|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 7:26 pm Assunto: Kit Recuperação |
|
|
Hoje fui comprar pão e vi que o pessoal de uma casa jogou fora um pé de pitanga. Devia ter uns 50 cm e dava um ótimo pré bonsai. Talvez estivesse crescendo norma, no solo, e decidiram tirá-la.
Detalhe: estava ainda com algumas raízes e tudo mais...
Só não coletei porque não tenho mais espaço aqui, infelizmente...
Mas mesmo assim fiquei com uma dúvida, que acho que seu esclarecimento pode ajudar muita gente também...
- Qual seria o "kit" ideal para a recuperação de uma planta?
- Se ela for descartada e ainda estiver com raízes, que substrato usar?
- Como se processar a irrigação? Borrifar água nas folhas também?
- Iluminação, como administrar?
- Podar alguma coisa? O que? Onde? Como? Quando?
- Aplicar efeito estufa? Em que situações? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:22 pm Assunto: |
|
|
Sei lagumas coisas Guilherme, mas irei deixar as respostas mais completas para os mais experientes... Foi uma ótima pergunta já que estou planejando um yamadori (meu primeiro) para esses dias...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 8:07 am Assunto: |
|
|
Primeiramente cada especie responde de uma forma...
Veiculo de recuperação das raizes de alimentação "raizes capilares, aquelas fininhas" eu utilizo apenas areia grossa, pois nao compacta e mantem boa humidade...
Sol, nem pensar até estiver rebrotando "cada regiao as plantas respondem de um forma" aqui o sol nao perdoa, 33º com facilidade.. entao ficam 5 meses em baixo do sombrite 80%... mas se estiverem bem saudaveis, sol nelas antes disso............
Enraizador nela pelo menos 1 vez por semana.....
Estufa apenas no inverno "vale lembra que retirar plantas no inverno MUITAS VEZES nao é uma boa ideia, dependendo da especie é fatal.."
NAO ACREDITO EM REGRAS, E SIM EM OFICINA........
CADA REGIAO TEM SUAS PARTICULARIDADE, SOLO, VENTO, CHUVA, PH DIFERENTE DOS SOLOS E SUAS ESPECIES REGIONAIS..
Cada bonsaista em sua regioa deve fazer os testes...
Eu sou praticante de Yamadori, quando retiro uma planta sempre coleto o solo onde ela estava e misturo com area grossa.....
Tive pitangueiras que retirei e demorou 1 ano para soltar um brotinho, enquando outras em 1 semana estavam mostrando toda força, tudo é relativo........... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 9:26 am Assunto: |
|
|
areia grossa um pouco de tiamina e desfolha ela. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 12:44 pm Assunto: |
|
|
Leandro.. a desfolha não acho muito bom não..
tem uma entrevista do nosso amigo elio aqui do forum a outro amigo o rock junior... e lá diz q não é bom desfolhar logo após o transplante. Pois a plante já vai ter q fazer um tremendo esforço pra sair do estresse do yamadore e ainda ter q cria folhas.. seria uma força descomunal e as chances de perder a planta aumenta muito... dá uma olhadinha pra vc ver.
http://macdonaldfernandes.wordpress.com/about/247-2/
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 1:38 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | A hora da verdade:
Com o tempo quem cultiva acaba aprendendo as respostas que as plantas dão às nossas intervenções. Ainda não é claro para muitos como ocorre a recuperação da planta após uma poda ou transplante.
Status quo, ou o estado atual, é sempre buscado pela planta no que tange seu crescimento. Existe um equilíbrio de crescimento entre as raízes e a parte aérea do vegetal (ramos e folhas).
Antes de discutir este equilíbrio, vou apresentar dois fitormônios, envolvidos no crescimento vegetal, para que ninguém pegue a explicação na metade.
Auxina é o nome de uma classe de hormônios vegetais, mas vou utilizar como um nome próprio para facilitar. Bom, a auxina é produzida nas gemas apicais, ou seja, na pontinha dos ramos, principalmente onde surgem os primórdios foliares. Ao contrário do que a lógica diria, eles não estão diretamente envolvidos com o crescimento das folhas e ramos, mas sim das raízes !!
Citocinina da mesma forma é o nome de uma classe de hormônios, mas usarei como nome própio para fins didáticos. É um hormônio produzido principalmente no ápice radicular, ou seja, nas pontinhas das raízes. Sua atuação, como devem imaginar a esta altura, está diretamente relacionada ao crescimento da parte aérea da planta.
Eis a mágica, as raízes controlam o crescimento das folhas e ramos, enquanto as brotações controlam o crescimento das raízes. Este sistema auto regulatório que cria o equilíbrio no Status Quo vegetal, como gosto de dizer.
Bom, vamos às aplicações práticas. Vou montar um simples diagrama para ilustrar:
Imagine uma pequena muda em estágio inicial de desenvolvimento:
(Folha)
(Raíz)
Após um período, as raízes irão absorver água e sais, usadas para a fotossíntese nas folhas, as quais sintetizam açucares e substâncias orgânicas na presença de luz.
Então as folhas produzem auxinas, enquanto as raízes produzem citocininas, e teremos:
(Folha)(Folha)
(Raíz)(Raíz)
Certo, este foi o primeiro exemplo, agora imaginem o seguinte, uma planta grande, bem estabelecida no substrato:
(Folha)(Folha)(Folha)(Folha)(Folha)(Folha)
(Raíz)(Raíz)(Raíz)(Raíz)(Raíz)(Raíz)
Após uma desfolha, ela vai ficar assim:
( - )( - )( - )( - )( - )( - )
Vejam que as raízes estão em seu estágio normal, produzindo citocininas normalmente. Porém, as auxinas não estão sendo produzidas, já que a planta está sem folhas!! O que ocorre?
E o Status Quo se mantém.
Agora, imagine uma planta na natureza, neste estágio:
Então eu faço o yamadori, podando a parte aérea, para que "não perca água", planto em um recipiente:
(Raíz)( - )( - )( - )( - )( - )
Pela lógica, ela irá brotar, mas vai brotar pouco, porque sobraram poucas raízes produzindo citocininas:
(Folha)( - )( - )( - )( - )( - )
Então o bonsaísta ancioso resolve trabalhar na planta recém brotada e faz uma desfolha:
A planta conseguiu produzir substâncias orgânicas neste período? conseguiu produzir mais raízes? Sabem o que vai acontecer?
( - )
( - )
Morte.
Portanto, após coletarem uma planta, deixem ela encher suas barrinhas de energia !!
Se realizar uma poda de raízes, você pode tirar algumas folhas, para que ela "não perca água", mas eu e muitos outros acreditamos que se o stress hídrico for grande, ela mesma vai perder as folhas, mas sem alterar o processo hormonal, pela nossa lógica, qual das duas recuperaria as raízes mais rapidamente?
A desfolhada:
(Folha)(Folha)(Folha)( - )( - )( - )
(Raíz)(Raíz)(Raíz)( - )( - )( - )
Ou a não desfolhada:
Mas o mais importante disto tudo é a noção de que quanto maior a intervenção, mais tempo até a planta recuperar seu Status Quo
Espero ter dado uma luz para uns, e uma pulga atrás da orelha para outros. |
_________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 10:16 pm Assunto: |
|
|
Cada um tem sua experiencia. Eu ainda desfolho, pois já perdi muitas plantas por não ter feito este procedimento antes. Mas acho que depende muito de cada planta, de quanta raiz foi perdida. Em buxinho não desfolho. E caliandra, piteco e outras mimosideas desfolho sem problema. Ficus, meia desfolha, pois já perdi alguns com desfolha total.
Gostaria de descobrir algum artigo cientifico, uma pesquisa embasada em testes para afirmar categoricamente ser ou não necessário a desfolha. Se a morte das folhas que morrem pela falta de nutrição devido a falta de raízes prejudicam a planta, ou até favorecendo a entrada de bactérias pela murcha delas? Ou se a planta enfraquece mesmo sem as folhas presentes. A manutenção de algumas folhas acho interessante para nos dar "sinais de vida" da planta.
Tem gente que afirma que precisa, tem outros que não. Mas pesquisa séria?? Eu acredito em testes sérios. O que Arzivenko postou tem um raciocinio muito interessante. Mas também acho coerente o raciocinio da retirada das folhas para desviar a atenção da planta para a produção das raízes primeiro, garantir a nutrição basal primeiro, depois a produção das folhas. Mas ambas as teorias valem pra qualquer planta? Dá pra generalizar?
Então pensemos em uma planta especifica, conheçamos seu metabolismo, aí, então, decidamos a técnica mais adequada.
Exclusiva e unicamente, meu pensamento, divagações! É só pra pensar, não quero arrumar inimigos com isto, rs. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 11:21 pm Assunto: |
|
|
Leandro Ferraz escreveu: | Arzivenko escreveu: | A hora da verdade:
Com o tempo quem cultiva acaba aprendendo as respostas que as plantas dão às nossas intervenções. Ainda não é claro para muitos como ocorre a recuperação da planta após uma poda ou transplante.
Status quo, ou o estado atual, é sempre buscado pela planta no que tange seu crescimento. Existe um equilíbrio de crescimento entre as raízes e a parte aérea do vegetal (ramos e folhas).
Antes de discutir este equilíbrio, vou apresentar dois fitormônios, envolvidos no crescimento vegetal, para que ninguém pegue a explicação na metade.
Auxina é o nome de uma classe de hormônios vegetais, mas vou utilizar como um nome próprio para facilitar. Bom, a auxina é produzida nas gemas apicais, ou seja, na pontinha dos ramos, principalmente onde surgem os primórdios foliares. Ao contrário do que a lógica diria, eles não estão diretamente envolvidos com o crescimento das folhas e ramos, mas sim das raízes !!
Citocinina da mesma forma é o nome de uma classe de hormônios, mas usarei como nome própio para fins didáticos. É um hormônio produzido principalmente no ápice radicular, ou seja, nas pontinhas das raízes. Sua atuação, como devem imaginar a esta altura, está diretamente relacionada ao crescimento da parte aérea da planta.
Eis a mágica, as raízes controlam o crescimento das folhas e ramos, enquanto as brotações controlam o crescimento das raízes. Este sistema auto regulatório que cria o equilíbrio no Status Quo vegetal, como gosto de dizer.
Bom, vamos às aplicações práticas. Vou montar um simples diagrama para ilustrar:
Imagine uma pequena muda em estágio inicial de desenvolvimento:
(Folha)
(Raíz)
Após um período, as raízes irão absorver água e sais, usadas para a fotossíntese nas folhas, as quais sintetizam açucares e substâncias orgânicas na presença de luz.
Então as folhas produzem auxinas, enquanto as raízes produzem citocininas, e teremos:
(Folha)(Folha)
(Raíz)(Raíz)
Certo, este foi o primeiro exemplo, agora imaginem o seguinte, uma planta grande, bem estabelecida no substrato:
Após uma desfolha, ela vai ficar assim:
Vejam que as raízes estão em seu estágio normal, produzindo citocininas normalmente. Porém, as auxinas não estão sendo produzidas, já que a planta está sem folhas!! O que ocorre?
E o Status Quo se mantém.
Agora, imagine uma planta na natureza, neste estágio:
Então eu faço o yamadori, podando a parte aérea, para que "não perca água", planto em um recipiente:
Pela lógica, ela irá brotar, mas vai brotar pouco, porque sobraram poucas raízes produzindo citocininas:
(Folha)( - )( - )( - )( - )( - )
Então o bonsaísta ancioso resolve trabalhar na planta recém brotada e faz uma desfolha:
A planta conseguiu produzir substâncias orgânicas neste período? conseguiu produzir mais raízes? Sabem o que vai acontecer?
( - )
( - )
Morte.
Portanto, após coletarem uma planta, deixem ela encher suas barrinhas de energia !!
Se realizar uma poda de raízes, você pode tirar algumas folhas, para que ela "não perca água", mas eu e muitos outros acreditamos que se o stress hídrico for grande, ela mesma vai perder as folhas, mas sem alterar o processo hormonal, pela nossa lógica, qual das duas recuperaria as raízes mais rapidamente?
A desfolhada:
(Folha)(Folha)(Folha)( - )( - )( - )
Ou a não desfolhada:
Mas o mais importante disto tudo é a noção de que quanto maior a intervenção, mais tempo até a planta recuperar seu Status Quo
Espero ter dado uma luz para uns, e uma pulga atrás da orelha para outros. |
|
Leandro.. valeu pelo material... muito boa a explicação... fica fácil.
Arzivenko. parabéns pela explicação.. uma linguagem muito fácil pra nós iniciantes.....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|