Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Set 21, 2011 11:18 am Assunto: bougainvillea - sugestões - ajuda. |
|
|
Ganhei esta primavera da minha avó recentemente, transplantei a mesma neste vaso com pouca poda de raízes e apenas uma poda aérea leve. Pelas fotos percebe-se que os galhos encontram-se muito torcidos em direções variadas.
Apesar de não conhecer a espécie, pois sou iniciante, percebi que o tronco, na bifurcação do primeiro galho está "podre", seco. Nãon sei se pela prática de regas anteriores sempre molhando demasiadamente o tronco ou outro motivo.
É normal esta coloração de tronco? Pergunto pois como comentei tenho a impresão que ela está com o tronco seco d+.
No mais gostaria de sugestões diversas de como proceder? Condução, poda, etc, etc..
Agradeço desde já a atenção de todos. Sintan-se a vontade em opinar.
Cristiano Caetano. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Set 21, 2011 11:49 am Assunto: |
|
|
A princípio penso em 2 opções: fazer um litrerati ou dividir esta planat fazendo estacas ou alporquias para obter outras plantas _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Set 21, 2011 12:27 pm Assunto: |
|
|
Ola, se minha fosse , trocaria este vaso por uma bacia grande e rasa , bem furada e com substrato nutritivo e drenante .
Ao transplantar reposicionaria a planta inclinando para a direita , tendo como referencia a primeira foto . Com a nova posição o galho que segue reto para cima seria o primeiro galho a direita , logo acima do jin que deve ser mantido e tratado com calda, este primeiro galho deverá ser encurtado logo apos as primeira brotações para que ramifique.
Seguindo a linha dotronco , na segunda curva selecione um galho e o posicione na horizontal , escolhendo logo depois o novo apce , antes da 3 curva do tronco principal ...
Não espere que o tronco engrosse , não acontecerá .
Aguarde as novas brotações e cuide da adubação após 45 dias do transplante .
Poste novas fotos dentro de 3 ou 4 meses ..
Boa sorte |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 2:00 pm Assunto: Mais sugestões? |
|
|
Nikkei 100 - Já tinha pensado na alporquia, mas não estaquia, pega fácil?
Muito obrigado pelas sugestões.
Bonsérgio - Coloquei ela neste vaso, pois era o único que tinha, mas vou providenciar a bacia. Teria problema já mudá-la? Coloquei ela neste vaso a 3 dias apenas. Minha intenção maior é manter a árvore inteira como você sugeriu.
" logo acima do jin que deve ser mantido e tratado com calda". Vou pesquisar sobre o que esta frase se trata, pois desconheço.
"Não espere que o tronco engrosse , não acontecerá". Não existe nenhumna forma de conseguir engrossá-lo? Ou você está falando mantendo-a neste vaso?
Muito grato pela atenção e sugestões, foram de grande ajuda, tendo em vista que pretendo manter a planta inteira, fazendo apenas as correções.
Att.
Cristiano Caetano. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Set 21, 2011 2:33 pm Assunto: |
|
|
A estaquia é fácil nesta espécie.
Sugeri estas opções sob uma visão minha. Ela tem bastante movimento e interessante. As primaveras não engrossam em vaso, nem se for grande. Para engrossar teria que plantar no chão e depois retirar ela (yamadori).
Dá uma lida neste tópico que tem algumas informações interessantes sobre as primaveras:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18239 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 2:51 pm Assunto: Nikkei 100 |
|
|
Obrigado Nikkei 100. Vou dar uma lida no tópico.
Alguém poderia por gentileza fazer uma simulação da sugestão do bonsérgio?
Sendo que plantei ela neste vaso a apenas 3 dias, posso passar para bacia? No tópico sobre primaveras sugerido pelo Nikkei 100 fala que são plantas que pegam fácil por estaquia e de boa recuperação.
Valeu |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 5:04 pm Assunto: |
|
|
Ola, alborque e estaqueamento são procedimentos que se justificam quando o material obtido atravez destas tecnicas for de otima qualidade, ou como estudos e aprimoramento das mesmas .
Apesar de parecer facil e rapido, qualquer tecnica utilizada exige conhecimento, experiencia e paciencia .
Quanto ao jin que sugeri manter e tratar, é aquele toquinho de galho seco a direita da planta , que imprime naturalidade e dramaticidade ao projeto.
Quando pensamos em bonsai devemos tentar transmitir toda uma historia contada atravez dos detalhes, e galhos mortos e secos {jin}, fazem parte deste processo. Mas para que resistam ao tempo e a umidade das regas é preciso trata-los com calda sulfocalcica para que fiquem impermeaveis e não apodrecam .
O ideal seria se vc conseguisse mais plantas , para que a ansiedade dos principiantes não te contamine.....  |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 5:17 pm Assunto: Bonsérgio. |
|
|
Estava lendo agora mesmo sobre a tal calda sulfocalcica e sua finalidade. Obrigado pela explanação. Como plantei a poucos dias, achei melhor esperar até a próxima primavera para passar para a bacia....=(
Como o tronco da primavera não engrossa, a não ser plantando no chão, vou tentar fazer o que sugeriu e vamos ver no que vai dar....
Tenho adquirido algumas mudas e pré-bonsai, mas todos muito pequenos. Coloquei alguns na mamadeira e vamos ver no que dá daqui pra frente. Tenho pouco espaço pois moro em apartamento, mas felizmente com uma grande sacada.
Obrigado mais uma vez pela atenção.
Abraços. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 5:39 pm Assunto: |
|
|
Vc é de Brasilia, entre em contado com NickFury aqui do forum , alem da vasta experiencia e de ter muito material para que vc possa estudar , tenho certeza que será bem recebido e encontrará nele uma otima pessoa para aprender sobre a nobre arte. |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 5:56 pm Assunto: Bonsérgio |
|
|
Muito obrigado, farei isso agora mesmo. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Set 22, 2011 2:36 pm Assunto: |
|
|
literati????
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 22, 2011 7:02 pm Assunto: Primavera |
|
|
Obrigado pela simulação Laudir. Foi de grande ajuda, gostei muito. Vou aguardar mais uma semana pra decidir e não me preciptar.
Posto as fotos quando efetuar a mudança. |
|
|
 |
|