FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Hormônio enraizante e a periodicidade do uso.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 9:37 am    Assunto: Hormônio enraizante e a periodicidade do uso. Responder com citação

Pessoal,

Já coloquei uma pergunta idêntica a essa em outros fóruns. Confesso que não obtive uma resposta satisfatória. Sendo assim, fiquei me questionando: será que não fui claro?
Bem vou tentar colocar claramente o que eu necessito saber:
Quanto ao uso dos hormônios enraizantes em alporquias e nos pós-transplantes; como devo usar, somente após o transplante ou tem uma periodicidade adequada?
E nas alporquias, como funciona? Uso somente no dia em que instalar o alporque ou também devo usar periodicamente?

Pois bem amigos do fórum, as perguntas são essas!
Agradeço imensamente qualquer ajuda que possam me dar!

Um abraço fraterno a todos!

Gilson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 11:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gilson, como vai?

Pois é, mas dificilmente você vai obter uma resposta padrão...
Muito já se discutiu sobre o uso desse tipo de produto (I.B.A. e Outros) - Biofert Raiz...
Eu confesso que uso esse material pelo menos 3 vezes ao ano em plantas no escorredor, ou vaso de crescimento, nas 5 primeiras regas após o transplante, nunca usei em alporquias (faltou oportunidade), em estaquias usei nas 5 primeiras regas, e depois 2 vezes ao mês, durante os 4 primeiros meses e ao que tudo indica os resultados são satisfatórios. Nos vasos definitivos só mesmo o adubo.
Se tivesse feito um alporque, usaria periodicamente, com certeza, porém lembro de que em outros papos sobre o assunto, alguns colegas alertarem quanto ao uso em excesso (superdosagem), dizendo que teria efeito contrário (inibidor).
Eu costumo pulverizar esse produto 2 vezes ao ano... até hoje me pareceu ótimo para estimular o surgimento de gêmulas e a floração, principalmente após a poda aérea.

Agora lembro que alguém (salvo engano, o Eduardo), fez certa vez uma experiência em estacas e chegou à conclusão de que o hõrmonio da Biofert era o mais funcional do mercado...

Tenho certeza de que muita gente aqui usa esse produto com frequência e pode relatar mais alguma experiência.

Abração

Em Tempo: Saudade dessa turma especial que frequenta esse fórum!!!
Já vi alguns perfis com fotografias na nova área (Quem Sou Eu)... a Angela, o Nuno, o Castro, Sergivaldo, Lando, Bergson, Charles, Illex, Charles, Mário, Ratto, Fernando, Marco, Alexandre, Werlei, Élio, Gilson Góis, Jackson, Willian, André, entre outros tantos.

Ficou muito legal a apresentação de vocês

Forte abraço à todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 7:03 am    Assunto: Responder com citação

Olá Felipe,

Não sabe o quanto me alegra ver voce postando novamente aqui no Forum. Depois de tanto tempo, mas devia estar acompanhando de alguma forma nao é verdade? Quando der novamente faça-nos outra visita. Saudades de você tambem. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 8:04 am    Assunto: Responder com citação

Olá Felipe!

Fico feliz em rever suas mensagens! Você sumiu dos outros Fóruns em que eu participo. Mas pelo que escreveu o Illex, você estava sumido daqui também. Já que é assim, seja muito bem vindo novamente, pois você é um excelente "professor" no que se refere ao bonsai. Credito isso a sua paciência com os que estão aprendendo!

Quanto ao tópico, especificamente, pode ter certeza que a sua resposta já foi de bastante ajuda. Vou tentando por aqui e adaptando ali para otimizar o uso desse produto, que ao meu ver ajudam e muito no cultivo do bonsai. Mas, eu tenho preocupação em estar fazendo a coisa errada e, ao contrário de melhorar, estragar o cultivo.

Valeu mesmo!

Por favor, não suma de novo!

E, como diria o nosso grande Mário... e já pedindo sua permissão:

Do seu amigo no Bonsai

Gilson
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 8:05 am    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:

Em Tempo: Saudade dessa turma especial que frequenta esse fórum!!!
Já vi alguns perfis com fotografias na nova área (Quem Sou Eu)... a Angela, o Nuno, o Castro, Sergivaldo, Lando, Bergson, Charles, Illex, Charles, Mário, Ratto, Fernando, Marco, Alexandre, Werlei, Élio, Gilson Góis, Jackson, Willian, André, entre outros tantos.
Ficou muito legal a apresentação de vocês

Forte abraço à todos!

Amigo Felipe, a recíproca é verdadeira Exclamation Exclamation Exclamation... como é bom ver sua presença nesta querida casa Exclamation Exclamation Exclamation

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 12:11 pm    Assunto: ENRAIZADOR. Responder com citação

Olá para todos.

Gilson,na pagina inicial do Atelier no tópico '' O BONSAI'' tem uma materia escrita por Luiz Carlos com o tema ''ENRAIZADORES'' que em muito pode ajuda-lo em suas duvidas.Eu li esta materia mandei manipular o produto já utilizei em alporquia de romã e em varias estacas algunas como ficus e bunganville e tenho tido excelentes resultados em minhas esperiências vou postar dentro em breve uma foto de uma primavera que esta florindo e é uma das quais utilizei o hormonio.Além das utilizações acima tenho colocado o liquido em todas as minhas plantas pois sabemos que não se deve guardar o preparado por muito tempo para não perder suas propriedades pórem uso com bastante cautela sempre dissolvendo a ''sobra'' em mais um pouco de água para não corer riscos.Até agora tem dado tudo certo e quero agradecer a esta pessoa que postou tal matéria pois é assim que vamos aprendendo e ensinando sobre as técnicas da arte.
Espero ter ajudado um pouco.
Um Abraço!
Rogério.
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2005 2:24 pm    Assunto: Responder com citação

Olá à todos.

Obrigado pela acolhida.
Sempre que possível acompanho os tópicos...
Gilson, para te falar a verdade, eu só não uso esse produto com mais frequência em todas as plantas devido ao preço, mesmo porque sempre vai existir um transplante, uma estaquia, etc. então ele se faz necessário quase sempre.

Eu já havia visto a matéria que o Rogério comentou... nunca exprimentei, mas outros colegas também já aprovaram.

Abração
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2005 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Queridos amigos !!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Não quero falar sobre enraizadores, pelo menos hoje, quero falar da minha grande alegria em ter de novo, embora rapidamente, neu grande amigo Felipe !!!!!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Quanta saudade meu querido professor e amigo Exclamation Exclamation Exclamation

Sempre fico ávida para ver se você anda por aki pelo forum !!!!!!!!!

Tudo bem com você e a família ??? Como anda nossa princesinha ????

Beijocas misssssssssss Felipe !!!!!

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2005 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Angela, como vai?

Por aqui tudo bem, mas professor já é gozação sua... (não por falta de vontade, mas aquele mestrado ainda não amadureceu...)
Confused

Saudades de você tb.
Sempre que possível eu leio as mensagens.

Lembra daquele Ume Boshi? Contrariando a natureza dele, ele ainda está bem vivo aqui nesse clima, e já foi reestilizado... optei por excluir os ramos antigos e puxar novas brotações. Assim que os resultados aparecerem, posto as fotos em sequência. Vamos ver se ele aguenta o verão aqui.

Estou falando nisso aqui nesse tópico, pois estou usando o hormônio após a poda dos antigos ramos, exatamente para auxiliar nessas brotações, coisa que eu sempre consegui dessa maneira. Borrifei o tronco junto com as primeiras 5 regas e na próxima semana repito pelo menos mais 2 vezes... depois é esperar para ver os resultados.
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Oi Rogério,

Valeu pela dica sobre a página inicial do Atelier. Confesso que fiquei surpreso com a quantidade de informações disponibilizadas. Também fiquei chateado por não ter acessado antes e, como diria o caipira: "descurpa a vergonha que passei!"
E cada vez mais, aumenta o conceito desse Fórum. Ele é 10 mesmo!
Ah, obrigado pela paciência de me indicar a página, pois eu realmente entrava no site e ia direto ao fórum!

Abraços!

Gilson
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 11:17 am    Assunto: ENRAIZADOR Responder com citação

Olá para todos.
Gilson vamos nos ajudando com certeza a cada dia pois acredito ser o objetivo de todos.Quanto a utilização do hormonio tenho feito assim:Em estacas deixo de molho no liquido por + - meia hora senão o tronco escuresse pela alta concentração quimica por isso não deixo passar muito tempo e planto a estaca em seguida deixando a meia sombra e regando normalmente.Como já disse quanto a ''sobra'' adiciono um pouco + de água e vou jogando nos outros vasos até o término.
Quanto ao alporque jogo no incio no primeiro dia e a cada 30 dias sempre depois da rega e em todos os casos sempre em pequena quantidade para não queimar as folhas e matar a planta por excesso do produto se tenho poucos alporques utilizo o restante da maneira acima.
Dissolvo o produto +- conforme indicou o colega da matéria e espero que você possa se dar bem também mas não tenha pressa pois o mais importante em uma planta não é a quantidade de raizes e sim o bom desenvolvimento da mesma por completo. Se a planta em com a copa linda com certeza esta muito bem de raizes.

Um Abraço!
Rogério.
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked Talvez eu esteja sendo precipitado,mas obtive melhores resultados com a fórmula a base de tiamina "caseira" do que com o superthrive!
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 6:39 am    Assunto: Responder com citação

Rogério e Átila...

Com certeza, à partir de agora eu estou mais seguro com mais embasamento para usar o produto em discussão.
Obrigado por dividirem suas experiências!

Um abraço fraterno!

Gilson
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Salve, Felipe !!

Seja bem vindo em seu retorno e não nos deixe sem a sua preciosa companhia !!!
Abração

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Élio, como vai?

Tento sempre tirar uns dias por semana para ler o fórum... nem sempre dá. mas sempre tento.

Abração
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: