FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Árvore que suporte ficar com as raízes submersas...
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2010 5:51 pm    Assunto: Árvore que suporte ficar com as raízes submersas... Responder com citação

Alguém conhece uma planta (que dê para ser usada em bonsai) que consiga ficar com as raízes completamente submersas o ano todo? Tipo aquelas árvores de manguezal. É que acho que ficaria legal um projeto assim, o fundo do vaso com terra e a parte de cima totalmente cheia d'agua.

Se alguém conhecer e puder me responder ficarei muito grato!

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2010 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

o problema vai ser a dengue...

outro dia estava vendo o blog do esalq do nosso amigo chaddad um bonsai de Taxodium e ele me parece que aguentaria essa sua proposta.

imagen da net


_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2010 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

A dengue é de boa, é só controlar, já que todo dia olho meus bonsais umas 10 vezes cada... Mas, será mesmo que aguenta? Já ouvi falar bastante dessa planta, mas não sabia que aguentava tal condição. Irei pesquisar mais.

Obrigado pela dica Leandro!

Abraços!



OBS: Continuem opinando! Acabará virando um tópico interessante ao meu ver.
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
rabelo1



Registrado: 13/10/10
Mensagens: 60
Localização: Morada Nova-CE

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2010 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

realmente existe sim a chance de um taxodium sobreviver com as raízes submersas mas ai você teria problemas com a adubação né( o mais provável é a foliar)
Espero ter ajudado! Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/11/07
Idade: 57
Mensagens: 1142
Localização: Itu - SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2010 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, já passou na minha cabeça um trabalho deste, principalmente que tenho aqui perto de casa esta inspiração:

Saca as raízes saindo do solo buscando o ar de novo:

São taxodiuns também!
_________________
João josé

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2010 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Caaaara! Acho que tá praticamente decidida a minha próxima compra hehehe.

E essas raízes João? O que é isso meu! Shocked Este parque é em Itu mesmo??? É que estou pertinho e acho que seria legal dar uma passada por aí!

Quanto a adubação, também teria a pocibilidade de um tubinho ou coisa parecida, que chegace até o substrato, ou então a foliar mesmo.

Acho que é um projeto que deve ser abraçado, o custo será um pouquinho alto (a meu ver) e também a dificuldáde de realiza-lo.

Só mais uma pergunta, alguém teria uma "ficha técnica" sobre o taxodium?
Sol, rega (irônico perguntar sobre rega numa situação dessas), adubação, nome popular, etc, que possa me passar?

Agradeço muitíssimo a atenção e as dicas de todos!!!

Abraços!!!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/11/07
Idade: 57
Mensagens: 1142
Localização: Itu - SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 18, 2010 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, esta "ilha" é dentro do condomínio onde moro. Quando quiser programar uma visita para bater papo, visitar meu espaço e ver ao vivo estas plantas, é só me falar que combinamos um dia num fim de semana. É fácil de achar, entrando pela estrada velha Itu-Sorocaba. Chama-se Condominio Campos de Santo Antonio, se quiser pesquisar no Google.
_________________
João josé

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 12:30 am    Assunto: Responder com citação

rapaz,
eu acho que a ideia dele não era testar a resistencia da planta, e sim fazer algum procedimento que necessite disso.
é bom apos o replantio fazer esse tipo de imerssão em agua com ormonio enraizador, alem disso se vc da um mexida com um hash, o ar sai e fica mais facil de preencher os espaços com substrato.

eu uso isso pra matar formigas quando elas fazem ninho no vaso, deixo por duas horas. e dependendo da praga, eu viro a planta de cabeça pra baixo e coloco a copa toda em baixo da agua!
faço com pequenas infestãções de trips cochonilhas e pulgoes.
pois a anos não uso anda quimico nas minhas plantas. desde que vi um beija flor morto entre elas.

outra possibilidade seria uma explicação de como proceder para fazer uma reidratação de urgencia, depois que a planta ficou muito tempo sem agua. pois quando a terra esta muito seca as vezes é dificil a agua penetrar em todos os cantos.

abraços brother
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 12:38 am    Assunto: Responder com citação

quanto ao projeto, seria melhro dividir o vaso no meio e usar uma metade com agua, não?!
já vi fotos de vasos desse tipo.
calro que, daria um grande charme conseguir essa façanha de conduzir uma planta nessas condições, mas lembrando que em confinamento as coisas são bem diferentes do que na naturesa, aquelas pontas de raizes pra cima, POSTADAS PELO JOÃO, devem estar buscando uma forma de efetuar as trocas gasoso realisadas nas raizes(suposições minhas), recomendo que ao tentar tenha bastante mudas pra ir vendo um jeto de acertar isso ai.
AS IMAGENS SÃO DE CAIR O QUEIXO!

boas.
abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/11/07
Idade: 57
Mensagens: 1142
Localização: Itu - SP

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 9:17 am    Assunto: Responder com citação

É isso aí, Filipe! Esta ilha chega a quase ficar submersa durante a época de chuva, e as raízes ficam desesperadas por um pouco de oxigênio. No caso de um bonsai (não um peijing) poderíamos conseguir imitar um pouco a situação colocando um recipiente com água sob o conjunto. Ou fazer um peijing mesmo, como sugerido.
_________________
João josé

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rabelo1



Registrado: 13/10/10
Mensagens: 60
Localização: Morada Nova-CE

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Pedro o taxodium é um tipo de conífera que aguenta muito bem inundações mas por um certo tempo (de acordo com o que li).
O taxodium pode ser caducifolia em lugares com estações definidas ou perene em lugares sem estações definidas(acho que é o seu caso Pedro)
são árvores grandes(por isso acho que combinam mais com o estilo chokkan)
Olha outras especificações eu não tenho mas espero ter ajudado
Ah só uma pergunta alguem sabe onde vendem taxodiuns acho que vou comprar um tb.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Falei que ia virar um post interessante Very Happy

Acho que não tenho condições (ainda) de ter um taxodium... primeiro pelo espaço (ou falta dele), segundo pelo sol (que não bate o dia inteiro nas plantas) e terceiro pelo custo... Confused

Quanto ao condomínio... que lugar hein Oo

E rabelo1... valeu pelas dicas cara! Ajudaram bastante!

Agora, mais uma dúvida que vai ser meio difícil de explicar... Como o taxodium pode ser uma conífera, sendo que a folhagem dele é bem diferente do padrão dessa classe de árvores???
As folhas dele parecem até com as de uma caliandra, por isso confundimos bastante ela com outro tipo de árvore. Mas, é claro, ele tem também suas características pessoais, como quase toda árvore. Um exemplo são essas raízes que saem da terra Shocked

Outra questão, será que, depois de confinada (modo feio de falar...) no vaso, e com "alagações" constantes (de acordo com as que ocorrem em sua região) será que, com o tempo, não acontecerá isso dele "por as raízes para fora" (por os bofes pra fora hehehe Laughing )???

Questões complicadas mas legais de se resolverem Confused

Valo lá, vamo lá! Quem acerta primeiro??? Laughing

Abraços e agradecimentos a todos que me ajudaram!!!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

fiquei intrigado pela pergunta do Pedro... rs
tem tempo que tenho essa mesma curiosidade tb!

abraços
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que a resposta à primeira pergunta do Pedro é adaptação. A evolução que a planta veio sofrendo ao longo dos tempos (falo de termos evolutivos). Como é comum, foram se desenvolvendo diversas mutações, e as árvores mais adaptadas a um determinado ambiente foram sobrevivendo, de acordo com as definições da seleção natural.

Sobre a segunda pergunta:
Citação:
Raiz respiratória ou pneumatóforo - são raízes de algumas plantas que se desenvolvem em locais alagadiços. Nesses ambientes, como os mangues, o solo é geralmente muito pobre em gás oxigênio. Essas raízes partem de outras existentes no solo e crescem verticalmente, emergindo da água; possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico.

Acho que se você aplicar o efeito correto, as raízes podem emergir sim, como ocorreu na imagem do João José. Wink
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 51
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Dom Dez 19, 2010 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro Catarin escreveu:
Agora, mais uma dúvida que vai ser meio difícil de explicar... Como o taxodium pode ser uma conífera, sendo que a folhagem dele é bem diferente do padrão dessa classe de árvores???...


Amigos
O nome conífera vem dos frutos que são chamados de cones ou pinhas e não da aparência das folhas Wink Very Happy
Os exemplos mais conhecidos são os pinus, os abetos, os chamaciparis, as sequóias, os cedros, os ciprestes e as araucárias.
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil