Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Ago 26, 2010 1:59 am Assunto: Socorro!! Ajuda com Laranja kinzu (atualização) |
|
|
Pessoal, fui vítima dos mausais do mundo. Em uma viagem para minas gerais, vi um mausai de laranjinha kinzu muito bonitinho e o comprei..
Hoje vejo q a planta precisa de mais cuidados pois o substrato (se é q podemos chamá-lo assim) é de terra vermelha pura. Podei um galho q me parecia não ter importância e em seguida vieram os frutos. O mausai me parece fruto de alporquia pois tem algumas raizes saindo para fora do substrato todas entrelaçadas. de um tempo pra cá vem saindo umas bolinhas de terra do tipo cupim do substrato q me parece algum invasor, mas eu andei apertando bem no local e parou de uns 10 dias para cá.
minha pergunta é:
-será q posso fazer o transplante agora visto que os fruto já se foram e estão aparecendo novos brotos por toda a planta?
-seria necessário uma poda de raizes?
-tenho que eliminar algum bichinho q está por ali?
Muito obrigado à todos pela paciência com os principiantes, já que espero num futuro aprender mais e mais. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Editado pela última vez por Mcdonald em Sex Nov 19, 2010 12:55 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Ago 26, 2010 10:06 am Assunto: |
|
|
Eu to loco a procura de frutinhos para plantar
sobrou nem um nao???/ _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qui Ago 26, 2010 11:54 pm Assunto: |
|
|
Bom vou fazer um comentario bem util a você, pelo que percebi ela deva estar naqueles malditos vasos plásticos, cara como tenho dito a todos os iniciantes coloque esta sua laranjinha em um escorredor para que ela possa engrossar e crescer de verdade. Caso não saiba como procede um escorredor, você compra um escorredor de macarrão, mais areia, mais cacos de telha ou de tijolo e adubo orgânico. Você deve misturar tudo isto em uma bacia, quanto ao adubo orgânico e torta de mamona mais farinha de osso, na proporção de 7 de TM para 3 de FO, caso queria saber porque a escolha de orgânico e naõ químico, gostaria de lembrar que ainda estamos no inverno e as plantas ainda não "acordaram" então vamos devagar. Misture tudo isso, caso você ache nescessário pode algumas poucas raizes, POUCAS, as mais grossas, alguns dias de pouca luz e depois é só colocar no sol e deixar crescer.
Poste fotos.
Caso precise mais ajuda meu msn: pedro_nj16@hotmail.com
Desde já grato. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Ago 27, 2010 1:24 am Assunto: |
|
|
Leandro Ferraz escreveu: | Eu to loco a procura de frutinhos para plantar
sobrou nem um nao???/ |
Po leandro.. não sobrou nada... cairam e não sabia q o pessoal se interessava pelas sementes.... me desculpe mas se as tivesse te mandaria com certeza....
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 27, 2010 1:26 am Assunto: |
|
|
pedrojorge escreveu: | Bom vou fazer um comentario bem util a você, pelo que percebi ela deva estar naqueles malditos vasos plásticos, cara como tenho dito a todos os iniciantes coloque esta sua laranjinha em um escorredor para que ela possa engrossar e crescer de verdade. Caso não saiba como procede um escorredor, você compra um escorredor de macarrão, mais areia, mais cacos de telha ou de tijolo e adubo orgânico. Você deve misturar tudo isto em uma bacia, quanto ao adubo orgânico e torta de mamona mais farinha de osso, na proporção de 7 de TM para 3 de FO, caso queria saber porque a escolha de orgânico e naõ químico, gostaria de lembrar que ainda estamos no inverno e as plantas ainda não "acordaram" então vamos devagar. Misture tudo isso, caso você ache nescessário pode algumas poucas raizes, POUCAS, as mais grossas, alguns dias de pouca luz e depois é só colocar no sol e deixar crescer.
Poste fotos.
Caso precise mais ajuda meu msn: pedro_nj16@hotmail.com
Desde já grato. |
noooooooossa pedro... valeu mesmo...
amanhã mesmo vou comprar o escorredor e fazer o que me falou...
muitíssimo obrigado pelas dicas.... são de grande valia...
eu ouvi dizer q a kinzu não gosta de muito sol durante o dia apenas o da manhã... isso é verdade? ou posso deixá-la a pleno sol o dia todo?
um forte abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 28, 2010 12:22 am Assunto: |
|
|
Cara sobre a insolação da kinzu não sei, eu sei que as melhores horas de insolação são bem na aprte da manha e bem a tarde por que tem luz mais não tem calor torrante. Poste fotos para nos.
