FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Osmocote e Fertilizante para bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 20, 2010 9:51 am    Assunto: Osmocote e Fertilizante para bonsai Responder com citação

Olá pessoal,

Este ano iniciei adubação com osmocote.. porém acho q pe a formulação simples 10-10-10 e sem micronutrientes.

Com isso comprei um outro fertilizante chamado Fertilizante para Bonsai + micronutrientes a fim de suprir essa falta.

Bom, fico com medo de sobrecarregar o solo visto que este nao é de liberaçao lenta como o osmocote... portanto alguem teria alguma opniao de como administrar os dois produtos para fornecer uma boa carga de nutrientes para a planta sem sobrecarrega-la?
Grande abraço e bom final de ano a todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 20, 2010 3:06 pm    Assunto: Responder com citação

Rolling Eyes
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 9:15 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Drop, a formulação do osmocote informada por voce é mais que suficiente para nutrir a planta. Por ser de liberação gradual, inicialmente pode até parecer que não está surtindo efeito, mas com toda certeza sua planta estará bem alimentada apenas com seu uso. Shocked

Como tudo mais em bonsai, é preciso ter paciência e saber administrar bem, para obter bons resultados. A opção pelo uso do osmocote, como adubo principal, faz parte do cultivo de vários bonsaistas, como o grande amigo Elio, de Curitiba/PR, com resultados pra lá de satisfatórios, segundo ele mesmo. Very Happy

Eu não uso na maioria das minhas plantas, pois muitas ainda estão numa fase de formação, necessitando de uma aporte maior e mais rápido. Mas, não sendo esse o caso, é melhor então ficar apenas com o osmocote, dispensando o uso desse pseudo "fertilizante para bonsai". Cá para nós, isso é propaganda enganosa. Não há fertilizante para bonsai. Há fertilizante para plantas, e só. Twisted Evil Twisted Evil

Todo e qualquer tipo de adubo, ou fertilizante, pode ser utilizado pelo cultivador de bonsai, em menor ou maior proporção que o recomendado pelo fabricante, dependendo da espécie cultivada, é claro, bem como do grau de conhecimento sobre o assunto. Não é aconselhável, portanto, fazer uso desse tipo de material que se intitula como sendo próprio para bonsai. Pode ser uma bomba que acabe detonando todo o seu trabalho, um verdadeiro "tiro pela culatra", ao invés de um poderoso auxilio para o cultivo. Twisted Evil

Outra boa opção, a meu ver, é o adubo liquido FOSWAY, produzido pela empresa TECNUTRI. Pesquise sobre ele na net, encontrará boas respostas. É inodoro e incolor, parece agua pura, mas rende bem e proporciona respostas rápidas nas plantas, principalmente se forem frutiferas e floriferas. Eu costumo usar nas azaleas, jabu, pitangueiras e aceroleiras, além de serissas e piracantas. Uso Fosway juntamente com TM+FO nas demais plantas, principalmente mudas novas, em desenvolvimento primário, secundário e crescimento. Very Happy

Portanto, meu conselho é: fuja desses produtos que se intitulam como sendo Fertilizantes para bonsai. Use bom senso e estudo, que é melhor. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 1:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury!

Já suspendi o uso desse fertilizante... e concordo planamente com o que vc disse de se auto intitular "fertilizante para bonsai"...certamente há algo por tras disso...

Bom... passei num "paraiso" de bonsais aqui perto de casa na Chacara Tropical - RJ ..... levei meus bebes para dar uma volta hahuehuae... lá me deram todo apoio e sugestoes no que deveria ser feito... comprei entao o Osmocote PLUS 15-9-12 ....ele é bem completo e ja vi mta gente indicando.... além disso, o osmocote que eu tinha comprado anteriormente veio sem embalagem e estranhamente as bolinhas ficavam ocas com 20 dias ¬¬ (oq é estranho pois teoricamente deveriam durar 6 meses)...

Bom, agora acho q estou bem guiado por todos vcs e pelo pessoal da chacara que me deram muito apoio...

Ao pessoal do RJ que nao conhece o lugar, VALE APENA VISITAR !!

Obrigado pela ajuda e até breve!!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 4:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Drop, é ficar atento ao pessoal da chacara. Vira e mexe estão promovendo eventos, workshops e outros encontros e cursos, o que só serve para aumentar seu cabedal de conhecimento, benéfico sempre. Além de tudo isso de interessante, voce poderá fazer novos e valorosos amigos por lá, o que é bom demais, na minha humilde opinião. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2010 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Drop, como o velho amigo Nicky informou, uso o Osmocote 15.9.12 há vários anos e minhas plantas estão satisfeitas.
Como bem recomendou, passei a usar o Fosway (a base de Fósforo e Potássio) que aplico no outono.
Eu usava o Phitus Garden, 0-40-20 (P+ K na veia) mas não produzem mais. Aí o Nicky achou o Fosway que vem suprindo a necessidade das plantas nesses dois nutrientes essenciais de serem aplicados no outono, principalmente para as frutíferas e floríferas, mas aplico em todas as minhas plantas.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Elio, vc usa o osmocote 15- 9 -12 em todas as plantas e em qualquer fase de crescimento??
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2010 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Drop, uso em todas, exceto nas que estão em vasinhos muito pequenos. Aí uso Bokashi líquido e Biofert Plus.
Nas plantas em desenvolvimento (mudas e pré) ainda dou uma incrementada, de vez em quando, com Biofert Plus e Superthrive foliar.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Portanto, meu conselho é: fuja desses produtos que se intitulam como sendo Fertilizantes para bonsai. Use bom senso e estudo, que é melhor[2]

Acrescentando:

Uso o osmocote PLUS a alguns anos, não troco por nada! Como sou comerciante sempre tem alguem trazendo uma formula magica, testo todas e não me convenço de nenhuma!

Alguns motivos que eu uso o osmocote:

Granulometria padrão, outros fertilizantes tem os nutrientes em granulometrias diferente, o que pode desbalancear o produto;

Confiabilidade, o produto é reconhecido a nivel mundial;

Tempo de duração, o fato de vc saber que durante meses a sua planta esta nutida vale muito a pena;

Não tem cheiro;

Não atrai insetos;

Não atrai animais;

Muito importante lembrar que a formulação 15-9-12 é indicada para plantas em crescimento e reestruturação, em caso de planta em floração e frutificação pode ser que o produto diminui os frutos/flores.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Drop13
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, QUAL DOSAGEM VCS USAM ??

Tenho vasos de diversos tamanhos aqui e estou na dúvida

GRANDE ABRAÇO !!!

Pedro.
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 11:26 am    Assunto: Responder com citação

em geral uma colher de cha por kg de substrato, mas em alguns casos uso uma colher de sobremesa rasa por kg de substrato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2011 10:13 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:

Eu não uso na maioria das minhas plantas, pois muitas ainda estão numa fase de formação, necessitando de uma aporte maior e mais rápido. Wink

Neste caso de formação e mais rápido o que vc usa?????
e se for um acer em formação???
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: