|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
chuckramos84
Registrado: 21/11/10 Idade: 40 Mensagens: 13 Localização: Campos dos Goytacazes-RJ
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 3:07 pm Assunto: melhor planta para iniciantes |
|
|
olá companheiros. Gostaria de perguntar para vcs se existe isso de melhor tipo para iniciantes e se existe, gostaria de saber, quais os tipos mais indicados? Aproveitando o tópico, estive no supermercado ha uns dias e vi que la tinha alguns bonsai, mas qdo fui la novamente os bonsais tinham acabado, mas
vi que tinham umas azaléias, mini azaléias e tuia
holandesa (que pelo que li pela net tbm é chamada de tuia limão) , gostaria de saber se uma delas
seria indicado para iniciantes e se precisariam de algum tratamento especial no começo, as
três plantas me pareceram estar mto bem, as
azaleias estao super floridas e a tuia esta bem
verdinha. Ah, elas vem em um vaso de plástico,
precisarei troca-lo assim que comprar? Precisarei
adubar? Trocar a terra? Nossa, quantas
perguntas né? rs. Bom, axo que por enquanto é só
isso, vlw ai, nos vemos por aki. Abraços! |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 3:24 pm Assunto: |
|
|
eai cara bem vindo
de inicio as menos indicadas para começo na arte sao as coniferas (pinheiros)
tuia holandesa e complicado tbm se estiverem sadias tenta com azaleias eu um ficus se vc encontrar
e quanto as outras perguntas
sobre o vaso sim vc deve trocar de vaso sim colocar a expecie em uma bacia maior com um substrato bem rico e balanciado ...
mais isso vc vai ter que ir aprendendo com o tempo
a tempo isso e uma coisa que vc vai precisar
pra falar a verdade tempo e paciencia
rsrsrs
mais de inicio da uma olhada nesse material aqui...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16102 _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
chuckramos84
Registrado: 21/11/10 Idade: 40 Mensagens: 13 Localização: Campos dos Goytacazes-RJ
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 3:39 pm Assunto: |
|
|
opa, nossa, que rápido heim? Hahaha. Blz, vou ver se compro uma das azaleias entao, acho que a mini azaléia seria melhor né? Ou tanto faz? Quanto a bacia, vou precisar fzr furos para drenagem? Fui la ver o topico q vc indicou mas nao vou poder baixar agora pq to sem pc e to usando net pelo cel, rs, obrigado pela ajuda, quando fzr tudo coloco fotos aki. Abraço! |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 3:44 pm Assunto: |
|
|
veja qual se encaixa melhor no seu perfil por mais que aqui vc venha a ter muitas opinioes vc acima de tudo tem seu gosto entao siga ele e faça a diferença pois as vcz oque e bom pra mim nao sera pra vc
mais eu optaria pela mini...
e poste sim suas fotos depois para a gente ver os resultados
boa sorte... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 3:57 pm Assunto: |
|
|
eu não tenho boas recordações com azaléia
meu primeiro foi uma matei ela rapidinho
já compre 3 e todas morreu.
um que ta sendo minha cobaia é um ficus que achei na empresa onde trabalho... esse tem sofrido na minha mão e continua vivo...
No começo eu via os ficus mas não gostava muito, depois que achei esse mudei de ideia. fiz bem umas 10 estacas de microcarpa pra ver se algumas pega. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 5:03 pm Assunto: |
|
|
Chuck, as espécies que vc citou não são boas para iniciante: Tuias, azaléias.
Ficus, Ligustro, Calliandra, Bougainvíllea, Pingo-de-Ouro, são plantas resistentes e que crescem rápido.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 5:05 pm Assunto: |
|
|
Tenta com Jabuticaba ou pitanga.
São boas para começar. Eu principalmente sou fã das duas especies _________________
É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 6:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Chuck, plantas fáceis de obter e de cultivar, encontráveis em qualquer lugar, geralmente são as mais indicadas para um iniciante na arte bonsai. As plantas citadas pelo grande Elio são, de longe, as que mais se enquadram dentro desses parametros que escrevi acima. Ligustro é muito usado em cercas vivas. Caliandras enfeitam praças e jardins, pingo de ouro tambem. Bouganvillea, a conhecidissima primavera ou flor de papel está presente em todo lugar, sendo fácil conseguir algumas estacas e plantar, principalmente agora nessa época do ano, que pegam facil.
