de uma planta sera maior plantada em um escorredor e depois colocada em uma mamadeira, ou sera maior se plantada diretamente no chão?
- Qual a vantagem e desvantagem de cada uma destas opções acima?

Abraços

Marcio Garcia
Voltar ao topo
Hermes Vieira



Registrado: 02/11/04
Mensagens: 8
Localização: Uberaba-MG

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 9:47 pm    Assunto: Re: Escorredor + Mamadeira Responder com citação

Olá Marcio.

Estou com saudade da sua cidade. Passava por aí toda semana quando trabalhava como representante de laboratório. Já fazem 2 anos. Bom saber que tem bonsaísta aí também.
Quanto a sua pergunta: o desenvolvimento na terra, pelo que eu já pude comprovar aqui, é bem maior que no escorredor. A desvantagem é que você não pode colocar a planta numa posição adequada se quiser fazer uma aramação, por exemplo. Dá pra fazer mas é mais incômodo. Outro porém é que na terra as raízes vão se desenvolver mais e quando você for tirar da terra, o risco da planta sentir com a poda de raízes é maior. Eu gosto de plantar no escorredor e colocar o escorredor "plantado" na terra. Facilita a poda das raízes e garante um bom desenvolvimento.
Question Só não entendi o negócio da mamadeira que você disse. Que mamadeira é essa? Tô por fora.

Espero ter ajudado de alguma forma. Very Happy

Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
thiago



Registrado: 08/11/04
Mensagens: 7
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2004 1:34 am    Assunto: Responder com citação

pelo q eu sei, a mamadeira é isso q vc faz de plantar o escorredor! por a planta no escorredor e este na terra ou num vaso paras raizes crescerem livres, porém contidas!
_________________
sou paisagista, se vc quiser um belo jardim em qualquer estilo(inclusive japonês, chinês...) é só entrar em contato!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2004 7:38 am    Assunto: Re: Escorredor + Mamadeira Responder com citação

Oi Marcio, tudo bem?

Eu recomendaria voce plantar em escorredor e em seguida na "mamadeira".
Eu também já plantei no solo e achei que as desvantagens sao maiores que as vantagens. Por exemplo:
1- no solo voce nao pode transportar a planta (evidente !!!), portanto, fica dificil o trabalho de poda, aramação e todo tipo de manutenção. Já no escorredor/mamadeira ainda é possivel transportar e colocar numa mesa de apoio.
2- no escorredor voce pode conseguir inclusive um controle de adubação melhor que no solo.
3- o enraizamento no solo é muito profundo, tornando-se muitas vezes dificil a retirada da planta, quie pode inclusive se ressentir mais neste momento. No escorredor basta voce cortar as raizes que ligar que se desevolveram na mamadeira.

Assim, não posso afirmar, mas me parece que o tempo de desenvolvimento no solo, se for mais curto, deve ser pouca coisa e, na minha opinião, pelos motivos acima, acho que nao compensa.

Boa sorte,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2004 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

OLá Márcio, como vai?

Até onde cheguei, no escorredor e depois na mamadeira a planta se desenvolve mais depressa...
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
mariotti



Registrado: 14/07/04
Idade: 67
Mensagens: 55
Localização: Cerquilho-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2004 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio

Acrescentando mais informacoes as ja fornecidas por nossos colegas, no escorredor tem ainda a vantagem de voce poder girar esporadicamente para que ocorra um desenvolvimento por igual na procura da planta pelo sol.
Outro fator muito importante, no que diz respeito ao substrato colocado no escorredor tem que ser bem drenado e bem ventilado, porque dependendo da mistura que for feita, se compactar demais o solo ai os resultados nao serao satisfatorios.

[]'s
Mariotti
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Visitante






MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2004 4:41 pm    Assunto: Re: Escorredor + Mamadeira Responder com citação

Hermes Vieira escreveu:
Olá Marcio.

Estou com saudade da sua cidade. Passava por aí toda semana quando trabalhava como representante de laboratório. Já fazem 2 anos. Bom saber que tem bonsaísta aí também.
Quanto a sua pergunta: o desenvolvimento na terra, pelo que eu já pude comprovar aqui, é bem maior que no escorredor. A desvantagem é que você não pode colocar a planta numa posição adequada se quiser fazer uma aramação, por exemplo. Dá pra fazer mas é mais incômodo. Outro porém é que na terra as raízes vão se desenvolver mais e quando você for tirar da terra, o risco da planta sentir com a poda de raízes é maior. Eu gosto de plantar no escorredor e colocar o escorredor "plantado" na terra. Facilita a poda das raízes e garante um bom desenvolvimento.
Question Só não entendi o negócio da mamadeira que você disse. Que mamadeira é essa? Tô por fora.

Hermes, fico mais satisfeito ainda de saber que tem bonsaista ai em Uberaba, vou muito ai pois tenho parentes, devo ir ai no fim do ano, quando for te ligo ou passo um email, quem saber vou ai te fazer uma visita.A proposito ai tem algum viveiro onde se consiga um bom material pra bonsai, porque aqui e bem fraco.
Hermes a mamadeira nada mais e do que uma bacia grande com terra adubada( bem adubada 50%) onde voce planta o escorredor e as raizes se alimentam da terra adubada.
Ai pessoal que respondeu ao meu topico, obrigado pelas opiniões , realmente vejo que a mamadeira tem mais vantagem com relação ao chão, mas e sempre bom trocar opiniões e experiencias.

Abraços a todos.

Marcio Garcia

Espero ter ajudado de alguma forma. Very Happy

Um abraço.
Voltar ao topo
Hermes Vieira



Registrado: 02/11/04
Mensagens: 8
Localização: Uberaba-MG

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2004 10:51 pm    Assunto: Re: Escorredor + Mamadeira Responder com citação

Olá Márcio.

Very Happy Será um prazer receber você aqui no meu Cantinho do Bonsai, que é o nome do meu viveiro. Me mande um e-mail sim que a gente combina.
Tem alguns viveiros razoáveis aqui para você procurar material. É uma pena que o melhor e maior que tinha aqui fechou as portas.

Fico te aguardando.

Um forte abraço.

Hermes Vieira
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 12, 2004 12:07 am    Assunto: Re: Escorredor + Mamadeira Responder com citação

Hermes, mamadeira é uma bacia plástica maior que o escorredor com esterco puro, já curtido, onde as raízes irão buscar alimento.
Coloque o escorredor sobre o esterco, não enterre; as raízes buscarão o alimento por baixo do escorredor. É assim a explicação dada por Hidaka. O excesso de raízes ficará na parte baixa quando for reenvasar e, certamente, haverá um pequeno tufo de raízes laterais permitindo melhor acomodação no futuro vaso.

Hermes Vieira escreveu:
Olá Marcio.


Question Só não entendi o negócio da mamadeira que você disse. Que mamadeira é essa? Tô por fora.

Espero ter ajudado de alguma forma. Very Happy

Um abraço.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Visitante






MensagemEnviada: Sex Nov 12, 2004 9:40 am    Assunto: Re: Escorredor + Mamadeira Responder com citação

[quote="Mário A G Leal"]Hermes, mamadeira é uma bacia plástica maior que o escorredor com esterco puro, já curtido, onde as raízes irão buscar alimento.
Coloque o escorredor sobre o esterco, não enterre; as raízes buscarão o alimento por baixo do escorredor. É assim a explicação dada por Hidaka. O excesso de raízes ficará na parte baixa quando for reenvasar e, certamente, haverá um pequeno tufo de raízes laterais permitindo melhor acomodação no futuro vaso.

Prezado Mario,
Eis a questão, sempre li em varios locais em outros foruns que a mamadeira deve conter 50% terra vermelha e 50% esterco, e logico que se colocar somente esterco a planta vi se desenvolver mais rapido. Então a mandeira correta e colocar apenas esterco curtido?
Li tbem que se deve enterrar 1/3 do vaso na mamadeira, então devo colocar apenas sobre o substrato da mamadeira sem enterrar?
Outra perguntinha basica de quem ainda não colocou nenhuma planta na mamadeira:
Se eu colocar apenas esterco, posso misturar um pouco de areia grossa pra melhorar a drenagem ?

Abraços.
Voltar ao topo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2005 8:31 pm    Assunto: Re: Escorredor + Mamadeira Responder com citação

As informações que passei ouvi pessoalmente do Hidaka. Acredito que não haja nada em usar 50% terra e 50 % esterco, questão apenas de concentração do esterco. Não se deve enterrar o escorredor e sim colocá-lo sobre o esterco. As raízes laterais pararão pois não terão para onde ir formando a base que irá dar apoio a planta quando no vaso. As raízes de baixo buscarão o alimento necessário e que será em quantidade visto estarmos proporcionando uma super alimentação (esterco puro). Não tem necessidade de colocar a areia no esterco ele é bastante poroso.

[quote="Anonymous"]
Mário A G Leal escreveu:
Hermes, mamadeira é uma bacia plástica maior que o escorredor com esterco puro, já curtido, onde as raízes irão buscar alimento.
Coloque o escorredor sobre o esterco, não enterre; as raízes buscarão o alimento por baixo do escorredor. É assim a explicação dada por Hidaka. O excesso de raízes ficará na parte baixa quando for reenvasar e, certamente, haverá um pequeno tufo de raízes laterais permitindo melhor acomodação no futuro vaso.

Prezado Mario,
Eis a questão, sempre li em varios locais em outros foruns que a mamadeira deve conter 50% terra vermelha e 50% esterco, e logico que se colocar somente esterco a planta vi se desenvolver mais rapido. Então a mandeira correta e colocar apenas esterco curtido?
Li tbem que se deve enterrar 1/3 do vaso na mamadeira, então devo colocar apenas sobre o substrato da mamadeira sem enterrar?
Outra perguntinha basica de quem ainda não colocou nenhuma planta na mamadeira:
Se eu colocar apenas esterco, posso misturar um pouco de areia grossa pra melhorar a drenagem ?

Abraços.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2005 11:36 pm    Assunto: mamadeira Responder com citação

só complementando a informação sobre mamadeira, é quanto a bacia que servirá de "pasto" para o escorredor: pode-se fazer uns furos laterais, alem dos nos fundos, para melhorar a areação e saida da agua da rega. é bom tambem colocar pés na bacia. eu uso pedra ou caco de tijolo para levantar a bacia e afastá-la do solo.
Em relação a discussão sobre chão ou escorredor com mamadeira, lembro aos colegas que a planta no chão tem por finalidade aumentar o calibre do tronco, isto é, deve-se esquecer galhos e aramação ou poda para refinamento.
nas revistas especializadas, principalmente as estrangeiras, usa-se muito esse recurso como forma de acelerar o engrossamento do tronco da planta. claro, pode-se fazer a poda direcionando o tronco, para obter a conicidade desejada, mas sem muita preocupação com os galhos, que poderão ser obtidos a posteriori.
um abraço. Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil