Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Nov 03, 2010 8:57 pm Assunto: Projetos - Preciso de Opiniões e Sugestôes |
|
|
Olá Amigos,
Estou com dois projetos em andamento e gostaria da opinião e sugestão de vcs.
Este primeiro foi realizado apenas o esboço. Alguns talvez reparem e critiquem o galho na frente, porém a ideia é justamente esta, chamar a atenção de quem estiver olhando primeiro p/ o galho da frente que será um Jin e depois p/ o galho ao fundo. Chamo de "Vencendo as Adversidades da Vida", ou seja, apesar dos danos causados ao primeiro galho a planta foi mais valente e ressurgiu em novo tronco forte e elegante.
Gostaria a sugestão de vcs p/ qual árvore (espécie) trabalhar este tema e é claro opiniões sobre o esboço e projeto.
Neste segundo é um Ulmus Chinensis, onde fiz o esboço e comecei a podar e aramar na data de hj, alguns ajustes na aramagem ainda serão feitos p/ acompanhar o desenho.
Opiniões e sugestões sempre bem vindas.
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 8:50 am Assunto: |
|
|
Primeiro, parabéns pelos desenhos. Vou dar uma opinião sobre o ulmus: o que me chamou a atenção foi a copa da direita parecer um pouco carregada em relação à copa da esquerda/cima, que está em patamares. Talvez se fizer patamares na da direita fique melhor o conjunto |
|
|
 |
Sillas José 1.o PASSO

Registrado: 07/10/10 Mensagens: 127 Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 8:59 am Assunto: Re: Projetos - Preciso de Opiniões e Sugestôes |
|
|
Donegá escreveu: | Olá Amigos,
Estou com dois projetos em andamento e gostaria da opinião e sugestão de vcs.
Este primeiro foi realizado apenas o esboço. Alguns talvez reparem e critiquem o galho na frente, porém a ideia é justamente esta, chamar a atenção de quem estiver olhando primeiro p/ o galho da frente que será um Jin e depois p/ o galho ao fundo. Chamo de "Vencendo as Adversidades da Vida", ou seja, apesar dos danos causados ao primeiro galho a planta foi mais valente e ressurgiu em novo tronco forte e elegante.
Gostaria a sugestão de vcs p/ qual árvore (espécie) trabalhar este tema e é claro opiniões sobre o esboço e projeto.
Neste segundo é um Ulmus Chinensis, onde fiz o esboço e comecei a podar e aramar na data de hj, alguns ajustes na aramagem ainda serão feitos p/ acompanhar o desenho.
Opiniões e sugestões sempre bem vindas.
Abraços. |
Parabéns Donega! Se vc tem essa facilidade para desenhos, tenho
certeza que será um bom bonsaista para suas plantas.
Pois arte é arte.
Nada se cria, nada se copia, tudo se transforma. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 9:32 am Assunto: |
|
|
Sillas,
o projeto para o Ulmus, acho viável com as possíveis alterações sugeridas pelos colegas. Quanto ao primeiro desenho, você já parece ter idéia de que este galho não deveria ficar na frente ou apontando para a frente da planta. Este tipo de estrutura é considerado um desrespeito para com o observador.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 5:55 pm Assunto: |
|
|
Olá Nikkei 100,
Desculpe, ñ sei se entendi, no caso acha viável que no caso na esquerda tenha apenas está copa mais baixa que do que "digamos assim" primeiro galho e as demais copas de formação saiam todas da esquerda? É acho que ficou meio desproporcional no desenho, se for isso me dê um toque, por favor.
Olá Edson,
Então... qto ao galho da frente a intenção era causar esse primeiro impacto de acordo com o nome dado ao tema, porém esse galho ñ estará voltado p/ frente, de qualquer maneira posso repensar e inverter as posições dos galhos. Tem alguma sugestão p/ uma espécie p/ este trabalho? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 04, 2010 6:01 pm Assunto: |
|
|
alguma especie de folhas pequenas e densas,uma serissa ?vc conseguindo reduzir e densar a copa,e depois moldar a madeira,qualquer uma fica viavel |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 3:01 pm Assunto: |
|
|
Donegá, eu só posso elogiar os desenhos pois nesta arte sou péssimo. Aliás eu nem tento... Mas a concordo totalmente com o colega Edson quanto ao posicionamento deste galho/jin que cruza a frente, sendo isso considerado um defeito em bonsai. Mas de fácil solução: girando a planta um pouco no sentido anti-horário, este galho ficará na lateral direita e daí estará bem colocado. Poderia girar em sentido horário também poscionando no lado esquerdo, mas daí tem que mudar o ápice do jin para não ficar "espetando" os olhos do observador.
Outra possibilidade e até mais fácil, seria colocar no desenho este galho/jin a sair direto do lado direito do tronco, sem cruzar a frente do tronco principal.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 8:41 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio,
Gde amigo, agradeço pelos elogios aos desenhos, mas ainda há mt a melhorar, rsrsrs.
Valeu tb pelas dicas. Com certeza vou repensar o projeto.
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 9:51 pm Assunto: |
|
|
Oi Donegá
Gostei dos desenhos!
Uma boa planta para o 1º poderia ser uma eugênia (Eugenia sprengelli), pois encontramos com facilidade em viveiros/floriculturas, elas assim com o tronco esguio e folhagem nas pontas.
Complementando as dicas dos amigos, o 2º desenho poderia mostrar galhos na parte da frente e por trás do tronco, como deve ser na realidade (tridimensional). Eu não deixaria a árvore tão alta  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 10:52 am Assunto: |
|
|
olá Alexandre,
Valeu pelas dicas, qto aos galhos de fundo, ainda estou tentando melhorar a técnica de desenho p/ coseguir dar essa profundidade, tb acho que vou deixar as copas mais densas um pouco p/ aumentar a imagem de força da planta. O que acha?
A sugestão da Eugênia me parece ser a melhor opção, ainda ñ tinha pensado nela e de acordo com as plantas que vemos nos viveiros, ela já ficaria mt próxima do projeto dimunuindo o tempo p/ finalização. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 10:57 am Assunto: |
|
|
Donegá, a minha sugestão é em relação a deixar a planta mais "homogênia". Se observar, a copa do tronco que vai pra direita é bem densa e pesada, diferente do tronco que sobe que está em patameres. Também acho que uma altura menor ficaria melhor. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 1:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Fiz algumas modificações no desenho anterior, só ñ consegui ainda dar uma boa impressão de profundidade. O que acham?
 _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 6:25 pm Assunto: |
|
|
Agora ficou muito densa...
O movimento dramático do tronco pede uma copa um pouco mais "rala"... um meio termo entre os dois desenhos feitos
+ ou - assim:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 6:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Alexandre,
Ainda bem que é um desenho se não já tinha acabado com a planta, rsrsrs.
Bom, mas acho que dá p/ ter uma ideia e junto com a dicas que me deram ir chegando ao meio termo.
Valeu mesmo Alexandre. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
|
|
 |