|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 23, 2008 8:11 pm Assunto: Chokkam de natal!!! |
|
|
Acabei de comprar uma árvore de natal para fazer um bonsai, acho que outros bonsaistas já devem ter tentado isso, por tanto espero que alguém possa me tirar umas dúvidas.
A árvore passou por uma redução das raízes para caber no vaso, tem mais de 1m de altura e o vaso tem no máximo 3 Kg de terra.
A questão é: devo reduzir a massa verde agora ou arrisco esperar até o inverno para isso?
O tronco tem uma boa conicidade e a certa altura se bifurca e a remoção de um deles vai ajudar ainda mais na conicidade só não sei se o podo agora !
Se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço.
Um abraço e feliz natal! |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Ter Dez 23, 2008 9:14 pm Assunto: |
|
|
Seria interessante se voce postasse uma foto dela para que seja observada para opniões, quanto a redução da massa verde seria bom
reduzir logo, ja que a questão das épocas certas funcionam bem com bonsai ja formados. Abraços.
Andrei brum. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qui Dez 25, 2008 7:52 pm Assunto: |
|
|
Caro Marco,
Como disse o Andrei seria muito melhor se vc postasse algumas fotos, pois opinar sem ver fica difícil, mas posso apenas sugerir a lógica, se vc fez poda de raízes obrigatóriamente terá que fazer redução da área foliar tb, afinal se vc tem menos fonte de alimentação(raízes) terá que ter também menos bocas para alimentar(folhas), respeite sempre este equilíbrio entre massa foliar X raízes, quanto ao resto só depois que vc postar as fotos.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 25, 2008 10:39 pm Assunto: |
|
|
Andrei e Glauco obrigado pelas dicas. As fotos eu vou ficar devendo, por enquanto, mas assim que der eu posto.
Vou diminuir a massa verde. Esse pinheiro é daqueles que são vendidos como "descartáveis", só para ser enfeitado no natal e por isso sofreu essa poda exagerada de raízes, mas acabei comprando por que o tronco me parece excelente e o preço valia o risco, só 14 reais, se eu fosse comprar algo parecido com alguém especializado em bonsai certamente custaria no mínimo 10 vezes mais.
Abraço!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|