|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ST Lima 1.o PASSO

Registrado: 16/11/10 Idade: 54 Mensagens: 161 Localização: Araguaína-TO
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 9:22 pm Assunto: Raizes e troca de substrato |
|
|
Usei a medida que passaram no forum, aí esta as fotos das raizes. não´e necessário fazer poda das raizes?
pois não fiz, só troquei o substrato.
Era isso mesmo?
raizes;
 |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 10:52 pm Assunto: Re: Raizes e troca de substrato |
|
|
Oi Sebastião
Baihn!!! Tava estrangulada essas raízes hein....
se bem que o ficus cresce nessas condições...
Ao meu ver precisava de poda sim...
Mas antes acho que tinha que colocar em vaso maior para as raízes
se alastrarem mais radialmente...
Mas acho que o pessoal te dah mais dicas...
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 20, 2010 6:41 pm Assunto: |
|
|
Sebastião, corte as raízes grossas e deixe as finas. No próximo transplante dá mais uma ajeitada.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 20, 2010 10:03 pm Assunto: Resposta raizes |
|
|
Elio escreveu: | Sebastião, corte as raízes grossas e deixe as finas. No próximo transplante dá mais uma ajeitada.
abraço |
o tronco[/img]
A questãoamigo, é que antes de participar deste forum desfolhei ele todo, será que se eu cortar essas raizes náo corre o risco deu perde-lo?
Me aconselharam colocar em uma vaso maior para as raizes se espandirem e facilitar a poda, o que vc acha?
aí esta a foto dele inteiro.
ajude-me... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 20, 2010 10:33 pm Assunto: |
|
|
Sebastião, deixa eu ver se entendi. Vc já transplantou? É o que estou vendo no vaso. Assim, recomendo não retirá-lo para fazer a poda de raízes grossas sugeridas. Faça isso no próximo transplante; não agora.
Quando a planta apresenta uma situação dessa que aparece no início do teu post, vale lembrar que raízes grossas só servem para segurar a planta no solo. Não têm outra função mas, como tal, dificultam depois colocar num vaso raso.
Daí então a necessidade de cortar as raízes grossas e deixar as finas pois é por elas que a planta se alimenta.
Assim como foi plantado as raízes podem se expandir mas, as grossas também, o que dificultará ainda mais no próximo transplante.
Outra coisa, existe uma relação de proporcionalidade entre ramificação aérea e raízes. Ou seja, quando podamos uma planta é mister podar as raízes também. O inverso é verdadeiro, quando podamos raízes devemos podar a parte aérea também. Tudo isso para manter a proporcionalidade.
É isso aí amigo!
Vc tem um bom material, agora é esperar!
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 21, 2010 9:24 pm Assunto: Agradecimentos |
|
|
Valeu amigo pela dica.
Me deram uma idéa de coloca-lo num vaso maior para as raizes se expandirem mais e facilitar a poda, pois estavam a mais de tres anos imprensada e fiz isso no transplante, como ele já estava fraco me aconselharam podar as raizes no proximo transplante, quando ele for para a escorredeira ou vaso mesmo, coloquei o mesmo numa mamadeira diretamente no solo, numa sombra, que fofei bastante e coloquei um pouco de esterco de gado e vou deixá-lo lá.
Me diga quanto tempo tenho que esperar para fazer a poda das raizes?
Só quando as raizes sairem pelo fundo ou quando começar a brotar as novas folhas?
Me ajude nessa.
Lhe serei muito grato!
Elio escreveu: | Sebastião, deixa eu ver se entendi. Vc já transplantou? É o que estou vendo no vaso. Assim, recomendo não retirá-lo para fazer a poda de raízes grossas sugeridas. Faça isso no próximo transplante; não agora.
Quando a planta apresenta uma situação dessa que aparece no início do teu post, vale lembrar que raízes grossas só servem para segurar a planta no solo. Não têm outra função mas, como tal, dificultam depois colocar num vaso raso.
Daí então a necessidade de cortar as raízes grossas e deixar as finas pois é por elas que a planta se alimenta.
Assim como foi plantado as raízes podem se expandir mas, as grossas também, o que dificultará ainda mais no próximo transplante.
Outra coisa, existe uma relação de proporcionalidade entre ramificação aérea e raízes. Ou seja, quando podamos uma planta é mister podar as raízes também. O inverso é verdadeiro, quando podamos raízes devemos podar a parte aérea também. Tudo isso para manter a proporcionalidade.
É isso aí amigo!
Vc tem um bom material, agora é esperar!
abração |
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 2:04 pm Assunto: |
|
|
OK, Sebastião. Beleza!
Veja a época para podar as raízes está diretamente ligada às estações (ciclo das plantas) e não às brotações da planta.
O ideal seria no final do inverno. Mas, no outono também pode se fazer poda de raízes e transplante.
Como vc replantou recentemente, deixe para o outono próximo.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|