Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 1:32 pm Assunto: Selante para Grandes Cortes |
|
|
Olá amigos.
Para quem faz yamadori de grande porte, muitas vezes tem dificuldade em um selante para os grandes cortes de tronco ou raiz. Pastas cicatrizantes em grande volume se tornam inviáveis...
Há anos venho utilizando em podas galhos de árvores do pomar a emulsão de Hidroasfalto. A cicatrização ocorre com naturalidade. Então no ano passado comecei a utilizar também nos cortes de grande porte de tronco e raizes, por ocasião de yamadori para bonsai.
O Hidroasfalto é uma emulsão a base de água, utilizada largamente na construção civil para impermeabilização de lajes, vigas de concreto entre outras coisas.
Fácil de encontrar em qualquer loja de material de construção e de custo muito barato. Normalmente vendido em galão de 3 litros, pode ser utilizado por muitos anos.
A aplicação pode ser feita com pincel, ou como eu prefiro, uma escova de dentes usada. Detalhe importante é não deixar o pincel ou escova secar. Lavar imediatamente após a aplicação e mesmo durante a aplicação deixar a mão um recipiente com um pouco de água onde se mergulha o pincel nos intervalos. O Hidroasfalto é solúvel em água, mas depois de seco, não lava mais...
Seguem algums fotos que mostram como o produto não interfere na brotação ou na casca da planta, bem como a cicatrização poderá ocorrer naturalmente sobre a aplicação. Estando exposto ao sol, é necessário fazer uma reaplicação a cada 3-6 meses pois o ressecamento provoca pequenas fissuras por onde a umidade vai entrar apodrecendo a madeira.
Topo de corte de ligustro: brotação saindo com naturalidade.
[img] [/img]
Após alguns meses a brotação rente ao corte e dá para ver na parte de baixo do corte como a cicatrização avança sobre a aplicação do produto.
[img] [/img]
No corte de raizes grossas também pode ser aplicado pois não entrará umidade das regas e do substrato evitando que o tronco enterrado apodreça.
[img] [/img]
Corte de toda a base de um resesá, pois era muito alto/grosso esta parte do tronco abaixo do nebari. Aplicação do produto impermeabilizando toda a base cortada.
[img]
[/img]
[img]
Yamadori em larga escala feita aparentemente na China ou Coréia. Vejam os topos dos tocos cortados, tem a aplicação. Em outras fotos vê-se eles esquentando o produto no fogo. Deve ser Piche. O Piche tem que ser aplicado quente. A Vantagem do Hidroasfalto é que se aplica frio pois é solúvel em água.
[img] [/img]
Bem, fiquem a vontade para comentar...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 1:55 pm Assunto: |
|
|
Muito interessante seu Élio, obrigado pela matéria!abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 4:21 pm Assunto: |
|
|
rapaz,
acabei de comprar 5 baldes de 20 litros para ipermeabilizar a laje aqui de casa... sobrou muito produto!
de acordo com os resultados paresentados, nunca mais preciso comprar pasta cicatrisante!
rs
brincadeira, ainda vou usar a pasta para plantas de menor porte.
vlw pela dica!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 4:47 pm Assunto: |
|
|
Dica fenomenal.....!!!!!!!!!!! Muito obrigado por compartilhar com a gente grande Elio.......
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 8:05 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica eu estava procurando algo para selar uma corte grande em um reseda... agora so resta saber se por aqui tem pra vender...
vlw mesmo _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 30, 2011 10:17 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, apesar de interessante, acredito que o uso deva se restringir apenas a cortes nas raizes, pois a cor preta ficará indelevel, com o passar do tempo, acarretando uma aparencia pouco saudável, ainda que não o seja contudo.
Sei que, no futuro, com as novas brotações e a formação estrutural e densificação, talvez a cor fique escondida, mas ainda assim.... prefiro continuar usando a velha cola branca para madeira, que tambem é barata e, quando aplicada, adiciona uma camada impermeabilizante ao secar, adquirindo certa transparencia, ficando com um resultado mais "natural".  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Jan 30, 2011 4:45 pm Assunto: |
|
|
Caro Nicky, interessante sua observação, caso o corte seja deixado deste jeito na futura estilização. Mas não estou contando com isso. É uma situação transitória após o yamadori e até a planta brotar e serem feitos os trabalhos iniciais com as ramas. Na estilização do tronco, a retífica, formão, alicate ou serrote deverá "comer" este topo de madeira totalmente não restando nenhum vestígio deste corte, portanto também do produto aplicado. A foto onde mostro a cicatrização avançando é apenas para ilustrar que o produto não interfere na vida da casca ou da planta. Aliás cortes desta grossura, na maioria das plantas não se cona com cicatrização, mas sim com trabalho de jin/shari que após executado será tratado com calda sulfocálcica, passando para outro estágio. Interessante é que enquanto isso não for feito não haverá infiltração de água para dentro do tronco...  _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Ter Fev 01, 2011 11:18 am Assunto: |
|
|
muito boa dica elio...
assim economizamos um pouco em material... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Emerson
Registrado: 27/07/06 Idade: 57 Mensagens: 39 Localização: Curitiba
|
Enviada: Ter Fev 01, 2011 2:05 pm Assunto: Re: Selante para Grandes Cortes |
|
|
Bom dia Hélio. Muito interessante esse uso para as palntas. Eu gostaria de saber a marca deste produto. Obrigado e um abraço. _________________ Gostaria de informações para acelerar crescimento de pinheiro-negro e acer tridente, obrigado. Qual é a melhor terra, etc. obrigado |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Fev 01, 2011 8:44 pm Assunto: |
|
|
Existem várias marcas no mercado.
O nome do produto é mais conhecido mesmo como Hidroasfalto.
O que eu comprei tem o nome comercial de Vedacit.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 7:44 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, concordo com suas explicações adicionais, mas apenas para determinadas espécies. Como tudo o mais em bonsai, nunca há uma solução prática que possa ser usada em tudo, bem sabemos disso. Vide, por exemplo, o uso do substrato, que deve ser bem diferente quando o cultivo é de espécie diferente (ex: azaleaXconiferas). Mas realmente é adequado a outras, não tiro o mérito de sua dica, nesse sentido.
Eu tenho no meu viveiro tres grandes pré bonsai de acer burgerianum (tridente ou kaede), que possuem cortes grandes, nos quais venho usando técnicas especiais visando fechar o melhor possível a cicatrização, e que, se algum cultivador anterior houvesse usado esse material para selar os cortes efetuados, iria me causar maior dificuldade ainda por agora, que a que estou encontrando.
Venho trabalhando nessas plantas desde que as adquiri do Romagnole há cinco anos, tentando melhorar a estruturação aerea, formando ramas primárias, secundárias e terciárias, bem como promovendo a "fecha" nas cicatrizes, que ficam justamente na parte superior das plantas. Então, nesse caso, isto é, quanto à espécie, acredito que a dica do asfalto frio não iria resultar adequada, infelizmente.
Mas, para outras, principalmente as que puderem ter a madeira morta explorada, acredito sim que o uso do asfalto frio possa ser de grande valia.
Observe os cortes de que falo. Essas fotos foram tiradas um ano depois de sua aquisição:
Apesar de não ter fotos atualizadas, posso garantir que, atualmente, os cortes estão com uma cicatrização bem adiantada, sem que tenha sido necessário retirar material ou acrescentar enxerto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 10:17 am Assunto: |
|
|
Valeu meu amigo Nicky. Sempre atento às variáveis do bonsai. De fato esta dica, assim como outras tantas não terá uso de forma generalizada. É o que nós seguidamente comentamos aqui no fórum, você sempre tem colocado também: temos um país continental, com uma variedade de espécies nativas de dar inveja, mais as exóticas que por aqui chegaram, climas bem diferentes em cada ponta do país, ou seja: Não tem regra de possa valer para tudo.
Que material de respeito este ácer... Vai dar trabalho, mas o final com certeza vai ser um bonsai de chamar a atenção. e a cicatrização vai muito bem, obrigado.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 9:25 pm Assunto: |
|
|
Nicky, que material vc usou como selante nesse tridente?
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 10:26 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, venho usando uma pasta cicatrizante, produto de origem japonesa, indicado para esse tipo de corte e planta. Ela não é liquida, mas sim bem pastosa, meio endurecida. É preciso uma espátula metálica pequena para espalhar bem, distribuindo a pasta uniformemente por todo o corte.
A técnica usada para esse tipo de corte em acer é ir desbastando aos poucos as bordas cicatrizadas, uma vez por ano, de forma a manter sempre viva essa parte, não permitindo que se feche completamente. Ao repetir o processo, aplico sempre mais um kadikim da pasta sobre a area exposta com o novo corte, de forma a permitir que ela possa ir aos poucos se fechando.
O amigo bonsaista Glauco Felix, por sua vez, preferiu enxertar ramas que são fixadas nas bordas opostas do corte, isto é, uma muda com um tronco fino e longo, que cubra o corte exposto. Todavia, os japoneses repudiam esse tipo de processo, alegando que ele força uma formação com maior calosidade, dada a circunstáncia da cicatrização ocorrer de maneira desordenada, como se fosse um "quelóide" vegetal. Além disso, na parte que passa por sobre o corte não há contato do tronco da muda utilizada com o corte, não ocorrendo aí nenhum tipo de fechamento ou cicatrização. Por isso, optei pela opção que descrevi, na minha humilde opinião, mais adequada para um corte tão profundo e grande quanto esse.
Outra opção para auxiliar na cicatrização seria desenvolver, caso surgissem, as brotações próximas da borda do corte. Ao engrossarem, elas tendem a "puxar" a cicatrização, ensejando seu fechamento gradativo. Porém, mesmo assim, o fechamento não é completo, nem resulta muito interessante, do ponto de vista estético. Claro, nem preciso dizer, tais brotações são excludentes, isto é, consideradas como galhos de risco, a serem eleiminadas da planta (sacrificio, seria o termo, mas não se usa nesse tipo de brotação).
Eu gosto muito de trabalhar com essa espécie, tendo várias plantas, nos mais variados estilos, tamanhos e grossuras de tronco. Muitas formadas a partir de mudas, via estaquia e alporquia. É a melhor espécie que conheço para formação estrutural tipo ISHITSUKI, ou seja, planta com pedra, seja no estilo raiz sobre pedra, planta sobre rocha ou laje. Para uma floresta, tambem é excelente. Tenho tres florestas prontas, envasadas, em desenvolvimento e formação estrutural, e mais cinco em aprimoramento, com formação de nebari.
Aqui, outra excelente técnica que podemos aplicar nessa espécie, que é formação de um nebari de respeito. Pudesse, me livraria de todas as outras plantas que tenho no viveiro e ficaria apenas com o acer kaede. Sem dúvida nenhuma, o melhor de todos para se trabalhar com vistas a formar bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Fev 03, 2011 6:47 pm Assunto: |
|
|
Valeu o esclarecimento, Nicky!
Cara, vc com os Ácer e eu com as Calliandra e Shimpaku. É como vc diz: Gosto é que nem pescoço..............!!!
A técnica de enxerto na cicatriz eu também já vim e não achei legal.
abração, véio! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|