Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 7:31 pm Assunto: Duranta - Yamadori (5 de março de 2011) |
|
|
Pretendo fazer um hokidachi. Um erro na hora de serrar (com cegueta) causou a rachadura no tronco. Me resta reduzir a altura e depois trabalhar a cicatriz 'horrível' que vai ficar.
Tem 30cm de circunferência na altura marcada em verde claro.
Gostaria que os senhores avaliassem as fotografias para que eu efetue de uma vez o corte em diagonal e deixe a planta descansar.
Ela ficou 30 minutos com as raízes submersas em água com superthrive.
O corte em diagonal deve ser feito em quantos graus?
...
Editado pela última vez por Tiago R em Qua Mar 09, 2011 9:39 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 28 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 8:19 pm Assunto: |
|
|
aew tiago nao se preocupe com a rachadura pois provavelmente vai cicatrizar ,agora espere a planta se recuperar  |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 11:16 pm Assunto: |
|
|
Deixa ela quietinha agora...
tem um belo tronco... _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Mar 07, 2011 11:22 pm Assunto: |
|
|
Bom material Tiago. Como disseram os colegas, deixe quieta.
Continue registrando o desenvolvimento dela com fotos. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 9:17 am Assunto: |
|
|
Foram as suas durantas que me inspiraram Ricardo.
Mas eu não deveria reduzi-la para que as brotações já nasçam no ápice, na altura que eu quero? |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 9:26 am Assunto: |
|
|
Que bom Tiago, eu também fui incentivado por outros bonsaístas antes de pegar as primeiras.
Bom, sobre reduzir a altura, as durantas brotam com muita facilidade, então, agora, eu focaria na recuperação da planta: enraizar e se equilibrar. Só depois, com a planta sadia, enraizada começaria a projetar e trabalhar ela.
Tenho uma gigante, mas gigante mesmo (a base tem uns 30cm de diâmetro) que retirei com poucas raízes, que também rachei o tronco. Deixei brotar e brotou lega. Agora morreram alguns ramos de um lado. Acredito que tenha sido em função do "caminho" que a seiva está fazendo e aqueles brotos surgirarm da força do tronco que é grosso e não de novas raízes. O outro lado as brotações estão sadias.
Se eu tivesse cortado aqui ou ali, reduzido altura e tudo o mais, poderia ter perdido o material.
Se minha, deixaria quieta até estar com pleno vigor. Aí é meter a serra e deixar rebrotar. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 9:55 am Assunto: |
|
|
OK Ricardo, vou deixar. Mas aí irei perder praticamente toda a brotação que vier, em função do corte que irei fazer para seguir no hokidachi, correto?
Quando poderei fazer isso levando em consideração a espécie? Saberei o tempo certo quando ela estiver com vigor?
Um lado, mais ou menos onde rachou, ficou sem raíz. A raíz era muito funda e eu tive que retirar, caso contrario teria que planta-la num recipiente muito profundo. Fiz um anel onde gostaria que nascesse raízes. Será que funciona? |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 10:37 am Assunto: |
|
|
Tiago, não sei a quanto tempo você colocou ela nesta bacia. Se foi esta semana, pode cortar então. Se foi há mais tempo, eu deixaria ela se recuperar.
Outra coisa para observar é que onde você pretender cortar, acredito que o tronco ficará muito curto para um hokidachi.
Quanto ao corte para um hokidachi, você pode deixar reto ou fazer em "V". Eu faria em "V"
E sobre a recuperação da planta, como você mora em Minas e por ai não tem frio como por aqui, acredito que em 6 meses, se tudo correr bem, a planta esteja estabilizada. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 08, 2011 11:04 am Assunto: |
|
|
Coloquei ontem na bacia.
Pode me explicar melhor onde cortar e como cortar? |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 09, 2011 9:44 am Assunto: |
|
|
Com o aval do Ricardo eu efetuei o corte. Ao meu ver ficou bem melhor.
Eu gosto de bonsai médios. Acho que ficou muito bom agora.
Não fiz o corte em V por falta de ferramenta adequada. Deu muito trabalho fazer esse corte simples com uma cegueta comum. Não quis prejudicar mais as raízes.
Agora é 'esquecê-la' por um tempo.
Sem medir antes do corte tirei exatamente 10cm do toco.
Ficou com exatos 23cm. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 11, 2011 11:53 pm Assunto: |
|
|
Tiago, agora é sombra e água fresca. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Mar 12, 2011 12:31 pm Assunto: |
|
|
Imagine que sua planta é um soldado ferido em guerra que precisa de um bom descanso.
Parabéns pelo ótimo material!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 31, 2011 12:51 pm Assunto: |
|
|
Nasceu um broto, que está com uns 3mm desde então. Não desenvolve.
O tronco começou a soltar a casca velha. Mas raspei em alguns lugares e está verde e hidratado.
Outra duranta que coletei no mesmo dia já emitiu mais brotos e estão crescendo. Mas essa do tópico não.  |
|
|
 |
|