No RJ, consegue-se facilmente mudas de ficus, que podem ser compradas em viveiros existentes na cidade, ou então obtidas via estaquia ou alporquia, das arvores de parques e jardins, sendo aconselhável, nesse caso, pedir por elas, ao invés de retirar sem autorização, para o pessoal que cuida da manutenção delas. Geralmente, eles cortam e jogam fora.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
chuckramos84
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 6:46 pm Assunto: |
|
|
e ai pessoal, blz? Muito obrigado a todos pelas respostas e pelas idéias. Fico muito feliz de encontrar pessoas tão dispostas a ajudar. Agora diante do que o nickyfury e o Elio disseram, vou pensar bem em todas as possibilidades, alguns exemplares citados eu devo encontrar aki mesmo no meu condominio, vou pensar tbm na Jabuticaba e na pitanga, ja as azaléias eu vou esperar um pouco mais, pelo menos ate ganhar mais experiencia. Mais uma vez muito obrigado, e se alguem tiver mais alguma ideia ou sugestão é só postar, estou aberto a novas sugestões. Abraços a todos. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 6:52 pm Assunto: bonsaiq |
|
|
Deixe para quando tiver mais experiencia a adoção de plantas como pitangueiras e jabuticabeiras tambem. Por serem nativas, elas apresentam graus de dificuldade variados, que apenas com o tempo voce irá poder lidar com elas. Aconselho procurar o pessoal mais experiente em sua cidade, e participar de encontros, eventos, reuniões, afim de adquirir conhecimento e informações, que irão permitir a voce trabalhar não só com essas outras espécies tidas como dificultosas, mas com outras interessantes tambem.
A bonsaista/forista Angela Fernandes, de Niterói, conclama a todos do RJ a fazerem parte de seu grupo, o Papa Goiaba. Ela recentemente, inclusive, criou um forum para estimular a participação e divulgar conhecimentos sobre a nobre arte bonsai, tendo incluso promovido um bom evento, que contou com a participação do excelente bonsaista Roberto Gerpe. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
chuckramos84
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 7:29 pm Assunto: |
|
|
nickyfury, mais uma vez mto obrigado pelas dicas. Abraço. |
|
|
 |
Tarssis Alves Lima

Registrado: 26/10/10 Idade: 33 Mensagens: 80 Localização: Campina Grande-Paraíba
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 8:17 pm Assunto: |
|
|
sim uma coisa que eles esquecerão foi a bacia vc pode faser uma mamadeira que é nada mais que colocala em um escorredo e o escoredor numa outra bacia vlw...sim quando comprar verifique se o substrato é um bem argiloso pois se deicha nesta terra pode matar a planta augumas especies não gostão muito de substrato muito argiloso pesquise o substrato ideal para a que vc decidir comprar ...abraços cara |
|
|
 |
chuckramos84
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 10:09 pm Assunto: |
|
|
hum, entao quando eu comprar a muda eu devo colocar em um escorredor+mamadeira? Blz entao... Qdo eu comprar uma muda eu procuro saber o tipo de solo adequado, to pensando em um ficus ou uma calliandra, qdo tiver ctz eu procuro saber direitinho. Essa Bougainvíllea tem um mte de espinhos não é? Se for a que eu estou pensando eu tinha dessas no quintal de uma casa que eu morava. Vlw ai, abraço |
|
|
 |
chuckramos84
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 10:47 am Assunto: |
|
|
gente, bom dia. Alguém sabe que arvore é essa e se ela serve para bonsai? Tronco copa folhas raizes se ela servir, qual o melhor lugar para tirar estáquias? Na brotação nova ou nos galhos? Mais uma pergunta, esse aki é o pingo de ouro? vlw ai galera, abraço! |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 11:57 am Assunto: |
|
|
A primeira trata-se de um ficus benjamina e a segunda é o pingo de ouro (duranta repens).
Tanto uma quanto a outra são boas para quem está iniciando.
Você pretende fazer alporque ou estaquia?
Fábio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|