FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus que ia para o lixo
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 1:38 pm    Assunto: Ficus que ia para o lixo Responder com citação

Este ficus eu encontrei em um prédio comercial e ia para o lixo. O proteiro me disse que as raizes dele tinham descido pelo ralo e tava dando problemas no escoamento de água. Então tinham cortado o tronco e tirado do vaso. Estava largado no jardim, deitado no chão. Ia para o lixo.

Peguei e tô tentando trabalhar nele. Cortei boa parte das raízes e deixei-o passar a noite no hormônio enraizador. Deixei os brotos que ele tinha para ver se ajudam na recuperação. Acho que está muito alto, mas não quis cortar nada, ainda, só tirei as pontas que estavam apodrecendo e passei um cicatrizante.

Plantei na maior bacia que encontrei no dia... só encontrei essa que é meio transparente, mas vou pintá-la ou colar alguma coisa para ofuscar a luz.

Aceito sugestões.

Não tenho idéia da idade, mas tem tronco bem grosso, apezar de ter sido plantado em terra muito dura!

As fotos:

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

muito boa

vai dar um belo bonsai, nao sei bem ao certo mas em minha opiniao acho que voce deveria cortar essas raizes que saem do tronco para baixo, para deixar um aspecto mais limpo e para melhor visualizar o tronco, mas isso e uma questao de estetica, seria a minha opiniao do que acho.

Penso que talvez voce poderia ter colocado num vaso bem maior com bastante furos, mas agora deixe nesse mesmo para nao estressa demais a planta.

no todo e uma otima planta vai ficar muito bom, agora e so ter muita paciencia e deixar brotar bastantante, fazendo uma copa bem grande triangular.
A vantagem do ficus e que cresce bem rapido logo logo voce tera um belo bonsai.

gostei da ultima foto como frente

parabens

da uma olhada nesse meu ficus voce pode fazer algo parecido so que vai ficar bem mais bonito, por que vc tem 2 troncos no alto e pode comecar os primeiros galhos bem mais alto do que esse meu

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

Bela peça, amigo! Futuramente, se fosse minha, retiraria o tronco da direita (na ultima foto). Raízes aéreas? Há controvérsias... eu gosto delas. Quando engrossar vão dar charme ao conjunto, desde que desçam junto ao tronco.

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Bela arvore, pretende manter as raizes aereas?

Continua postando pra vermos o desenvolvimento dela.

Até mais!!!
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite, amigos!

Agradeço todos os cometários! Sou novo na arte e nunca trabalhei numa plante desse porte. Insegurança total.

Infelizmente não encontrei vaso para ela! Só essa bacia e era a maior que tinha! (aliás tenho dúvida sobre o vaso). Fiz bastante furos nela.. é que na foto não dá para ver... confunde-se com as gotas d'água.

A princípio pensei em deixar as raízes aéreas.. mas ainda não sei... minha preocupação no momento é fazer a planta reagir e se recuperar. Aí vamos ver o que acontece.

Acho que ela está muito alta... mas como as raízes aéreas saem do alto, ainda estou indeciso se ficarão ou não.

Como disse, tenho dúvidas acerca do vaso para ela... estava com a idéia de fazer algo como sugerido pelo Sergio Henrique, mas ainda não sei, então não sei que vaso utilizar. Só sei que vou ter que fazer, pois rodei tudo por aqui e não encontrei nada! (só uma bacia de cimento, feia e maior do que eu queria). Então, como minha mãe é ceramista, já pedi que fizesse um vaso para a planta. Mas fiquei de passar o tamanho e o formato. Então pergunto: qual seria o melhor formato de vaso? Gosto muito dos retangulares... mas não sei se seria um redondo seria melhor. E a cor? Qual é a cor mais indicada para este fícus? Verde? Marrom? Outra?

Abração.

Forte abraço a todos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 24, 2010 12:12 am    Assunto: Responder com citação

jcmorosky

No momento nao faca mais nada, deixe-a como esta para nao estressar muito a planta, voce acabou de retira-la do solo etc, agora e nao mexer em nada, alias quanto menos voce mexer agora melhor, somente mesmo rega-la e deixa-la a meia sombra.

Quanto ao tipo de vaso, voce nao deve se preocupar com isso tao cedo, depois na primavera, depois que varios brotos ja tiverem nascido ai sim voce pode muda-la de vaso, mas no momento nao aconselho a por ainda em vaso, quando disse vaso quiz disser numa bacia maior, tipo aqueles de roupa bem grande das maiores, com muito furo embaixo.
Mas ja que voce colocou nessa deixe-a nessa mesmo, nao mude agora, o tamanho esta bom, depois somente na primavera depois que varios brotos nascerem dai sim voce pode por em uma bacia bem maior.

Apos tudo isso deixe-a pelo menos uns 2 anos na outro bacia grande crescendo naturalmente, porem voce ja pode ir dando o estilo que mais te agradar, somente depois de tudo isso depois de uns 2 anos quando a planta estiver bem folhada, bem desenvolvida, com um estilo ja quase que pronto, dai sim voce pensa em um vaso de ceramica colorido etc.

Quanto a altura eu nao deixaria menor nao, foi como disse, agora e deixar ela a vontade e quieta sem mexer em mais nada, ou voce podera perder a planta, nem as raizes aereas voce deve mexer agora caso queira tira-las, agora e so deixar quieto e depois na primavera quando vario brotos tiverem nascido dai sim voce pode fazer mais alguma coisa.

agora e so ter paciencia e deixa a natureza fazer o trabalho dela

grande abraco
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 24, 2010 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Sergio, como eu disse, infelizmente essa foi a maior bacia que consegui encontrar... e se ela já não estivesse fora do vaso quando a peguei, deixaria lá até a primavera!

Sem dúvida não faria qualquer intrervenção agora, se quer retirar as raízes aéreas.

Quanto à dúvida sobre o vaso, pergunto, porque, parafraseando o ditado: em casa de ceramista o caneco é de plástico! É capaz de demorar uns 2 anos para sair o vaso! hehehe

Mas pressa é uma coisa que não combina com a arte... por isso não tenho! Minha prioridade é esperar que ela reaja bem! Fazê-la se recuperar. Só aí vejo se diminuo o tamanho ou não.

De qualquer forma, tua planta é um bom modelo! Muito bonita!

Assim que tivermos novidadesm postarei aqui!

Abração, e mais uma vez obrigado.

Forte abraço a todos.

Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 24, 2010 9:53 am    Assunto: Responder com citação

jcmorosky, bela planta. Eu particularmente deixaria as raízes aéreas também. Dará um belo bonsai futuramente. Aguardamos atualizações Very Happy
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Um mês se passou e ela está com brotação muito intensa! Inclusive com o crescimento de raízes sobre a terra. No final de semana tiro fotos em detalhes para mostrar!

O toquinho que cortei (se vê na segunda e terceira foto), plantei no chão, lá onde estava cuidando da planta, à pedido da dona do espaço cedido (já disse que moro em apertamento!)... ela me disse que está brotando bem, também. Ele tinha uma raíz aérea, com raízes capilares. Se der, toro fotos, também.

Abração.

Forte abraço a todos.

Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 3:12 pm    Assunto: Responder com citação

coloca fotos para acompanharmos a evolução
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Julio, vai dar uma bela planta! Parabéns! Que porte!

Como o que vale é a opinião da turma, aí vai a minha, também gosto das raízes aéreas... hehehe!

E como todos os colegas disseram, deixa ela descansar até a primavera.

Posta pra gente como ela tá hoje.

Abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 25, 2010 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Como disse, ela está brotando!

Forte abraço a todos.

jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Como já tinha atualizado com um mês, coloco as fotos atuais, com mais um mês.

Forte abraço a todos.

LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Bela árvore, vai dar trabalho.

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Julio, a planta está bem sadia e vigorosa...

O modo de trabalho vai de cada pessoa, basta você encontrar seu estilo próprio. Na dúvida, não faça nada, é melhor deixar de fazer, do que fazer demais, tempo é uma dádiva no bonsai.

Mas.... se fosse minha, o que eu faria? uma desfolha completa, só assim da pra ver a estrutura dos ramos. Depois disso, seleção de galhos, não deixe como está, com vários galhos surgindo no mesmo nó, selecione 1 galho por nó e corte os outros, depois disso, reduza um pouco cada um dos restantes, pois ficaram bem longos neste tempo. Por fim, descanso denovo, deixa rebrotar intensamente mais umas vez....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: