|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernando valentin

Registrado: 24/12/10 Idade: 36 Mensagens: 99 Localização: Mandaguari-PR
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 9:51 am Assunto: Pergunta? |
|
|
Olá a todos, gostaria de saber a opnião de vocês referente a foto abaixo
na questão de preço, qualidade e se tem futuro essa planta.
É um ficus retusa de 9 anos e 28 cm de planta (resumindo quanto vocês
avalia a planta)
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 4:34 pm Assunto: |
|
|
Olá Fernando,
A idéia é comprar ou vendê-la. Veja, existe diferença entre valor e preço. Preço é qdo vc pretende vendê-la ou comprá-la, valor envolve emoção e sentimento, portanto um bonsai tem o valor de acordo com o qto gosta ou ñ dele. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 4:48 pm Assunto: |
|
|
Donegá disse tudo, e a questão do "se tem futuro"...o ficus ta muito bem trabalhando. _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 5:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
É um pré bonsai razoavel. Há uma boa quantidade de galhos bem posicionados, faltando apenas alguns na frente e nos fundos, para completar a quantidade ideal e permitir uma boa triangulação. Ainda há bastante o que fazer na planta, como a ramificação fina nos galhos atuais, bem como a constituição e formação de um bom nebari.
A vantagem de se trabalhar com essa espécie é que ela tem retorno rápido nas intervenções necessárias para melhorias que sugeri acima. Em torno de 5 a 8 anos poderá estar com uma boa estruturação aerea, além de um nebari razoável. Claro que, para acelerar e atingir isso em tão pouco tempo, será necessário passar a planta para outro recipiente, talvez uma bacia plastica grande, ou então um vaso de treinamento maior e mais profundo, mas isso é só uma questão a mais.
Considerando tudo isso, acredito que o valor maior que se possa pedir por uma planta nessas condições seja em torno de R$50,00 (cinquenta reais), sem o vaso. Se o vaso for de cimento, ele deve valer uns 20, se de argila de baixa temperatura, uns 5, se de alta, uns 40. Então, o valor final da planta, com o vaso, irá depender desses valores, considerando o tipo de material do vaso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Fernando valentin

Registrado: 24/12/10 Idade: 36 Mensagens: 99 Localização: Mandaguari-PR
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 6:22 pm Assunto: |
|
|
Agradeço à todos pelas respostas, no entando estou querendo compra-la.
Ela esta num valor de venda de R$130,00 dai fiquei com duvida e resolvi
postar aqui no forum .
(Uma pergunta para quem colheça de bonsai : essa planta não é
considerada um bonsai ainda?)
Pra mim que sou leigo no assunto ja ia comprando como
bonsai,
Na minha opnião por estar num vaso raso e pequeno com uma pre forma
de estilo e 9 anos de contivo já era um bonsai kkkkkkk
Valeu a todos  |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Seg Dez 27, 2010 8:37 pm Assunto: |
|
|
e parece um valor um pouco auto mais oque vale e s te agrada dai nao tem preço
... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 12:42 am Assunto: |
|
|
Fernando eu acho que está um pouco cara. Claro que isso depende do vendedor. Já vi plantas melhores que essa mais baratas e piores por preços mais caros. Quando nós compramos nossas primeiras plantas geralmente não olhamos o trabalho que foi para chegar no ponto em que estão, mas, sim, nos aspectos que nos chamam a atenção e nos lembram mais bonsai pronto.
A copa desta está boa, mas é a parte mais fácil de conseguir e, embora os galhos estejam muito bem posicionados, em minha opinião, não valeriam tanto assim. Se fosse um pinheiro valeria, mas um fícus, que brota mais fácil, não.
O tronco tem uma sinuosidade interessante, mas nada de incomum, fazendo uma estaca com um galho de uma árvore você consegue um igual.
A parte mais importante, que da mais trabalho e que é mais valorizada não aparece na foto, que é o nebari.
Vou te dar dois exemplos de plantas que eu comprei, paguei 40 reais por cada uma. A primavera tem um belo nebari e um tronco interessante, eu estou formado a copa.
O Acer trident é uma planta mais difícil de achar fora do mundo do bonsai, tem um nebari defeituoso, mas tem uma boa espessura de tronco para o valor.
Veja a evolução das duas, a copa que é o ponto forte desse fícus eu estou formando nas minhas e é mais fácil que o resto do trabalho.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12178&highlight=marco
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11665&highlight=marco
Não estou querendo te desmotivar, mas é provável que no futuro você perceba que podia ter comprado outras plantas com esse dinheiro!!!!
Abraço! |
|
|
 |
WagnerArnaut

Registrado: 22/09/10 Idade: 46 Mensagens: 78 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 5:47 pm Assunto: |
|
|
Marco,
aonde em SP vc encontrou essas plantas por R$ 40,00?
Obrigado. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 28, 2010 5:53 pm Assunto: |
|
|
Wagner comprei ambas do Sr. Tanaka na exposição do jardim botânico de São Paulo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|