FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Varias durantas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 1:55 pm    Assunto: Varias durantas Responder com citação

Pessoal, aqui post pequenas durantas que estou trabalhando e queria a opinião e sugestões de vocês:

Duranta_01

Duranta_02

Esta tem vários problemas:
- o tronco praticamente todo a mostra na frente, deixando ela meio "pelada"
- 2 galhos bem paralelos, bem na metade da altura da planta. Será que girando um fica de fundo e aí resolve?

Duranta_3

- elimino aquele galho baixo e fica um hokidashi maio alto?
- elimino todos os galhos e começo do zero?
- jogo no lixo?

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 4:34 pm    Assunto: Responder com citação

Bem legal Ricardo Smile a primeira eu gostei muito..

Abraço Very Happy
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 5:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, na minha humilde opinião, suas durantas estão todas bem encaminhadas. As alterações necessárias são mesmo as que vc aponta, não há outro caminho. A ultima planta, por exemplo, pede um corte dos dois galhos mais baixos, mantendo apenas a estrutura superior. Para compensar o vazio, vc sempre poderá aramar e baixar alguns dos galhos altos, tomando o cuidado de deixar alongar bem antes de proceder assim. Very Happy

Minha sugestão seria no sentido de proceder a uma desfolha completa em todas as plantas, encurtar os galhos, lembrando de manter uma triangulação minima. Com isso, virão brotações laterais nos galhos podados, o que vc irá desenvolver, pois aqui o objetivo é formar uma estrutura palmar em cada galho. Isso significa algo como a sua mão aberta: os dedos são os galhinhos laterais dos galhos principais. Com eles curtos, as brotações ficarão mais próximas do tronco, aumentando a area de densicação. Very Happy

Densificação se traduz por uma planta mais cheia, mais encorpada, com mais folhas. Lembrando que muitos galhos podem ser reposicionados, via aramação, mudando a posição de alguns preenche-se espaços vazios existentes, enquanto novos galhos não brotam para ocupar a posição. Very Happy

Galhos antigos, mais grossos, as vezes não aceitam bem a aramação educacional ou correcional. Em virtude disso, muitas vezes é preferivel então cortar mais curto, aguardando novas brotações que facilitem a adoção de um melhor posicionamento do galho. Very Happy

Como vc bem salientou, observe outros angulos de apresentação da frente. Fotografe a planta por vários angulos, para obter imagens de comparação e assim poder escolher a melhor. É um ótimo recurso de auxilio nesse ponto. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 5:30 pm    Assunto: Durantas Responder com citação

Ola amigo Ricardo,como sempre nos brindando com lindos exemplares,vou fazer uma desfeita Very Happy Very Happy Very Happy e dar uma sugestao se me permites na duranta dois tirava os dois primeiros galihos embaixo e formaria uma copinha e na terceira podaria o primeiro galinho da esquerda.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 12:13 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Ricardo, na minha humilde opinião, suas durantas estão todas bem encaminhadas. As alterações necessárias são mesmo as que vc aponta, não há outro caminho. A ultima planta, por exemplo, pede um corte dos dois galhos mais baixos, mantendo apenas a estrutura superior. Para compensar o vazio, vc sempre poderá aramar e baixar alguns dos galhos altos, tomando o cuidado de deixar alongar bem antes de proceder assim. Very Happy

Minha sugestão seria no sentido de proceder a uma desfolha completa em todas as plantas, encurtar os galhos, lembrando de manter uma triangulação minima. Com isso, virão brotações laterais nos galhos podados, o que vc irá desenvolver, pois aqui o objetivo é formar uma estrutura palmar em cada galho. Isso significa algo como a sua mão aberta: os dedos são os galhinhos laterais dos galhos principais. Com eles curtos, as brotações ficarão mais próximas do tronco, aumentando a area de densicação. Very Happy

Densificação se traduz por uma planta mais cheia, mais encorpada, com mais folhas. Lembrando que muitos galhos podem ser reposicionados, via aramação, mudando a posição de alguns preenche-se espaços vazios existentes, enquanto novos galhos não brotam para ocupar a posição. Very Happy

Galhos antigos, mais grossos, as vezes não aceitam bem a aramação educacional ou correcional. Em virtude disso, muitas vezes é preferivel então cortar mais curto, aguardando novas brotações que facilitem a adoção de um melhor posicionamento do galho. Very Happy

Como vc bem salientou, observe outros angulos de apresentação da frente. Fotografe a planta por vários angulos, para obter imagens de comparação e assim poder escolher a melhor. É um ótimo recurso de auxilio nesse ponto. Very Happy

Nick... no caso da duranta, existe uma época certa para a desfolha?
se sim qual?
abraço
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 1:08 pm    Assunto: Responder com citação

É Lutz, realmente a 1ª está mais agradável, Razz

Boas observações Nickyfury. vou proceder estas podas como você sugeriu e volto a postar.

Valeu André, o caminho é por ai mesmo. Podas.

Mcdonald, não estando frio pode fazer em qualquer época. Claro que na primavera e verão ela vai responder mais rápido. Tenho durantas que já fiz 3 desfolhas num ano entre a primavera e o final do verão. Duranta é super resistente.

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma dica muito importante anotada....... valeu pela aula ricardo.. acompanho seu blog... na verdade é uma das minhas inspirações....
abração
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 11:25 pm    Assunto: Responder com citação

McDonald, valeu. Vamos aprendendo juntos. Pra mim, essa é a minha idéia sobre bonsai.

Ricardo Paiva

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: