Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO
Registrado: 30/10/10 Idade: 46 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 12:36 am Assunto: Substrato para Pitangueira em Mini-estufa |
|
|
Boa noite pessoal
Gostaria de uma sugestão para substrato desta pitanga que pintou em um vaso de junípero que estou cuidando. Como preciso retirá-la, gostaria de dar uma chance pra "visitante", já que a mesma conseguiu um espacinho mesmo com o substrato do junípero estando fraco. Ela deve ter uns três meses de vida eu acho, talvez quatro...
Colocarei a mesma em uma mini-estufa de pet inicialmente e queria uma dica de substrato e como devo prosseguir com adubação nesse estágio em que ela se encontra...se puderem ajudar, serei grato...
Abraço a todos e bom feriado
A foto da "intrusa":
|
|
|
|
Mcdonald PARTICIPANTE
Registrado: 19/08/10 Idade: 42 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 12:27 pm Assunto: |
|
|
opa... então velho, seguinte... eu uso o substrato 50% terra humificada (comprada em viveiros e gardens) e 50% de areia grossa (areia peneirada com aquelas peneirinhas de coar leite). Em seguida vc deixa a planta na sombra por uns 30 dias, se quiser pode deixar pra tomar o sol da manhã, mas somente até as 10hs da manhã, se passar ela corre o risco de morrer. Adubação somente após 30 dias, nem pense adubar antes, ouvi o pessoal aqui do fórum dizer q é o mesmo q dar feijoada a um paciente recém operado.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
|
Seph1903 4.o PASSO
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 12:57 pm Assunto: |
|
|
Grande Macdonald...
Essa tua dica pode ser utilizada na pet também? Quanto tempo vc acha que ela pode ficar na mini-estufa? Como ela tem pouco tempo, eu queria aproveitar pra dar um plus nela após esses primeiros dois meses...
Grande abraço amigo e bom fim de feriado |
|
|
|
Mcdonald PARTICIPANTE
Registrado: 19/08/10 Idade: 42 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 6:07 pm Assunto: |
|
|
Olha... eu só uso pet para fazer estaquia. Quando faço transplante eu apenas deixo na sombra.. não acho necessário fazer uma estufa... até pq a planta vai precisar de ar e o q não vai ter muito lá dentro.. sempre deixo na sombra por uns 20 a 30 dias e dá certo... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
|
Seph1903 4.o PASSO
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 7:09 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Olha... eu só uso pet para fazer estaquia. Quando faço transplante eu apenas deixo na sombra.. não acho necessário fazer uma estufa... até pq a planta vai precisar de ar e o q não vai ter muito lá dentro.. sempre deixo na sombra por uns 20 a 30 dias e dá certo... |
Certo...quando vi teu post jah tinha colocado ela...vamos testar então. Eu deixo o respiro da tampa aberto...caso precise, tiro a parte de cima da pet e deixo ela ao ar livre...posto dentro de uns 20 ou trinta dias pra ver se deu certo. Por enquanto valeu o apoio. |
|
|
|
neiluis 3.o PASSO
Registrado: 19/10/10 Idade: 40 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 11:03 am Assunto: |
|
|
deixea por uns trinta dias depois retirea e coloque em um vasinho na sombra e agua nela que dai a um tempo vc tera muitas felicidades pois sabera exatamente de onde ela veio e quanto tempo ela tem
e talvez com o tempo ela se torne seu exemplar mais especial... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
|
Mcdonald PARTICIPANTE
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 11:39 am Assunto: |
|
|
Seph1903 escreveu: | Mcdonald escreveu: | Olha... eu só uso pet para fazer estaquia. Quando faço transplante eu apenas deixo na sombra.. não acho necessário fazer uma estufa... até pq a planta vai precisar de ar e o q não vai ter muito lá dentro.. sempre deixo na sombra por uns 20 a 30 dias e dá certo... |
Certo...quando vi teu post jah tinha colocado ela...vamos testar então. Eu deixo o respiro da tampa aberto...caso precise, tiro a parte de cima da pet e deixo ela ao ar livre...posto dentro de uns 20 ou trinta dias pra ver se deu certo. Por enquanto valeu o apoio. |
Tranquilo seph....
Aqui no fórum, o pessoal te dá dica mas não quer dizer q seus instintos não tenham valor.. o fato de deixar sem a tampa para o respiro acho ser uma boa e aposto q vai dar certo....
boa sorte...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
|
Seph1903 4.o PASSO
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 5:58 pm Assunto: |
|
|
Com certeza Nei...não tenho muitas plantas grandes, somente pequenos, que nasceram comigo...isso nos ensina a respeitar a natureza...saberei exatamente sua idade...abraço |
|
|
|
Seph1903 4.o PASSO
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 5:59 pm Assunto: |
|
|
Mac...parece que ela está mais verde inclusive...como vc disse outro dia...tava disputando a comida a tapa...rsrs |
|
|
|
Mcdonald PARTICIPANTE
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 11:16 pm Assunto: |
|
|
hehehe.... caramba..... disputando comida a tapa.... agora vai ter um banquete.... é só esperar crescer e.....
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
|
Seph1903 4.o PASSO
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 4:23 am Assunto: Atualização |
|
|
Oi pessoal
Atualizando...
Lembrando, a pitangueira "apareceu" num vaso onde eu tinha um junípero procumbens.
Coloquei em uma pet com um substrato legal e ela deu um plus show (dica do Macdonald)
Ela está colocando pares de galhos:
Mais de perto:
Detalhes e distribuição dos galhos:
Ela está a cinco meses no substrato, que já baixou +- 1,5cm. Não notei aparecimento de raízes.
Como ela têm se bifurcado (o tronco se dividiu em dois e cada galho idem!) senti falta dela ter colocado um broto para puxar
o crescimento da planta de modo central. Não fiz nenhum tipo de reposição com adubação ainda nesse tempo, pois o substrato foi zero bala!
Devo deixar nessa pet muito tempo ainda?
Devo efetuar algum tipo de modificação agora?
Abraço a todos! |
|
|
|
Mcdonald PARTICIPANTE
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 12:41 pm Assunto: |
|
|
Seph....
Tá ficando show heim...... esse substrato abaixou porque é normal mesmo.. compacta um pouquinho....
Aproveita e faz um tranplante no final do inverno pra vc ai na sua região...
compra uma bacia de grande a média dessas de 1,99, faça uns furos nas laterais e no fundo e coloque o mesmo substrato que te indiquei, dá um pouco de trabalho peneirar mas o resultado vc vai notar rapidamente... acho que em um ano ela vai crescer e bastante... já vai até dar pra vc trabalhar nela.... se ficar em vasos pequenos vai crescer pouco.....
ahh.. não esqueça de deixar uns dias à sombra uns dias.......
abrass _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
|
Seph1903 4.o PASSO
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 6:05 pm Assunto: Opa |
|
|
Opa Macdonald!
Valeu vou reenvasar no fim do inverno então.
Valeu o apoio. Um abraço ! |
|
|
|
Pedro Reimão 3.o PASSO
Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 7:32 pm Assunto: |
|
|
Seph tenho verdadeira paixão com pitangueira e acho a sua ainda mais guerreira que muitas outras.
Nos mantenha atualizados, assim que eu puder vou postar fotos da minha e ate pedir umas dicas ao pessoal. |
|
|
|
Seph1903 4.o PASSO
|
Enviada: Ter Abr 19, 2011 8:17 pm Assunto: Tranquilo |
|
|
Tranquilo Pedro...
Vou atualizar sempre que efetuar alguma modificação maior.
Abraço |
|
|
|
|