Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Giovannisalles
Registrado: 27/12/09 Idade: 49 Mensagens: 2 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 2:26 pm Assunto: Iniciando no bonsai |
|
|
Olá amigos.
Minha esposa e eu acabamos de comprar o que virá a ser nosso 1º Bonsai. (porque pelo que já andei pesquisando o que compramos ainda não passa nem perto de um. )
Como temos lido e nos interessado muito pelo assunto compramos este pois achamos a árvore muito bonita, então gostaria de contar com a juda de vocês para obter dicas de cultivo, saber a espécie, já queo vaso não veio identificado, qual estilo ficaria melhor na planta, quando começar as podas, enfim como estamos apenas iniciando, todas as dicas serão muito importantes e muito bem vindas.
 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 2:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Giovanni,
Seja bem vindo ao fórum.
Esta é uma Thuya azul, não sei de cabeça o nome científico, mas sei que é uma má idéia se iniciar no bonsai com esta espécie... as coníferas em geral são mais melindrozas para se trabalhar. Aconselho ao amigo tentar mantê-la viva por um ano, enquanto isso busque mais informações a respeito da espécie e sobre o cultivo de plantas em geral. Tente começar com espécies mais rústicas, que aceitam mais os nossos erros de iniciante... ficus, serissas, jabuticabeira, amoreira e mais outras tantas até pra você ir treinando os conhecimentos que irá adquirir...
Abraços e boa sorte |
|
|
 |
Giovannisalles
Registrado: 27/12/09 Idade: 49 Mensagens: 2 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 2:56 pm Assunto: |
|
|
EZEQUIEL JUNIOR escreveu: | Olá Giovanni,
Seja bem vindo ao fórum.
Esta é uma Thuya azul, não sei de cabeça o nome científico, mas sei que é uma má idéia se iniciar no bonsai com esta espécie... as coníferas em geral são mais melindrozas para se trabalhar. Aconselho ao amigo tentar mantê-la viva por um ano, enquanto isso busque mais informações a respeito da espécie e sobre o cultivo de plantas em geral. Tente começar com espécies mais rústicas, que aceitam mais os nossos erros de iniciante... ficus, serissas, jabuticabeira, amoreira e mais outras tantas até pra você ir treinando os conhecimentos que irá adquirir...
Abraços e boa sorte |
Valeu a dica Ezequiel (sabia que eu devia ter comprado o de Acerola mesmo, até porque meu interesse maior são os bonsais de frutíferas).
De qualquer forma continuarei pesquisando sobre o assunto e começarei com um mais fácil de lidar. |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 3:06 pm Assunto: |
|
|
Giovanni,
Concordo com o Ezequiel!
Acerola e Jabuticaba são ótimas! Crescem com uma velocidade boa e dá pra gente aprender legal.
Tenho uma de cada e estou gostando muito de cultivá-las.
Abraços e bom trabalho!
Ricardo |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 3:17 pm Assunto: |
|
|
Para esta planta ae, sugiro que vc transplante ela para um vaso grande ou até mesmo um escorredor.
Use como substrato:
30% cacos de tijolo (bem pequenos)
30% areia grossa
25% casca de madeira (bem pequenas)
15% terra ou humus _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 3:55 pm Assunto: |
|
|
Como vai Giovanne, Seja bem vindo.
Não se preocupe. Concordo que o melhor é retirá-la deste vaso. Até para ir treinando a técnica do transplante. Só não retire todo o torrão e nem lave a raiz. Coníferas não gostam muito.
O substrato do amigo Laudir está bom, Só não acrescentaria a terra ou húmus.
De resto deixe-a desenvolver ai por um bom tempo.
Continue adquirindo outras espécies...
Ai perto de você mora um grande bonsaista. O Roque Junior em Nova Lima. Procure por ele, vai te dar boas dicas.
Boa sorte.
Franz Borges _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 3:55 pm Assunto: |
|
|
Giovannisalles , para voce que esta começando sugiro , comprar uma muda de Ulmus , serissa chinesa , jabuticaba , carmona , se encontra facil , e sao plantas mais faceis de trabalhar e de crescimento mais rapido , a tuia azul é meio complicada , ela acaba apodrecendo a parte interna das agulhas onde nao pega sol.
Nao precisa comprar um bonsai , como falei compra mudas ou pre bonsais , que ai vais sentir melhor o gostinho de trabalha-lo desde o começo.
No mais boa sorte , estas entrando num mundo fantastico , onde a segredo do sucesso chama-se: paciencia. No mais vais encontrar aqui e em outros foruns toda a ajuda que precisares.
Um grande abraço e Boa sorte
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 4:27 pm Assunto: |
|
|
Ola .. Muito prazer e seja bem vindo .. só me resta assinar embaixo de tudo o que os colegas disseram ...  |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 5:28 pm Assunto: |
|
|
Giovanni deixe-a no sol direto e a regue todos os dias, a falta de água por um ou dois dias pode matá-la. Se por acaso o sol estiver muito forte em algum período do ano e começar a "queimar" a planta a coloque em um local em que não bata o sol do meio-dia. Nas regas verifique se o solo está úmido, se estiver não regue, é bom deixar o solo secar entre as regas.
Eu não acho que seja necessário retirá-la do vaso agora, a planta é pequena e ainda tem espaço para crescer nesse vaso.
Adube com torta de mamona e farinha de osso, o adubo orgânico é melhor para quem está começando, pois, é menos arriscado errar.
Quando alguma das "folhas" estiver seca faça uma pinçagem de limpeza retirando o que estiver seco.
É bom, também, tentar dar uma arejada nos galhos porque as agulhas que estiverem abafadas e na sombra das outras vão acabar morrendo, mas deixe isso para depois, o excesso de manipulação pode matar essa planta.
Outra coisa importante saber é que nesse tipo de planta quando se corta um galho e ele fica sem folhas esse galho está morto, por tanto, é melhor não cortar nada a menos que você tenha certeza absoluta do que fazer.
Minha sugestão é: tente a manter viva e vá procurar um Ulmus, a satisfação de trabalhá-lo será muito maior!!! |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 29, 2009 5:42 pm Assunto: |
|
|
Seja muito bem vindo ao forum e principalmente ao mundo VICIANTE do bonsai. Tudo que lhe foi dito é de suma importância e qualquer coisa que eu diga será redundante, porém a sugestão de mudar de vaso deve ser seguida, não sabemos como estão as raízes e este tipo de vaso esquenta muito.
Forte abraço!!!!! |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qua Dez 30, 2009 11:45 am Assunto: É |
|
|
SÓ VOU ACRESCENTAR MAIS DUAS ESPÉCIES RESISTENTES PARA COMEÇARMOS NO BONSAI:
FICUS RETUSA E LEUCENA,,,ESSA ÚLTIMA TEM QUE FAZER UM CURSO PRA MATÁ-LA _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Dom Jan 03, 2010 5:03 pm Assunto: adorei esta... |
|
|
Rogério esta de "fazer curso pra matá-la.." foi show...!!! hahaha...
penso que coníferas causam muito impacto nos iniciantes como eu...
eu mesmo matei um... por total ignorância... como vemos pinheiros em áreas ou em filmes de regiões frias, pensamos que os mesmo não precisam de sol ou de tanto calor.... mas acabamos esquecendo que aquelas montanhas cheias de pinheiros estão no topo do mundo com sol direto e todos os dias.... e se não pudermos dar a atenção que um pinheiro exige... é morte na certa...!!!
eu também cometi muito equívoco ao querer ter uma mudinha de mercado no ínício...que aliás fica lindo com a maquiagem que os vendedores fazem no coitato do mamé... para se passar por bonsai... que não foi seduzido a colocar um vazinho daqueles na mesa de trabalho... e com o passar das semanas ficar angustiado com o ressecamento das folhas, sem saber que a coitada se bobear ja foi comprada morta...
o importante é aprendermos com tudo isto e nos benificiarmos com o prazer do batismo do primeiro bonsai.... e trabalhar, trabalhar e trabalhar... desejo muita sorte e sucesso nessa atividade que tenho certeza, se tornará seu novo vício....
Abraços.... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
Olimbu

Registrado: 01/02/11 Idade: 31 Mensagens: 29 Localização: Campo Bom-RS
|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 8:05 pm Assunto: Re: adorei esta... |
|
|
tem varias revistas de cultivo de bonsai bem baratas a venda no Bonsai Ideal
vc pode da uma olhada\! |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 10:08 pm Assunto: |
|
|
oi Giovanni, acho que o pessoal já deu muitas informações que vão ajudar bastante em seu inicio nessa arte.
uma outra dica: já que mora em BH, entre em contato com o pessoal do Bonsai Morro Velho, é um clube onde as pessoas se reúnem uma vez por mês. lá vc vai poder aprender muita coisa legal.
há um espaço desse clube aqui nesse fórum.
vá no índice e role até: ASSOCIAÇÕES, CLUBES E GRUPOS DE BONSAI.
e procure Clube Bonsai Morro Velho, abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 7:38 am Assunto: |
|
|
Renascido  |
|