Desde já grato. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 28, 2010 12:55 am Assunto: |
|
|
pedrojorge escreveu: | Cara sobre a insolação da kinzu não sei, eu sei que as melhores horas de insolação são bem na aprte da manha e bem a tarde por que tem luz mais não tem calor torrante. Poste fotos para nos.
Desde já grato. | Eu bem que queria postar as fotos mas ainda não sei como fazer... alguém ai pode me ajudar?
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sáb Ago 28, 2010 12:06 pm Assunto: |
|
|
Fotos é fácil
Coloca elas em algum site
tipo http://www.megagaleria.com/ ou no próprio Orkut.
ai e so copiar o endereço e colocar entre as tags
[img] endereço da foto [/img] _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 28, 2010 12:29 pm Assunto: |
|
|
Valeu veho.
vou postar as fotos na segunda então. pq a net aqui é discada... fica muito demorado...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Ago 28, 2010 7:14 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald!
O Uso da dupla escorredor+mamadeira requer alguns critérios sob pena de, não só perder o trabalho, como a possibilidade da mesma vir a morrer.
O Pedro deu algumas dicas mas é importante saber o que colocar e onde (mamadeira ou escorredor?)
Assim, sugiro ler o seguinte texto, coim muita atenção?
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 29, 2010 12:49 pm Assunto: |
|
|
Valeu elio.... valeu mesmo... tenho muitas dúvidas sobre a kinzu... já me disseram q é meio chatinha........ mas vamos ver no que dá... vou ter q arriscar......
qual o tempo q devo permanecê-la à sombra depois de transplantá-la?
abraço à todos _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Ago 29, 2010 7:42 pm Assunto: |
|
|
Mc, realmente a kinzu é chatinha por conta de ter um crescimento muiiiiiiiiiiiiiiiito lento!
Após transplante uns 20 dias na sombra.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 01, 2010 12:39 am Assunto: |
|
|
Pessoal. Hoje fiz o transplante!!
Tenho q contar para vcs q tive algumas surpresas.
preparei um vaso um pouco maior para colocar a laranjeirinha (visto q não tinha um grande)e o substrato q usei 50 a 50% de terra preta umificada comprada em um garde com pedrisco de tijolo peneirado tipo akadama. Quando fui tirando o substrato dela q era terra vermelha pura, percebi q minha intuição de que era uma planta de alporquia foi por água abaixo. Ela tinha uma grande raiz (daquelas q vão para baixo, típico de plantas plantadas no chão) o q fazia a raiz sair para fora do substrato. O que eu fiz?
Coloquei um arame por baixo do vaso assim como é ensinado para prender a planta até q o substrato se compacte um pouco mas as raizes não ficavam para baixo. Será q eu fiz certo?
Eu amarrei a planta com as raizes para baixo para forçá-las a ficarem embaixo do substrato, tipo uma aramação, só q tive q colocar uma pedrinha embaixo dela como apoio pq senão a planta ficaria torta. será q vai dar certo? por favor me ajudem
Foto de quando eu comprei ela.
Essa foto q vai ai é antiga mas é igual a hoje de manhã antes do transplante.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Editado pela última vez por Mcdonald em Sex Nov 19, 2010 1:00 am; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 04, 2010 1:10 pm Assunto: |
|
|
Bom, desculpe minha falta de cuidado com minhas informações, assim como qualquer substrato em bonsai o do escorredor não sai da regre ele tem que ser bem escolhido. Um problema que o escorredor pode oferecer e o crescimento acelerado da planta e assim como o Elio disse podemo ate perder o estilo da planta, mas mesmo correndo estes riscos acho uma tecnica fantastica e todos minhas mudas estão nela, então não tenho nada de ruim pra falar sobre isto.
Desde já grato. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 12:55 am Assunto: |
|
|
Pessoal... eu transplantei esta planta faz mais de 2 meses e como tirei a raiz pivotante, tinha muito pouca raiz. o vaso q eu coloquei foi o mesmo pq tinha muuuito espaço e estou sem vasos no momento. Agora q a planta se reestabeleçeu, percebi q os galhos q estavam baixos não iriam me levar a estilo nenhum e então fiz uma poda drástica deixando apenas o broto apical dela. faz uma semana e a planta está respondendo bem. Agora é só esperar ela crescer. Pretendo ficar pelo menos uns 2 anos sem mexer nela.
 _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|