FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azalea, me ajude porfavor
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ArnaldoVieira

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 12:55 pm    Assunto: Azalea, me ajude porfavor Responder com citação

Eu estou com 1 azalea, mas ela esta muito feia, tem só dois gravetos muito fino, e ela nao brota, ela esta com a terra que veio, nao é o substrato ideal para ela...
oqee eu faço,
me ajudem por favor...
qualqer coisa ajuda
obrigado..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

olá arnaldo.. tudo bem?
cara o substrato para azalea é especial.. pois ela gosta de solo ácido. Dê uma olhada no que o mestre Hidaka fala sobre ela.....
http://www.youtube.com/watch?v=Vc-ohzIVeeU
ah..... uma dica.. aramar a azaleia é um risco, pois se quebra muito fácil, portanto se tiver mesmo q aramar, deixe sem regar a planta, pois assim fica mais maleável. Eu mesmo já quebrei um galho assim, o máximo de torção q vc vai conseguir é uns 20%. a partir dai quebra....
espero ter ajudado...
abração
ArnaldoVieira

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

MCdonald,
ajudou sim, obrigado,
mas seria bom, trocar o substrato dela?!
mesmo fora da epoca, porqee cada dia ela está pior.
oqee sera que eu faço...
obrigado
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olha arnaldo.. tive uma experiência com uma q ficou assim também.. e infelizmente a planta morreu.... não se recuperou.. e olha q tinha potencial.
mas o que vc poderia fazer é o seguinte.. como um amigo meu me falou depois q aconteceu seria fazer uma uti..
pegar areia de construção e peneirar com uma peneirinha de coar leite. ai vc pega a areia grossa e coloca num vaso. em seguida pega a planta pelo tronco e vá lavando as raizes, va esguichando até sair tudo, o importante é vc quebrar o menor número de raizes pequenas.. em seguida vc transplanta ela na areia com cuidado, e rega bem. deixe na sombra... não se esqueça de estar sempre olhando a areia pra não deixar secar totalmente. mas também não regue muito....
se for pegar sol somente até as 9hs da manhã... espero q sua planta se recupere....
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 6:31 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Arnaldo, as azaleas gostam de um tipo de solo especial, geralmente bem leve, drenante, que retenha umidade mas que não fique encharcado. Antigamente o pessoal que cultivava essas plantas usava material decomposto, retirado de vasos xaxim. Com a proibição da extração desse produto na natureza, optou-se por um solo mais rico em matéria orgânica.

Assim, vc pode comprar um substrato vendido comercialmente com o nome de Bioplant. Ele é composto de casca de pinheiro e de fibra de coco queimadas, vermiculita, e outros componentes, sendo então um ótimo solo para cultivar azalea. A esse composto, vc pode adicionar um pouco de carvão vegetal e casca de pinheiro, além de folhas secas esmagadas/trituradas.

Com esse tipo de substrato, sua planta irá recuperar bem a vitalidade de crescimento. Eu costumo usar inclusive para promover não só a recuperação de plantas, via reenvase e replantio, como tambem para a produção de novas mudas, a partir de estacas de galhinhos finos podados das minhas plantas.

Areia, caco ceramico, pedrisco, são materiais inertes que não servem para as raízes da azalea, lamento dizer. Terra granulada, como o tempo se massifica, enrijecendo e comprimindo as raízes, de forma que tambem deve ser descartada.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ArnaldoVieira

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu galeraaa
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: