FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Preciso de ajuda - Problemas com doença em Pitangueira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 11:43 am    Assunto: Preciso de ajuda - Problemas com doença em Pitangueira Responder com citação

Olá Amigos,

Minha pitangueira este ano está demorando p/ brotar cm em anos anteriores, ela pega bastante luz, tenho feito a adubação normalmente, a última adubação foi com Fo+Tm há mais ou menos 10 dias.

Além da menor brotação os brotos novos estão saindo com problemas. As folhas ficam enrugadas, com uma aparência de casca de laranja e mt brilhosas, conforme nas fotos abaixo:

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

Já aconteceu com duas das minhas uma vez, e resolvi com SPB, aquele laranja com base d"agua, ela estava sendo atacada por micro organismos quase invisíveis a olho nú, e as folhas nasciam assim mesmo, depois de quase seis meses é que ela se recuperou totalmente. Pode as folhas novas e conserve as mais velhas que estão livres do problema, se fizer desfolha total a planta pode enfraquecer demais, pq já está debilitada, fiz desfolha total nas minhas, e por isso demoraram tanto para recuperação. se possível queime as folhas contaminadas, pois se deixar por perto podem contaminar as outras plantas, abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá,

de onde é a origem da sua muda?? observo folhas novas com um vermelho muito vivo, diferente da que tenho aqui!!

Bom, tive um problema parecido e percebi que haviam bichos muito miudos parecendo poeira.... limpei bem as folhsa com algodao e agua mesmo, deu literalmente um "banho" na planta... e fiquei regando com uma solucao de FUMO DE ROLO + SABAO DE COCO....

Bom, os bixos se foram e as folhas voltaram a nascer bem... a planta e um cedro espanhol

espero ter ajudado abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

Valeu pelas dicas. Vou implementar um defensivo e podar as folhas afetadas.

Qto a origem Drop, aí vc me pegou, esta planta tem em torno de 17 anos e foi plantada por meu pai, que algum tempo atrás me autorizou fazer um bonsai com ela. Se ñ me falha a memória ele comentou algo sobre ter apanhado alguns frutos em uma praça aqui em São Paulo, das quais ele retirou as sementes.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2010 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Fala ai marcio..
Cara.. que coincidência.. ganhei uma pitangueira da irmã da minha sogra e tava com esse problemas em muitas folhas.... tirei todas no talo mesmo, parece q deu certo.. fiz o transplante faz um tempo e agora estou esperando a planta se recuperar. vamos ver no que dá...
abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: