Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 11:40 am Assunto: Uréia, como usar corretamente. |
|
|
Olá pessoal do atelier...
Um amigo do msn, fez a tentativa de usar uréia como adubo nos seus bonsais e o pior aconteceu.. Morreram suas plantas. Ele me disse q a dose que usou foi mínima.
primeira pergunta:
-Quando utilizar a uréia e por quê?
segunda pergunta:
-Qual a dose recomendada, já que o risco é grande.
abração à todos... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 12:35 pm Assunto: |
|
|
A ureia 50% dela e nitrogenio então não pode encostar na planta se não e morte na certa.
eu tinha um pouco de ureia coloquei uma colher em dois litros de agua e joguei na berada do vaso longe da planta mesmo assim ela morreu era a unica cereja do rio grande que eu tinha.
outro dia estava conversando com um agronomo ele me falou que meia colher de cha em um vaso coloca bem longe da planta e muita agua daria certo mais ai fiquei com medo e nunca mais usei _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 12:38 pm Assunto: |
|
|
Dica
envez de usar a ureia prefira esterco de galinha ou cama de frango tem bastante "N" e não é tão prejudicial. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 7:43 pm Assunto: |
|
|
tenho um amigo que usa em suas plantas e elas sao sadias
vou perguntar para ele e passo a vcs amanha _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Dom Dez 12, 2010 11:34 pm Assunto: |
|
|
Olha em minha vasta ignorância , a ureia é um produto que precisa de um grupo muito grande de bactérias para metaboliza-la em compostos nitrogenado.
Neiluis e uma simples suposição diria que seu amigo poderia ter utilizado ureia em leguminosas que são ricas nestas bactérias, mais uma vez posso estar falando muita coisa errada, mas é o que me veio a mente agora. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 5:38 pm Assunto: |
|
|
Ureia em bonsai, melhor nunca usar. É química pura.
Torta de mamona tem nitrogênio de liberação mais lenta e é mais saudável por ser orgânica. Tenho uma agrônoma conhecida que chama a uréia de cocaína das plantas... e desaconselha seu uso em qualquer situação... De fato a uréia parece fazer a terra e a planta dar aquilo que não tem e passados seus efeitos piora o estado do substrato e da planta também...
Eu não uso, em hipótese alguma...
Mas é uma posição pessoal.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 7:11 pm Assunto: |
|
|
A uréia possui dois grupos amina:
Imagino que os nitrogênios estariam influenciados pela dupla ligação do carbono com oxigênio, mas, mesmo assim, diluída em água e/ou na presença de O2 a uréia poderia formar ácido nítrico (HNO3)? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 8:28 pm Assunto: |
|
|
acho que vou desistir do bonsai
vo te que relembrar:
quimica pra continuar a adubar
fisica pra moldar um galho
matematica para podar
geografia para transplantar
historia para definir um estilo
eportugues pra escrever no forum
rsrsrsrs
brincadeira pessoal _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:26 pm Assunto: |
|
|
neiluis escreveu: | acho que vou desistir do bonsai
vo te que relembrar:
quimica pra continuar a adubar
fisica pra moldar um galho
matematica para podar
geografia para transplantar
historia para definir um estilo
eportugues pra escrever no forum
rsrsrsrs
brincadeira pessoal |
É isso aí, o bonsai fazendo as pessoas ampliarem os seus conhecimentos!
Acho que isso é o que caracteriza o bom bonsaísta!
Mas não desista mesmo não! xD _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:36 pm Assunto: |
|
|
Pessoal na minha opnião o problema da coisa toda e simples, existe uam frase que diz o seguinte: uma coisa e remédio ou veneno dependendo da dose.
Esta maxima diz de forma simples nosso problema, a planta parecer não suportar o volume de nitrogênio, tambem foi citado a formação do ácido nítrico, acho isto compexo pois a planta captaria os nitrogênios do composto, mas uma coisa eu acho que seja verdade, há formção de ácido, pois a liberação de íons hidretos que podem se combinar a água ou ao carbono.
Bom o fato é que não devemos mecher muito com a uréia. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:48 pm Assunto: |
|
|
Justo a alta dosagem resultaria numa maior formação, proporcionalmente, do ácido nítrico, mas não sei ao certo se essa reação ocorre...
De outro lado...
Existe pouco nitrogênio no solo, em geral, e uma das funções das plantas (em geral leguminosas) é retirar o nitrogênio do ar e mandá-lo para o solo. Nas raízes, há uma associação com bactérias que trabalham em conjunto com a planta.
Daí podemos dizer que possivelmente a planta regule essa dose de nitrogênio conforme suas necessidades. Tendo nitrogênio no solo, ótimo, mas em excesso, isso se torna um problema.
Onde quero chegar é justo aí. Se esse excesso afeta a planta, como ele a afeta? Haveria real produção de ácido nítrico, o que prejudicaria o vegetal? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:50 pm Assunto: |
|
|
Olha temos muitas variantes para analisar.
Trabalhamos com um composto orgânico que é a ureia, temos como pricipal reagente da historia a água, so que temos que analisar como o solo interfere nesta reação temos tambem que analisar como a planta absorve a amonia. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 9:54 pm Assunto: |
|
|
É verdade, você tocou em pontos bem importantes também...
Quando puder, vou ver se falo com minha professora de química, ela deve me esclarecer algo...
@neiluis, inclua biologia na sua listinha também! ;D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 10:19 pm Assunto: |
|
|
Pessoal estive lendo, as reação orgânicas são muito complexas mais achei algumas coisa que são relevantes, a reação da ureia acidifica muito o solo, aumenta a salinidade do solo e outra coisa a metabolização da ureia se da de forma eficiente nas folhas.
Destas formas nossas plantas se desidratam pelo sal e tem suas raizes corroidas, quanto ao metabolismo em folhas irei ler mais para dizer sem ha forma de administração segura via foliar. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 13, 2010 10:27 pm Assunto: |
|
|
OK, falei com um amigo meu que trabalha e estuda sobre análise de solos.
Ele me disse que a uréia reage com água formando NH3 (gasoso) e NH4+ mais CO2 (também gasoso).
O NH4+, que é um íon cátion¹ se une com o OH- da água² formando NH4OH, que é uma base. É o hidróxido de amônio, uma base que, neste caso, chega a afetar suas raízes.
Por outro lado, a reação da uréia com água também produz o gás NH3, a amônia. A liberação de NH3 gasosa afeta a planta, podendo levá-la à morte.
Esqueçam o ácido nítrico ^^".
Notas
¹ Íons cátion: íons de carga positiva.
² OH- da água: a água (H2O) vive em estado de equílibrio, produzido, por dissociação, íons H+ e OH-, qe depois se recombinam, voltando a ser H2O. Isso é perfeitamente normal e comum.
Na verdade, Pedro, a uréia chega a "basificar" o solo, já que um dos produtos da reação é uma base, o NH4OH. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|