|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 8:04 pm Assunto: TRONQUINHO! |
|
|
Bom amigos ontem eu achei um tronco serrado,foi retirado de um vaso grande,ele esta sem as folhas, mas esta vivo,hoje não o peguei por causa da chuva,mas ja vi nele um lindo bonsai,ele esta jogado numa calsada, sem o vaso numa rua sem movimento.
,talvez sera o meu melhor material até o momento. tirando é claro o meu bonsai de sete copas que ta indo muito bem.
PRECISO DE AJUDA .Assim que eu troxer ele,preciso saber se ja devo podar as raizes p passar logo para um vaso de bonsai ou plantar no vaso e esperar nascer as folhas.
imaginem um torrão no formato do vaso, ele esta assim o vaso dele devia ter entre 15 e 18 lt .
agora esta chovendo, se parar eu vou busca-lo.se não só amanha mesmo
ai coloco as fotos .tomara que eu consiga traze-lo .vamos ver
abraços
MARCELO _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 8:47 pm Assunto: |
|
|
Amigo Mineiro,se for pegar ele..."salvar",plante-o num vaso/bacia com um tamanho que ele fique a vontade pra desenvolver,nada de vasinho raso!,prepare uma boa terra,areia grossa e terra vegetal,acho que seria fácil pra você arrumar isso a principio,e que o recipiente que você for usar tenha bastante furinhos,falou!...depois posta fotos to achado ae pra ter uma ideia melhor,beleza! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 9:35 pm Assunto: tronquinho |
|
|
Beleza André ,ainda estou esperando a chuva passar , se der vou busca ainda hoje rss. Nem que for de Baike rss
assim que pegar ele coloco as fotos .
abs
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 11:13 pm Assunto: TRONQUINHO! |
|
|
Amigo, consegui busca-lo hoje mesmo ,a chuva deu uma melhoradinha ,e eu não quis correr o risco de perder pois ta jogado na rua , ai qualquer um que passase levaria ele .
Agora ja ta muito tarde, ja são quase meia noite, mas tirei uma foto dele,
agora não sei se deixo ele brotar do jeito que ta, só coloco areia e adubo
ou faço uma poda agora, e deixo numa bacia ,pois ele tem tronco duplo ,amanha tiro mais fotos dele. o tronco ta com uns 70 cm mais ou menos
de qualquer forma hoje não da pra mecher. amanha tiro mais fotos logo sedo, e só a tarde que vou poder planta-lo. ele esta com o tronco bem verdinho, e com a própia terra,as raizes estão intactas,inclusive as fininhas que alimentam a planta.
tem uns tronquinhos aqui no forum, vou dar uma olhadinha se tem algum parecido. esta planta deve ser um pingo de ouro, ou da familia.vamos ver
obrigado a todos pela atenção
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 9:14 pm Assunto: TRONQUINHO |
|
|
Bom amigos, fiz uma poda na bifurcação em y cortei bem reto,bem onde o troco ia se formar em dois
as raizes podei quase 50%
vamos ver se vai pegar,pois ele estava no lixo a dias, e fora da terra.
assim que der alguma coisa eu mando fotos
abraços
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Ter Dez 21, 2010 10:13 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 9:48 pm Assunto: |
|
|
É um ficus, Marcelo? Eu acho que você poderia tirar a parte esquerda dessa bifurcação, favorecendo a conicidade. Precisa ver ao vivo se é possível com a menor "detonação" da planta, rs! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 7:21 am Assunto: TRONQUINHO |
|
|
João José, a foto parece dar impreção que os troncos tem um divisão ao meio, só que não tem nem uma divisão mais, o tronco agora é um só.
este risco que parece ser um corte não é corte. vou tentar tirar um foto para ver se da pra ver melhor.
mais a noite posto uma imagem para ver melhor
abraços
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 6:50 pm Assunto: |
|
|
Marcelo,
acredito q o joão josé quis dizer pra podar de forma a eliminar a conicidade invertida ocasionada pela bifurcação do tronco, aqueli risco citado foi por conta dos troncos engrossarem e se fundirem mas a conicidade invertida no tronco principal causada pela bifurcação ainda esta lá(creio eu)
podando abaixo dessa bifurcação fundida em um tronco, vc não tera problemas para escolher uma frente qualquer no futoro, caso controri]o vai acabar levando em consideração alguma frente q disfarce esse problema no futuro.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 7:30 pm Assunto: |
|
|
Isso, isso, isso!!! Mas seria interessante ver de outros angulos! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 10:27 pm Assunto: tronquinho |
|
|
É amigos, precisamos de alguém que entenda dessa conicidade, vendo ele no vaso, me pareceu armonioso, mas também não posso mais mecher nele agora,pois o tronquinho ja sofreu um bucado fora da terra, pois ele estava no lixo encostado num muro ningém pegou o que salvo ele foi as chuvinhas que andaram caindo por aqui ,pelo menos eu estava de olho nele a uns 4 a 5 dias ,depois eu resolvi busca-lo, e eu ainda fiz uma poda radical do tronco
ainda cortei um bucado de raiz, acho que mais de 40%. e o pior não sei com que planta estou lidando,tomara que seja um pingo de ouro ou da familia
vamos ficar no aguardo. caso eu precise de corta mais o tronco ou fazer alguma coisa isso só podera ser feito depois de ele dar sinal de vida,isso se ele sobreviver. to na espectativa que vou salva-lo,fiz de tudo pra ele pegar
,agora ele esta em uma cobertura bem feliz na sombra e agua fresca.Assim que der sinal de vida posto as fotos.Acho que não deve demora.
abraços ai pra vcs e obrigado por acompanharem e me ajudar com as idéias,vou postando as fotos o mais breve possivel, assim que der agente faz alguns retoques ai no tronco.vamos ver o que vai sai primeiro.
abraços
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 8:40 am Assunto: |
|
|
Acho que é uma boa atitude! Aguarda e depois ver se é aplicável a poda. _________________ João josé
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|