FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tanuki
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2005 2:28 pm    Assunto: Tanuki Responder com citação

Olá Pessoal...
Este trabalho realizei para aproveitar uma muda de shimpaku sem muito futuro...
eis a muda:

este galho de juníperus será a base para o trabalho:

este é o resultado...

abraços
Guga
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2005 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

Meu velho.......... Surprised Surprised Estou de boca aberta!!!

Ficou showwww Shocked Shocked Cool

Parabéns!!! Wink

Abraço,

"Associação de Bonsai de Pernambuco"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Matsu

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2005 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Tbm gostei, gostaria de vê-la de outros perfis ...

Reflexões, sensibilidade, harmonia, paz interior, proteção a incoerência e ignorância humana, lembranças de que tudo morre e que a vida espiritual é eterna .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2005 5:16 pm    Assunto: Responder com citação

Valdir,

Parabens pelo trabalho amigo. Muito belo e inspirador. Onde arrumou este pedaço de madeira, estou curioso, pois todos acham madeiras otimas, e aqui nao acho nada Very Happy . Mas tudo bem um dia acho. Parabens amigo. T+.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2005 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Muito legal... Parabéns.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2005 7:19 pm    Assunto: tanuki Responder com citação

TANUKI:
Os japoneses dizem que o tanuki (texugo) é um animalzinho que gosta de enganar os homens. Ele surrupia coisas pequenas das pessoas, escondendo e deixando todos loucos, procurando sem achar. Ele adora enganar. Wink
Esse enganar, de maneira sutil e esperta, derivou numa técnica aplicada ao bonsai, quando se tem uma planta que, à primeira vista, não serve para nada ou apresenta um caule comprido e fino (pescoçudo). Apela-se então para um pedaço de madeira, um segmento de galho qualquer, com movimento e mais grosso que o da planta que se quer trabalhar, óbvio.
E, como dizem os franceses: voilá, temos um Tanuki. Na net há trabalhos belissimos realizados dessa forma. Quase enganam de tão primorosos e bem executados. Very Happy
Algumas plantas se prestam maravilhosamente à esta técnica, vez que demoram a engrossar o tronco: junipero, caliandra, azaleia.
Podemos fazer um Tanuki tambem de outra forma, unindo duas plantas vivas, com estilos diferentes, e que apresentarão um resultado ímpar:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2061473&size=3

Essa primavera (duas em uma) pertence ao colega Francisco Lustosa, de Brasilia. É um trabalho primoroso, também, de um Tanuki bem executado. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2005 7:34 pm    Assunto: Tanuki Responder com citação

Ainda sobre o Tanuki:
Li uma apresentação na revista Bonsai Today (n.º65/2001) em que o autor de um artigo com fotos, Tomohisa Fujikawa, mostrava seu trabalho com uma azalea satsuki. O trabalho foi descrito como sendo Raiz sobre rocha.
Entretanto, essa rocha foi totalmente moldada com epox pelo mestre japonês em questão. A planta originalmente apresentava dois troncos, estando o maior debilitado. Ele então serrou o tronco maior, quase rente, escarafunchou o que sobrou, penetrando bastante na raiz total da planta, usando a massa feita com epoxi e um plastico, após terminar o trabalho de talhar a base do bonsai. Iniciou então a confecção/moldagem com o epoxi, culminando numa pedra tipo vulcanica, dessas bem caracteristicas, com tonalidades entre cinza claro, escuro e gris. Após transplantar o bonsai composto para um vaso menor e mais atrativo, o resultado final ficou admiravel.
Eis um tanuki. A "pedra" foi construída com epoxi.
Alguns bonsaistas, brasileiros ou estrangeiros, torcem o nariz para esse tipo de trabalho. Dizem que é antinatural. Ora, o bonsai, por si só, é antinatural. Ainda que encontremos plantas que tiveram seu crescimento retardado, na natureza, por fatores climaticos ou de zonas de altitude diferenciadas, são peças raras, cujas raizes por vezes somem sob o solo a profundidades tais que se torna impossivel retirá-las desses locais.
O que vale, a meu ver, é a criatividade do bonsaista, em vislumbrar uma possibilidade onde antes outro talvez não tenha nem sequer pensado em fazer um bonsai, senão usando técnicas tranquilas, de aramação e poda simples, com resultado não tão bom nem tão bonito como o obtido pelo colega. Aliás, fica aqui registrado meus parabéns a ele por sua iniciativa e qualidade de trabalho.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 12:32 am    Assunto: Responder com citação

Nicky, acho que vc pode ter aberto uma discussão muito interessante ao falar que o bonsai, por si só, é uma coisa antinatural...
Acho que isso é assunto pra um novo tópico...
Concordo plenamente com vc, toda a literatura que li de bonsai e todo mundo adora falar que o bonsai deve ser feito com observação da planta grande na natureza, porém o que vemos é exatamente o contrário...
As plantas mais valorizadas como bonsai são exatamente as que nada têm a ver com o exemplar na natureza....
Alguém lá viu um Bouganvile triangulado na natureza?
Uma Calliandra com aqueles troncos sinuosos, cheios de graça e com as copas todas bem formadas?
Alguém já viu a foto de um Pinheiro Negro na natureza? É a coisa mais horrorosa, todo disforme, galhos cruzados, agulhas por todo o lado...
E por aí vai...
O fato é que indiscutivelmente os bonsai mais belos são os que têm seus troncos grossos em excesso, bem cônicos, copas bem formadas com galhos alternados, preferencialmente saíndo do lado externo das curvas, galhos que não se cruzem, galhos mais grossos embaixo e mais finos à medida que o tronco sobe, galhos que foram aramados de modo que ficaram curvados para baixo, etc.
Se alguém conhece um lugar que tenha plantas assim na natureza, me diga, pois nunca vi isso em lugar nenhum, principalmente se tratando de plantas tropicais...
Essa estética que tanto é valorizada no bonsai, nada mais é que uma forma de fazer toda e qualquer planta parecer um pinheiro, uma planta que cresce em lugares onde a neve pesa em seus galhos e acaba por curvá-los para baixo...
Se algum dia alguém me mostrar um lugar onde as Jabuticabeiras ou as Pitangueiras tenham os galhos curvados para baixo e que tenham suas copas bem trianguladas....
Acho que devemos mudar totalmente nossa concepção de bonsai de planta nativa e realmente tomarmos como modelo as plantas nativas, não os pinheiros...
Um abração.
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 1:11 pm    Assunto: Responder com citação

Marco... legal sua idéia de discutirmos este tema...
Muito de nosso jeito de fazer bonsai vem de escolas japonesas de Bonsai, onde há neve e climas diferentes.
Não que este estilo seja errado, mas deve ser usado apenas em espécies que são de tal clima... sendo assim, podemos baixar os galhos de Shimpakus, Kuro Matsu, entre outros.
Já no que se refere a pitangas e outras tropicais... os galhos não devem ser baixados como em juníperus... mas sim devem subir formando uma copa mais ampla, sem os patamares radicalmente definidos.
No caso de Figueiras, podemos ver plantas na natureza que tem os galhos baixos devido ao peso de sua folhagem e idade avançada...
como Bonsai é a tenbtativa de representar uma arvore antiga, ou pelo menos adulta, estes aspectos nos facilitam um resultado próximo ao que ocorre na natureza.
mas certamente que Bonsai não é imitação da natureza, antes é inspirado na natureza. Por ser uma arte, a interferencia humana é parte integrante, e quando se fala de natural, está se referindo a ocultar o máximo os sinais de interferencia humana.
natural em bonsai tem a ver com Shizen, ou seja, equilibrio visual e estético.
Esta é minha visão de Bonsai, espero que outras opiniões sejam compartilhadas...
abraços a todos...
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2005 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

vhobus, já postei o tópico, vai lá e coloca sua opinião, vai ser muito legal ver o que todos pensam sobre esse assunto.

O endereço direto do tópico é esse abaixo:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1691

Um abração.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: