FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com estiliz Primavera-Atualizado 30/12/10
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 17, 2010 9:02 pm    Assunto: Ajuda com estiliz Primavera-Atualizado 30/12/10 Responder com citação

Olá amigos,

Gostaria da ajuda de vcs com esta Primavera, a mesma já está cmgo a mais de 2 anos e após muitas podas consegui diminuir significativamente o tamanho das folhas. ainda podem ser vistas algumas folhas maiores. Outro Procedimento que está sendo adotado e já está na segunda fase é o encurtamento do tronco que era muito comprido e com uma formação ñ muito bonita. Digo segunda fase pois já foi feita uma espécie de alporuqia antes no mesmo formato deste agora onde se encontra o vaso preto, o primeiro foi retirado e foi feita a poda d e parte do tronco e da raiz mais baixa.

O primeiro post com imagens de cm a planta era está aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13492&highlight=

Estas são a fotos atuais para que possam dar opiniões sobre a estilização.

Aguardo ajuda dos amigos.

Abraços.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/

Editado pela última vez por Donegá em Qui Dez 30, 2010 4:30 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 9:33 am    Assunto: Responder com citação

Nossa Donegá, é outra planta né? Como desenvolveu!
A tonalidade das flores é única!

Eu anularia todos os galhos que saem ao lado e deixaria aquele que cresce para o alto como ápice, trabalhando as novas brotações dela.

Acho que está no caminho!

Abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Renato,

Tb achei as cores dela bem diferentes das que costumo ver. Essa planta já esta cmgo a quase 2 anos e ainda ñ havia florescido, fiquei surpreso e sentindo me presentado com a bela floração dps de tanto cuidado.

Qual dos galhos vc mencionou? em qual das fotos?

Valeu pela dica e insentivo.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
caferri

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 11:23 pm    Assunto: Primeira de muitas... Responder com citação

Donegá olha só o que eu consegui com sua planta!!!!
Seguindo os conselhos de nossos amigos...
Vou tentar baixar um programa melhor para me especializar neste negócio, é muito bom....hehehehe

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 9:56 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, o momento agora é de ponderação e paciência, pois será necessário repensar a estrutura aerea da planta, visando principalmente a formação ramificada dos galhos. Para isso, talvez seja preciso cortar alguns, reduzindo seu comprimento. Isso permite novas brotações laterais nos galhos, favorecendo a ramificação e a densificação. Very Happy

Lembrando que os galhos ramificados devem ficar como sua palma da mão aberta. Então, a prioridade será para os galhinhos que brotarem nas laterais dos galhos principais, reduzidos em seu comprimento. Very Happy

A projeção apresentada pelo nobre colega Caferri é um salto além do ponto que sugiro vc trabalhar. Ela até poderá ser implementada, mas primeiro, há que executar o trabalho de sustentação dessa estruturação, pois sem ele, não há como formar isso. Shocked

Na pagina do nosso clube de bonsai, na aba "Galeria dos associados", eu mostro imagens do trabalho do bonsaista Francisco Lustosa, sobre esse tema da formação estrutural ramificada dos galhos. Dê uma conferida para vc poder ter uma base sobre como trabalhar de agora em diante para melhorar essa parte da sua planta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Caferri,

Gostei da projeção e está bem próximo do que eu havia imaginado. Porém vou seguir o conselho do amigo Nicky primeiro visando um trabalho gradual p/ chegar na projeção que vc mencionou.

Amigo Nicky, mais uma vez muito obrigado pelas dicas com certeza vou dar uma olhada na matéria indicada, aliás, sempre corro atrás de matérias e estou montando uma espécie de apostila particular, com certeza essa matéria indicada será mais uma p/ manter em meus arquivos.

Abraços amigos e novamente mt obrigado.

Natura Bonsai Brasil

Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Fiz um desenho só p/ ter uma ideia, seria mais ou menos o que o amigo caferri desenhou, porém com uma ramificação mais baixa e aproveitando parte dos galhos já existentes. Vejam o que acham e dêem suas opiniões.

Tb se os amigos puderem rescponder estou com uma dúvida, ñ sei se a primavera suporta uma poda dos galhos sem deixar nos mesmos alguma folhas, tenho medo de fazer os cortes onde indiquei e os galhos secarem.

Natura Bonsai Brasil

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 10:25 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, antes de mais nada, faça primeiro uma desfolha completa, usando uma tesoura fina para cortar os talinhos tanto das folhas verdes quanto das folhas modificadas (as braqueas coloridas). Depois, reduza o comprimento dos galhos, cortando com uma tesoura maior ou um alicate de corte lateral. Lembre-se apenas de aplicar pasta cicatrizante nos cortes ou, na ausência, use cola branca de madeira (tipo cascolar, que é barata). Very Happy

A época atual é propícia a esse tipo de intervenção e sua planta está bem saudável, por isso recomendo. Lembrando ainda que, na sequencia, a planta deverá ser mantida no recipiente em que se encontra, não devendo sofrer estresse por reenvase, o que poderia comprometer seriamente os cortes dos galhos. Mantendo onde está, isso não irá ocorrer. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

Mais uma vez obrigado, vou seguir suas orientações, mas o que achou da projeção tosca que fiz? O caminho é esse? Qto a pasta cicatrizante, fiz uma mistura que estou testando e me parece estar dando mt certo, se vingar passo a receita no fórum.

Natura Bonsai Brasil

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 8:44 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, sua projeção está ótima, o caminho é esse mesmo que traçou, bastando agora segui-lo. Lembrando que o quanto antes proceder ao trato visando a formação estrutural, mais rapidamente o atingirá. Em relação a pasta cicatrizante, o ideal é comprar pronta, japonesa. Se não tiver, use cola branca para madeira, como indiquei, é a melhor alternativa. Pastas caseiras, por melhor que possam parecer a principio, ao final nem sempre poderão render tão bem como as tradicionais pastas japonesas, lamento dizer. Rolling Eyes

Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

Valeu pelas dicas. Minha mãe vai me matar qdo ver eu tirar todas as pseudoflores da planta, por vezes peguei ela admirando meu trabalho e a evolução com as flores que consegui até agora,rsrsr.

Natura Bonsai Brasil

Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Segue a foto da primavera podada (com dor no coração devido a linda floração que estava).

Tive medo de desfoliar totalmente, então deixei algumas folhas na ponta dos galhos com medo que secassem, o que acham? devia ter podado todas?

Natura Bonsai Brasil

Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2010 12:50 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando estágio atual da planta. Opiniões?

Natura Bonsai Brasil

Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2010 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Donega .. Parabens ..
Acredito que o galho de sacrificio seja desnecessario ..por dois motivos :
- Para que surta efeito teria que trocar este vaso um tanto quanto pequeno por uma bacia bem maior ...ou plantar no chão .
Primaveras em vasos são muito lentas .
-Já existe a conicidade, e a base do tronco esta proporcional ao resto a meu ver . Retirando o galho de sacrificio toda a seiva subiria para a formação da copa ... Ficando o galho a planta gastaria muita energia nele o que seria um desperdicio, pois será eliminado no futuro ..
Mas aguarde mais opiniões ... posso estar enganado . Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2010 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá achei a tua projeção melhor, é apenas uma opinião.

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: