|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 12:08 pm Assunto: Jabuticabeira – vaso rosa? |
|
|
Nova jabuticabeira para a coleção. Tive sorte com esta planta porque não precisei cortar a raiz pivodante.
Já coloquei neste vaso, onde ela terá bastante espaço pra o crescimento das raízes.
A jabu estava carregada de frutos, apesar de estar em pleno desenvolvimento, creio que não terei problemas com o transplante feito nesta época. Infelizmente não dava pra esperar.
Não tenho visto vasos de bonsai nesta cor, mas estou contente com o resultado, acho que as proporções (tamanho da árvore e tamanho do vaso) ficaram boas.
Procedimentos em março de 2011
Redução na altura: de 1,5m para 39cm
Corte das raízes laterais
Lavagem de toda a terra da raiz.
Substrato: 25% terra + 25% casca de pinus + 50% pedrisco
Altura: 39 cm
Nebari: 13 cm
Vaso: 32cm x 11cm – cor “goiaba”
 |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 12:11 pm Assunto: |
|
|
essa promete.
daqui a uns 3 anos vai ficar belissima.
o Nebari esta poraticamente perfeito ( na minha humilde opinião) _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 12:31 pm Assunto: |
|
|
Linda mesmo, até que o vaso ficou bem legal. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 5:03 pm Assunto: |
|
|
Que sorte em?
achar algo tão bem encaminhado não é todo dia, parabéns!!! _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 10, 2011 7:15 pm Assunto: |
|
|
nebari perfeito mesmo. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 10:12 am Assunto: |
|
|
Péssima notícia.
Depois de 20 dias a jabu iniciou brotação, coloquei entao ao sol. Mas os brotos secaram e outros pararam de crescer logo que surgiram.
A planta está atualmente dentro de casa perto de uma janela com sol até as 11 horas. |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 10:30 am Assunto: |
|
|
precipitou-se?
porque?
 _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 10:53 am Assunto: |
|
|
Poxa, tomara que se recupere. Flavio, acho que vc fez muitas intervenções para expor tão rápido ao sol, fez uma poda radical e lavou as raízes, algo que não é muito recomendado, deve-se deixar uma boa parte do solo antigo, pq contem micorrizas. Dê sombra e água fresca a ela, e esqueça por um bom tempo, paciência agora mais do que nunca. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 8:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Concordo plenamente com o nobre colega forista: vc se precipitou. Ao realizar todas essas intervenções no mês de março, longe do inverno que é a melhor época para lidar com essa espécie, desencadeou um processo irreversível de perda de seiva, considerando a extensão dos cortes radicais. Além disso, vc frisa que a planta apresentava-se em um estágio de frutificação.
Ora, se temos flores ou frutos numa jabu, significa que a planta está numa fase altamente estressante, e ao promover cortes radicais em seus galhos ou caules, ainda que não em sua raiz pivotante, a planta certamente só tem a perder, e ficará seriamente prejudicada a ponto de não recuperar-se adequadamente, ou então, o que é pior, secar e morrer. Infelizmente, como frisou, não dava para esperar até o inverno chegar e envasar nessa vaso petrópolis rosa. É lamentável que vc tenha se precipitado. Melhor seria deixá-la quieta, onde estava, com seus frutos maturando normalmente, até que o inverno viesse e proporcionasse as condições adequadas para sua retirada.
Mas, como diz o velho e bom ditado: agora, Inês é morta!!! Não há nada a fazer. OU quase nada. Sugiro retirar os pedriscos e o musgo, desnudando a superficie, para que vc possa analisar se o substrato não está demasiadamente encharcado e permanentemente umido, o que só irá acarretar mais estresse e provocar uma perda mais rapida para a planta. Se o solo apresentar-se pouco umido, sugiro depositar o vaso em local semi sombreado, irrigar pouco apenas uma vez ao dia, preferencialmente à tarde, e não adubar em hipotese alguma. Quem sabe a sorte não mude esse quadro ruim?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
caiomalk 4.o PASSO

Registrado: 05/04/11 Idade: 39 Mensagens: 789 Localização: Águas Claras DF
|
Enviada: Sex Abr 15, 2011 8:48 pm Assunto: |
|
|
Olá flávio
Cara, que notícia ruim, estava acompanhando o post, estava empolgadíssimo, seu exemplar e realmente lindo, mas quando lí a sua má notícia, foi a mesma coisa que jogar um balde de agua fria em mim, mas faz como o nosso amigo Nicky disse, pois ele é o Guru dos Bonsai....
Boa recuperação e boa sorte
Abraço _________________ “Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”
www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 9:12 am Assunto: |
|
|
Pois é. Precipitei em colocar ao sol.
Mas os brotos estavam com muitos pulgões então achei que seria melhor já colocar no sol. Percebam que as folhas estão enrugadas e nas pontas os brotos estão secos e caindo. Alguns brotos estão vigorosos com uma tonalidade verde e se mantêm assim, no meio da planta.
Já retirei o pedrisco.
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2011 10:16 am Assunto: É |
|
|
NA MINHA OPINIÃO,,,EU NÃO TERIA COLOCADO NUM VASO AGORA,,,DEIXARIA ELA SE DESENVOLVER NUM RECIPIENTE MAIOR,,ASSIM ELA SE DESENVOLVERIA MAIS RÁPIDO POR TER MAIS ESPAÇO,,,ATÉ MESMO UMA MAMADEIRA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 20, 2011 1:43 pm Assunto: |
|
|
nickyfury,
esta jabu voltou a ter crescimento, mas somente nas pontas dos brotos que sobraram, ainda não estou muito empolgado com isso porque ainda nao vejo brotos nascendo no tronco, principalmente onde deveria.
Na sua opinião, devo mantê-la onde está (dentro de casa, perto de uma janela com sol que atravessa a janela até as 12 horas), ou devo colocar na semi-sombra, num jardim, com sol até as 12 horas tambem, mas neste caso com as ocorrências de chuva, vento e agora frio... aqui quando venta, é pra valer. Agora estou confuso se a planta precisa de sol direto, ou se precisa de proteção devido a época errada do transplante. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 15, 2011 3:20 pm Assunto: |
|
|
Qual caminho seguir
A planta voltou a imitir brotacoes...
Pretendo fazer desta jabu algo mais natural. Então vou manter apenas 1 ou dois galhos em cada tronco para fazer uma conicidade perfeita. estes galhos serão a continuação do tronco.
Minha dúvida: devo deixar a planta crescer livremente por mais um período e depois cortar os outros galhos, ou devo cortar agora.
Isso porque penso que se eu mantiver muitos galhos, a seiva vai pra todos, se eu mantiver apenas os que pretendo, os galhos vao engrossar mais rapidamente.
Minha preocupação é se este galho secar.
Os galhos estão bem finos ainda, com uns 4 mm. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|