|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ST Lima 1.o PASSO

Registrado: 16/11/10 Idade: 54 Mensagens: 161 Localização: Araguaína-TO
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 9:53 am Assunto: Ajuda com buxinho |
|
|
ganhei essmuda de buxinho hoje me ajudem, já fiz o transplante com podas das raizes, mas tenho que dimunuir a copa, mas falta definir um pré estilo pra ele e não sei por onde começar. olha as fotos frente:
outro angulo verso:
já esta na escorreideira, para fortalecer as raizes ok
obrigado pessoal
Editado pela última vez por ST Lima em Sáb Dez 04, 2010 2:37 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 1:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
A primeira foto ficou escura, não permite uma boa visualização do nebari. Na segunda foto, com imagem nitida, o nebari foi cortado visualmente falando. Se possível, corrija as fotos nesse sentido, para que, a partir desse importante ponto que é o nebari, possamos emitir uma opinião mais interessante quanto ao que voce solicita.
Entretanto, independente da sugestão acima, creio que vc poderá, futuramente, replantar inclinando o tronco para a direita (considerando como frente a da primeira foto). Na sequencia, poderia cortar o tronco um dedo acima do primeiro galho (unico com um bom movimento, ainda que a curva deva ser corrigida), sendo que com este galho é que irá formar a estruturação aerea da planta.
Ouso dizer isso, mas é patente que, para melhorar o tronco, talvez seja mais necessário ainda proceder a uma alporquia um dedo acima do ponto onde terminam as raízes que aparecem acima do solo. Ao fazer um alporque no tronco, nesse ponto, permite uma correção quanto à altura, uma melhoria na formação do nebari, e um movimento inicial que fique harmonico com o movimento do galho principal sugerido por mim para a execução da estrutura de copa.
O nebari deverá ser corrigido, o tronco é reto e sem atrativos visuais, os galhos emitem brotações apenas nas extremidades, não existindo em razão disso possibilidade de uma densificação (folhas mais próximas do tronco). Ainda que se mantenha apenas os dois primeiros galhos, cortando-se o restante do tronco um dedo acima deles, será necessário um bom aporte de aramação grossa, que permita uma modelagem sinuosa nesses galhos. Mas nada disso irá redundar em algo proveitoso sem uma alteração no tronco que possibilite algo mais harmonioso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 1:39 pm Assunto: |
|
|
Sebastião, embora o tópico não seja meu tomei a liberdade de clarear um pouco a foto para poder observar melho o nebari.
Uploaded with ImageShack.us[/img]
abraços,
Fábio |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 1:40 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
E um estilo hokidashi,, fazendo a correção dos galhos e sem uma poda drátisca? o que achas amigo?
vou postar outra foto as 18h30min ok!
abraços
Obrigado
nickyfury escreveu: | A primeira foto ficou escura, não permite uma boa visualização do nebari. Na segunda foto, com imagem nitida, o nebari foi cortado visualmente falando. Se possível, corrija as fotos nesse sentido, para que, a partir desse importante ponto que é o nebari, possamos emitir uma opinião mais interessante quanto ao que voce solicita.
Entretanto, independente da sugestão acima, creio que vc poderá, futuramente, replantar inclinando o tronco para a direita (considerando como frente a da primeira foto). Na sequencia, poderia cortar o tronco um dedo acima do primeiro galho (unico com um bom movimento, ainda que a curva deva ser corrigida), sendo que com este galho é que irá formar a estruturação aerea da planta.
Ouso dizer isso, mas é patente que, para melhorar o tronco, talvez seja mais necessário ainda proceder a uma alporquia um dedo acima do ponto onde terminam as raízes que aparecem acima do solo. Ao fazer um alporque no tronco, nesse ponto, permite uma correção quanto à altura, uma melhoria na formação do nebari, e um movimento inicial que fique harmonico com o movimento do galho principal sugerido por mim para a execução da estrutura de copa.
O nebari deverá ser corrigido, o tronco é reto e sem atrativos visuais, os galhos emitem brotações apenas nas extremidades, não existindo em razão disso possibilidade de uma densificação (folhas mais próximas do tronco). Ainda que se mantenha apenas os dois primeiros galhos, cortando-se o restante do tronco um dedo acima deles, será necessário um bom aporte de aramação grossa, que permita uma modelagem sinuosa nesses galhos. Mas nada disso irá redundar em algo proveitoso sem uma alteração no tronco que possibilite algo mais harmonioso.  |
|
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 1:46 pm Assunto: AJUDA E AGRADECIMENTOS |
|
|
Obrigado amigo, vocês são demais, no que poderia me ajudar, me falaram de um hokidashi, ou seja com uma copa achatada e levemente arredondada, podando somente a copa para poder iniciar novos brotos, opine por favor.
Grato
Faugustobr escreveu: | Sebastião, embora o tópico não seja meu tomei a liberdade de clarear um pouco a foto para poder observar melho o nebari.
Uploaded with ImageShack.us[/img]
abraços,
Fábio |
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 1:56 pm Assunto: BONSAI |
|
|
Poda radical em buxus nem pensar. Hokidachi é mais fácil de falar que fazer, principalmente com a formação atual dessa planta. Cortar apenas a copa, arredondando-a, não torna ela um bonsai estilo hokidachi, lamento dizer.
O estilo Hokidachi deve ser formatado desde o nebari, passando por um tronco reto e robusto, com os galhos formadores da estruturação aerea partindo todos de um mesmo ponto, ou no máximo dois ou tres pontos próximos uns dos outros. Nestes galhos, subsequentemente, é que irá ser formatada a estruturação que é chamada de ramificação fina. Para isso, a planta deverá apresentar densificação, isto é, muitas folhas, desde a base de cada galho a ser ramificado.
Por isso, descartei a formação no estilo hokidachi.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 3:37 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Sim, inclinar para a direita mas quanto a correção do tronco. qual seria?
Estou iniciando agora, muito perdido.
Grifo seu: "(unico com um bom movimento, ainda que a curva deva ser corrigida)" nickyfury escreveu: | A primeira foto ficou escura, não permite uma boa visualização do nebari. Na segunda foto, com imagem nitida, o nebari foi cortado visualmente falando. Se possível, corrija as fotos nesse sentido, para que, a partir desse importante ponto que é o nebari, possamos emitir uma opinião mais interessante quanto ao que voce solicita.
O nebari deverá ser corrigido, o tronco é reto e sem atrativos visuais, os galhos emitem brotações apenas nas extremidades, não existindo em razão disso possibilidade de uma densificação (folhas mais próximas do tronco). Ainda que se mantenha apenas os dois primeiros galhos, cortando-se o restante do tronco um dedo acima deles, será necessário um bom aporte de aramação grossa, que permita uma modelagem sinuosa nesses galhos. Mas nada disso irá redundar em algo proveitoso sem uma alteração no tronco que possibilite algo mais harmonioso.  |
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 5:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
A correção do tronco eu indiquei na postagem acima: alporque, para formar um nebari mais interessante (radial, isto é, em toda a volta do tronco e na altura adequada), corte do tronco acima dos dois primeiros galhos, ou só do primeiro galho da esquerda. Isso feito, o tronco terá outra dinâmica. Com o replantio do tronco inclinado para a direita, num angulo de 30graus, aproximadamente, vc acrescenta ao conjunto movimento, coisa que inexiste no tronco atual.
A inclinação de um tronco geralmente possibilita uma visualização de outro tipo de trabalho a ser executado numa planta, particularmente se a arvore em questão não apresenta, de pronto, nenhuma possibilidade a ser explorada no visual inicial. É o caso dessa planta, na minha humilde opinião. Veja alguns exemplos sobre como funciona essa inclinação. As plantas abaixo sofreram inclinação em seus troncos, sendo que somente a partir desse ponto tiveram o desenvolvimento estrutural trabalhado:
Se deixadas na posição inicial, essas plantas não renderiam nem a metade do que passaram a render com a inclinação de seus troncos. Isso, somado com as sugestões que elenquei, possibilitarão um trabalho mais técnico em sua planta, coisa que dificilmente será possível mantendo a estrutura atual.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 2:36 pm Assunto: INTERVENÇÃO |
|
|
fiz as podas e resistiu bem, ta se recuperando, estou pensando em fazer alporquia abaixo do primeiro galho, conforme orientações recebidas dos colegas, mas se tiver alguma ideia, aceito.
o verso  |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 2:59 pm Assunto: |
|
|
Sub, acho que agora é esperar as brotações no local certo para ver o que pode ser feito. |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 10:10 pm Assunto: Resposta |
|
|
Foi o que eu pensei, estou providenciando uma mamadeira pra ela.
TKS Tiago R escreveu: | Sub, acho que agora é esperar as brotações no local certo para ver o que pode ser feito. |
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|