|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Jan 08, 2011 11:43 am Assunto: Ácaros, ameaça quase invisível! |
|
|
Ácaros são a ruína dos produtores de bonsai e produtores de plantas ornamentais em geral. Há várias abordagens, prevenção, tratamento e mudanças ambientais, se você escolhe uma abordagem orgânica ou química, deve achar este artigo útil, mas tenha em mente os princípios do Manejo Integrado de Pragas (MIP):
•Monitorar suas plantas regularmente;
•Prática de prevenção através da criação de um ambiente não favorável à pragas;
•Assim que você encontrar sinais de uma infestação, utilizar o menor grau de toxicidade do tratamento;
•Utilizar controles químicos mais tóxicos somente se necessário e justificado.
A matéria completa:
http://fabiano.projetobonsai.com/2010/12/31/acaros-ameaca-quase-invisivel/
Abraço,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Jan 08, 2011 10:25 pm Assunto: |
|
|
Bem legal a matéria, Fabiano. Pelo que a gente vê no dia a dia os juníperos são os que sofrem mais com a praga. Mas já tive problemas com uma azaleia, na qual fiz o controle com enxofre; com duas aplicações resolvi o problema.
Achei interessante um produto usado neste sentido, o Vertimec, que é a base de avermectina (da família do Ivomec), usado em emulsão, pulverizando a planta. Inclusive combate nematóides. Este tipo de medicação atua bloqueando o efeito do GABA, que é um neuro-transmissor, o qual existe na maioria dos insetos e ácaros. No ser humano o GABA somente é utilizado na região cerebral, onde a barreira hematocefálica impede do veneno entrar na região encefálica, sendo por isto, de pouca toxicidade para nós. Tanto é que a ivermectina é, atualmente, largamente utilizado no ser humano no controle de sarnas e piolhos. O mesmo acontece nos animais domésticos.
Não seria este um produto interessante no controle dos parasitas, com a segurança sempre discutida nos outros produtos? Além do que as plantas, que eu saiba, não utilizam este neurotransmissor em seu metabolismo, sendo atóxica a elas. E, quem sabe, não poderíamos utilizar o próprio Ivomec misturado ao óleo mineral nas pulverizações periódicas. Vou fazer meus testes, já que tenho o produto disponível em minha maleta de emergências, rs.
Se falei besteiras, me corrijam! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|