|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marli Nogueira 1.o PASSO

Registrado: 14/02/07 Idade: 56 Mensagens: 118 Localização: Guarulhos SP
|
Enviada: Qua Dez 01, 2010 9:48 pm Assunto: Panela velha e uma laranjeira combinam?????? |
|
|
Encontrei estas duas no mesmo lugar, um monte de entulho a muda estava assim toda tortinha e a panela quebrada mas seria ótima para transportar a laranjeira já que eu estava no norte de minas e teria uma longa viajem até São Paulo, agora me acostumei com elas assim...
Não sei se vou mudar gostei delas assim |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

Registrado: 16/11/10 Idade: 54 Mensagens: 161 Localização: Araguaína-TO
|
Enviada: Qua Dez 01, 2010 10:29 pm Assunto: Re: Panela velha e uma laranjeira combinam?????? |
|
|
Ficou bem exotico, gostei mesmo, não vou perder mais nenhuma panela velha....rsrsrsr
Marli Nogueira escreveu: | Encontrei estas duas no mesmo lugar, um monte de entulho a muda estava assim toda tortinha e a panela quebrada mas seria ótima para transportar a laranjeira já que eu estava no norte de minas e teria uma longa viajem até São Paulo, agora me acostumei com elas assim...
Não sei se vou mudar gostei delas assim |
|
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 7:41 am Assunto: |
|
|
Muito legal o conjunto Marli!
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
|
|
 |
Toczek 1.o PASSO

Registrado: 18/08/09 Idade: 50 Mensagens: 138 Localização: Foz do Iguaçu-PR
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 9:32 am Assunto: |
|
|
Mto Show.... a panela é um show a parte, na minha opinião combinou mto bem, só uma pergunta: tem furos em baixo dela, ou escoa agua pela parte quebrada?
abraço e sucesso com a laranjeira! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 12:23 pm Assunto: |
|
|
Como dizia Sérgio Reis. Panela velha é quem faz comida boa! Ficou muito bonita a combinação Marli. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Marli Nogueira 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 1:55 pm Assunto: |
|
|
Gente eu já havia gostado da dupla agora com o apoio de vcs já era , ñ tiro mais,respondendo ao Toczek ela ñ tem furos eu rego com cuidado para ñ encharcar. Bjs para todosssss  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 3:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Marli!
Pensei muito em postar nesse tópico, já que irei contra a maioria mas, não posso me furtar a dar minha opinião.
Que ficou jóia, ficou.......sem dúvida.
Me preocupam 2 coisas:
1. Se não tem furo, a questão de rega vai ter que ser no puro "feeling" já que vc não saberá se no fundo as raízes finas estão encharcadas ou não.
2. Muito cuidado com o sol já que o metal aquece muito e transmite a essas mesmas raízes finas que estarão em contato direto com o ferro.
Talvez colocar o vaso onde não pegue sol direto mas aí nunca frutificará.
Sei lá, Marli, desculpe se botei areia na tua sopa!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 4:06 pm Assunto: |
|
|
Mari o conjunto esta legal porem a planta pode ser melhorada e muito mas vai ter que perder a dó na poda, o galho que vc educou na ponta do troco esta totalmente errado.
Se nao furar o vaso vai perder a planta com certeza..
Muito bem lembrado pelo Elio a questao do aquecimento, que é uma das coisas mais importantes no bonsai, e faz parte da saude da planta....
Nao acredito em plantas na sombra, e colocar ela na sombra para nao aquecer o substrato alem das folhas ficarem gigantescas, a planta vai adoecer sempre, com fungos, parasitas......
Outra coisa sai fora deste tipo de arrame ainda mais com a capa de plastico, alem de ficar feio, é muito dificil moldar galhos finos com arrames tao duros..
Arrames de cobre tem que fazer tratamento com chama aquecendo e resfriando para amolecer o arrame.
Compre arrames de aluminium de varios calibres, nao sai caro e pode reutilizar por muitas vezes, é só saber cuidar do arrame, na retirada...
O estilo pretendido seria uma semi cascata certo?
Se for isso o galho nao pode voltar para o lado das raizes como vc fez..
Nao sou bom com projetos mas ai vai 2 possibilidades...
Original...
Vai ter que mudas o angulo da planta para o estilo inclinando um pouco para esquerda..
Aqui um desenho tosco somente para ter uma ideia do que gostaria de dizer...
Porem este desenho vai ser mais dificil pois a planta original nao apresenta um galho no local e sei da dificuldade de estimular novas brotações em lugares com madeira ja formada, mas se inclinar a planta em um angulo bem kengay, e ficar pincando os galhos ja existentes, talvez a planta emita novo galho no local pretendido...
Ou isso...
 _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Marli Nogueira 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 5:25 pm Assunto: |
|
|
Meu querido Elio jamais me ofenderia qualquer opinião sua, alias desde que comecei aqui no fórum suas opiniões foram muito benéficas as minhas pequenas, como disse coloquei a muda ai só para o transporte mas foi ficando, ficando... e acabei gostando, tem uma pequena trinca na lateral da panela mas que ñ vai até o fundo mesmo assim nunca fica encharcada, mas fico sempre de olho.
Diego ñ é de hoje que vc tenta corrigir este relaxo meu com arame, mas ainda vai conseguir.
Quanto ao estilo eu ñ tenho ideia do que fazer com ela, este arame está ai desde que coloquei a muda na panela por ser muito raso ñ parava plantada, da pra tirar agora sem problema, os galhos estavam todos para cima, coloquei pra frente ficou estranho, pra trás menos estranho ai deixei. Eu ñ entendi sua projeção tente me explicar melhor ai vejo se consigo executar bjbjbjbjbj bbj 
Editado pela última vez por Marli Nogueira em Qui Dez 02, 2010 7:33 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Henrique Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 19/09/08 Idade: 41 Mensagens: 145 Localização: Vitória da Conquista-BA
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 7:28 pm Assunto: |
|
|
Muito legal Marli!
Nunca tinha visto nada parecido!
Abraço! _________________ "Bonsai, é uma arte em constante mutação que em verdade, expressa o interior de cada praticante" |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 7:17 am Assunto: |
|
|
Marli tem que fazer uma podinha radical no galho arramado e procurar um galinho que consiga arramar para a esquerda....
E nao para cima e para direita como se encontra... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 11:32 am Assunto: bonsai |
|
|
Marli, essa sua composição me recordou uma outra, similar, que vi em Goiania, a primeira vez em que participei de um evento com o pessoal de lá. Um dos bonsaistas, Elisvan, plantara uma primavera num disco metálico, usado originalmente para arar a terra, isto é, fazia parte de um conjunto de arado.
Por mais interessante que possa parecer, exótico mesmo, é uma incongruência a ser evitada, na medida do possível, pois descaracteriza a arte bonsai, lamento dizer. Atualmente, após inteirar-se da forma correta de expor um bonsai, fazendo uso de um vaso apropriado, o nobre amigo Elisvan mostra sua primavera, toda florida, em um vaso caseiro, de cimento pintado, mas que tornou sua planta muito mais rica e interessante, devidamente emoldurada dentro da arte bonsaistica, aliás.
Alternâncias como essas, além de prejudiciais para as raízes da planta, como bem frisou o nobre amigo Elio, contrariam a arte bonsai e, tão logo possível, creio ser mais viável replantar em um vaso, local mais que adequado e correto para o cultivo, não só pela beleza e harmonia, mas principalmente para evitar prejuízo decorrente da perda da planta.
Há lindos vasos, inclusive, moldados no formato conhecido como "orgânico", mas que na verdade chamam-se KURAMA, que realçam bem melhor a planta. No caso, vc pode até mesmo encomendar um vaso parecido com a panela, apresentando fotos dela a qualquer bom ceramista nacional, como o Jorge Ribas, o Izumi, o Sergio Onodera ou o Sami, dentre outros, que tenho certeza, irão se esforçar ao máximo para reproduzir fielmente a sua panela, com a forma correta que um vaso Kurama deve ter, possibilitando que vc possa, então, envasar adequadamente sua planta. E, ao continuar no cultivo excelente desenvolvido por voce até agora, renderá um lindo bonsai no futuro.
Veja abaixo alguns exemplares de vasos Kurama, para que voce possa analisar outras possibilidades, caso não queira reproduzir sua panela:
No link abaixo, outros modelos, tão ou mais belos e interessantes, que vc pode usar como idéia para compor algo bem mais bonito com sua planta:
http://bonsaipotspaspottery.wordpress.com/kurama-pots/pagina-2/
Nem precisa jogar fora a panela velha, pois vc pode recuperar o material, usando uma escova de aço, protegendo-a da ação do tempo com uma fina camada de verniz maritimo incolor, e usá-la como apoio para porta ou algo assim. A Cesar o que é de Cesar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|