Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 9:32 pm Assunto: Ajuda com sementes de Ipê branco |
|
|
Pessoal, alguém pode me dar dicas de como coletar e semear sementes de ipê branco?
Tem um perto do meu escritório que está por florir. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 8:22 am Assunto: |
|
|
O branco eu ainda não Plantei, mais do rosa e do amarelo, não tem segredo so ficar de olho pois as sementes são muito leves e sai voando.
aqui as sementes ficam maduras do final de setembro pra inicio de Outubro. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 01, 2011 8:54 am Assunto: |
|
|
Valeu Leandro, mas coleto as vagens exatamente quando? E planto as sementes em qual substrato?
Olha aqui a beleza da floração do ano passado da árvore que vou retirar as sementes:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
nossa... lindo
Assim vc reparou que ele solta umas vagens de uns 15 a 20cm ela abre e la dentro tem um monte de sementes bem finas, até pensei que não ia nascer mais nasceu todas que plantei... fica de olho abriu ja pode pegar... eu quando fui coletar algumas do rosa elas estavam começando a abrir eu taquei uma pedra e virou uma nuvem de sementes ai foi so juntar... ela e fininha mais é ate grande tem +ou- 1cm.
substrato tem segredo não normal que vc usa... não são muito exigentes
plantou, molhou, nasceu...
ah se conseguir muitas sementes manda algumas pra mim...
se quiser do rosa aqui perto de casa tem um pé que já esta florido.
quando tiver te mando... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 01, 2011 11:33 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado Leandro.
Vou coletar e envio sim para você. Depois me passe seu endereço por MP. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Luis A. de Macedo Rodrigu 1.o PASSO

Registrado: 27/09/05 Idade: 74 Mensagens: 100 Localização: Porto Alegre/RS
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 9:14 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Uma dica, quando for semear não coloca uma camada de substrato peneirado muito espessa, 0,5cm é o suficiente. Quando for regar cuida para não descobrir as sementes que são muito finas. Aconselho a rega com um borrifador até as sementes germinarem. Se fizer um pequena estufa o resultado sera melhor. Ah! eu também vou querer umas sementinhas.....hehehehe. Abraço. |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 12:13 pm Assunto: |
|
|
Leandro,
aproveitando a sua experiência com Ipê me ajude. Plantei uma semente, e como você disse: nasce com muita facilidade. O problema é que notei que as folhas continuam muito grandes. Consigo fazer a redução com o tempo? Segue foto da minha muda (Ipê Rosa).
Abs. _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |
|