FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Substrato para Pitangueira em Mini-estufa
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 12:36 am    Assunto: Substrato para Pitangueira em Mini-estufa Responder com citação

Boa noite pessoal
Gostaria de uma sugestão para substrato desta pitanga que pintou em um vaso de junípero que estou cuidando. Como preciso retirá-la, gostaria de dar uma chance pra "visitante", já que a mesma conseguiu um espacinho mesmo com o substrato do junípero estando fraco. Ela deve ter uns três meses de vida eu acho, talvez quatro...
Colocarei a mesma em uma mini-estufa de pet inicialmente e queria uma dica de substrato e como devo prosseguir com adubação nesse estágio em que ela se encontra...se puderem ajudar, serei grato...
Abraço a todos e bom feriado

A foto da "intrusa":



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

opa... então velho, seguinte... eu uso o substrato 50% terra humificada (comprada em viveiros e gardens) e 50% de areia grossa (areia peneirada com aquelas peneirinhas de coar leite). Em seguida vc deixa a planta na sombra por uns 30 dias, se quiser pode deixar pra tomar o sol da manhã, mas somente até as 10hs da manhã, se passar ela corre o risco de morrer. Adubação somente após 30 dias, nem pense adubar antes, ouvi o pessoal aqui do fórum dizer q é o mesmo q dar feijoada a um paciente recém operado.
abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Macdonald...
Essa tua dica pode ser utilizada na pet também? Quanto tempo vc acha que ela pode ficar na mini-estufa? Como ela tem pouco tempo, eu queria aproveitar pra dar um plus nela após esses primeiros dois meses...
Grande abraço amigo e bom fim de feriado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olha... eu só uso pet para fazer estaquia. Quando faço transplante eu apenas deixo na sombra.. não acho necessário fazer uma estufa... até pq a planta vai precisar de ar e o q não vai ter muito lá dentro.. sempre deixo na sombra por uns 20 a 30 dias e dá certo...
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Olha... eu só uso pet para fazer estaquia. Quando faço transplante eu apenas deixo na sombra.. não acho necessário fazer uma estufa... até pq a planta vai precisar de ar e o q não vai ter muito lá dentro.. sempre deixo na sombra por uns 20 a 30 dias e dá certo...


Certo...quando vi teu post jah tinha colocado ela...vamos testar então. Eu deixo o respiro da tampa aberto...caso precise, tiro a parte de cima da pet e deixo ela ao ar livre...posto dentro de uns 20 ou trinta dias pra ver se deu certo. Por enquanto valeu o apoio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
neiluis
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 19/10/10
Idade: 40
Mensagens: 583
Localização: Sao Leopoldo-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 11:03 am    Assunto: Responder com citação

deixea por uns trinta dias depois retirea e coloque em um vasinho na sombra e agua nela que dai a um tempo vc tera muitas felicidades pois sabera exatamente de onde ela veio e quanto tempo ela tem
e talvez com o tempo ela se torne seu exemplar mais especial...
_________________

www.espacobonsai.blogspot.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 11:39 am    Assunto: Responder com citação

Seph1903 escreveu:
Mcdonald escreveu:
Olha... eu só uso pet para fazer estaquia. Quando faço transplante eu apenas deixo na sombra.. não acho necessário fazer uma estufa... até pq a planta vai precisar de ar e o q não vai ter muito lá dentro.. sempre deixo na sombra por uns 20 a 30 dias e dá certo...


Certo...quando vi teu post jah tinha colocado ela...vamos testar então. Eu deixo o respiro da tampa aberto...caso precise, tiro a parte de cima da pet e deixo ela ao ar livre...posto dentro de uns 20 ou trinta dias pra ver se deu certo. Por enquanto valeu o apoio.

Tranquilo seph....
Aqui no fórum, o pessoal te dá dica mas não quer dizer q seus instintos não tenham valor.. o fato de deixar sem a tampa para o respiro acho ser uma boa e aposto q vai dar certo....
boa sorte...
abraço
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Com certeza Nei...não tenho muitas plantas grandes, somente pequenos, que nasceram comigo...isso nos ensina a respeitar a natureza...saberei exatamente sua idade...abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Mac...parece que ela está mais verde inclusive...como vc disse outro dia...tava disputando a comida a tapa...rsrs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 11:16 pm    Assunto: Responder com citação

hehehe.... caramba..... disputando comida a tapa.... agora vai ter um banquete.... é só esperar crescer e.....
abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 4:23 am    Assunto: Atualização Responder com citação

Oi pessoal

Atualizando...
Lembrando, a pitangueira "apareceu" num vaso onde eu tinha um junípero procumbens.
Coloquei em uma pet com um substrato legal e ela deu um plus show (dica do Macdonald)
Ela está colocando pares de galhos:


Mais de perto:


Detalhes e distribuição dos galhos:


Ela está a cinco meses no substrato, que já baixou +- 1,5cm. Não notei aparecimento de raízes.
Como ela têm se bifurcado (o tronco se dividiu em dois e cada galho idem!) senti falta dela ter colocado um broto para puxar
o crescimento da planta de modo central. Não fiz nenhum tipo de reposição com adubação ainda nesse tempo, pois o substrato foi zero bala!
Devo deixar nessa pet muito tempo ainda?
Devo efetuar algum tipo de modificação agora?

Abraço a todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 12:41 pm    Assunto: Responder com citação

Seph....
Tá ficando show heim...... esse substrato abaixou porque é normal mesmo.. compacta um pouquinho....
Aproveita e faz um tranplante no final do inverno pra vc ai na sua região...
compra uma bacia de grande a média dessas de 1,99, faça uns furos nas laterais e no fundo e coloque o mesmo substrato que te indiquei, dá um pouco de trabalho peneirar mas o resultado vc vai notar rapidamente... acho que em um ano ela vai crescer e bastante... já vai até dar pra vc trabalhar nela.... se ficar em vasos pequenos vai crescer pouco.....
ahh.. não esqueça de deixar uns dias à sombra uns dias.......
abrass
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 6:05 pm    Assunto: Opa Responder com citação

Opa Macdonald!

Valeu vou reenvasar no fim do inverno então.
Valeu o apoio. Um abraço !
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 12/08/10
Idade: 32
Mensagens: 421
Localização: Itaúna-MG

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

Seph tenho verdadeira paixão com pitangueira e acho a sua ainda mais guerreira que muitas outras.
Nos mantenha atualizados, assim que eu puder vou postar fotos da minha e ate pedir umas dicas ao pessoal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 8:17 pm    Assunto: Tranquilo Responder com citação

Tranquilo Pedro...
Vou atualizar sempre que efetuar alguma modificação maior.
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil