FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola- Preciso de ajuda
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 2:58 pm    Assunto: Acerola- Preciso de ajuda Responder com citação

Acabei de ganhar uma muda de acerola de um amigo tb principiante q tb não sabia bem oq fazer com suas plantas, apenas fiz uma desfolha total e mantive no escorredor pra ver se engorda mais...acontece q não sei bem as possibilidades q tenho com essa muda, assim gostaria da opinião dos nobres colegas! desde já agradeço!

P.s ..esqueci de colocar um objeto próximo a planta, mas como as folhas ainda estão no escorredor, da pra se ter uma ideia da escala.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 4:24 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Vinicius , a meu ver a planta tem alguns 3 defeitos .. como esta será sempre dificil comduzir ou conseguir os resultados satisfatórios :
- tronco reto demais ..
- sem conicidade ..
- muito alto ...
Creio que deveria fazer uma poda no tronco , mantendo apenas uns 10 centimetros , as aceroleiras suportam bem a poda drastica e respondem com muitos brotos ....
Feito o procedimento e aguardado o devido tempo terá muitas opções com os brotos novos ..
Poderia tb fazer um alborque para ter 2 plantas , mas o procedimento é mais demorado e exige alguma tecnica ...
No mais , parabens e boa sorte ... Very Happy
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2010 3:42 pm    Assunto: Responder com citação

pois é, eu fiz um alporque na minha e nao vejo a hora de passar a faca,ou ela dá raiz logo ou eu perco a calma !
André dos Santos Guimarãe
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2010 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Sou muito novo nesta arte mais já estou aprendendo (as vezes da pior forma) que a paciência é um dos principais e mais recompensadores ingredientes.
O alporque vai te garantir duas ao invés de uma planta e com certeza vai te ajudar a exercitar a paciência (demora) mas vai valer a pena.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2010 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiramente obrigado pelas respostas... Bonsérgio, eu concordo com suas observações, mas estava pensando q se eu manter no escorredor e ela engordar, acho q vai ficar legal não? quero q ela crie muitos galhos e fique com uma copa bem densa, oq acham? obrigado
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2010 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

ponha no escorredor e depois faça o alporque,bem,é o que eu faria
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2010 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Hudson, ela já está no escorredor há uns 3 meses, e minha dúvida de iniciante está no que fazer, como não tenho a visão dos experientes, não consigo enxergar nada pra essa muda, e ainda mais se eu cortar como sugerido pelo amigo Bonsérgio, aí q não vejo nada mesmo... me desculpem pela insistência e ignorância, pois mesmo com todas as dificuldades e dúvidas, a cada dia q passa me apaixono mais por essas lindas árvores.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 6:56 am    Assunto: Responder com citação

Vinicius.. Bom dia ..
Engordar uma planta em escorredores ou bacias ou qualquer outro recipiente não é coisa simples ..
Se no chão { lugar ideal para elas ..} leva alguns anos para isso , fora dele , mesmo que bem adubada , vc terá que esperar uns 5 ou 6 anos para que isso aconteça , experiencia propria ...
Fazendo a poda drastica visando reduzir a altura terá um efeito instantaneo de "engrossamento" do tronco .
Em 30 dia dias já terá novos galhos , muitos , que podarão ser escolhidos para a nova copa , baixa , criando a impressão de tronco grosso ...
Com um galho que deixará crescer livre para cima , conduzido com leves movimentos, conseguirá a conicidade tão desejada ...
Começando com 10cm , ao final de alguns anos, terá uma aceroleira de 25 cm + ou -...
Assim eu faria .. no mais veja outras opiniões e forme a sua ... sempre lembrando que sua planta deve agradar primeiramente a vc mesmo ... Very Happy
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio, mais uma vez obrigado, estou me consolando pra fazer oq me sugere, em 2 ou 3 dias já estarei preparado psicologicamente pra isso..hehehe... mas queria saber outra coisa, o corte tem q ser reto ou em 45º? obrigado
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Faça o corte em 45graus e use uma pasta cicatrizante ou cola branca de madeira ou tinta esmalte de qualquer cor , ou cera de abelha ou pasta de dente ou parafina ..etc.. qualquer coisa que impermeabilize o corte .. e aguarde a surpresa... Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: