|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lapate

Registrado: 11/05/12 Idade: 47 Mensagens: 36 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 11:58 am Assunto: Ajuda com meu Mausai e Dicas para Adquirir um Bonsai. |
|
|
Olá amigos,
Sou mais um principiante na arte do Bonsai.
No tópico de apresentação postei as fotos do meu suposto Bonsai, que depois de ler vários posts aqui descobri que é um Mausai ..
Já recebi algumas dicas dos novos amigos aqui do Forum Marco Costa e Thássio fernandes, obrigado pelas dicas.
Quem puder me dar mais algumas dicas para poder transformar esse Mausai para um Lindo Bonsai .agradeceria muito
Estou pesquisando sites de Bonsai, e aqui no RJ também em quiosques, gostaria de dicas bonsai que poderia adquirir para iniciar nesse meio:
- Espécie ideal ou mais adequada para iniciantes
- Idade ideal do Bonsai
- etc...
Como sou totalmente leigo no assunto não sei nem o que perguntar.
Moro em apartamento que tem varanda com sou da manhã, posso deixar o Bonsai dentro de casa proximo a janela para pegar luz sem problemas também.
Segue as fotos do meu Mausai ( que tenho desde dezembro 2011 )
Abraços a todos
Luis Lapate |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

Registrado: 18/03/11 Idade: 44 Mensagens: 117 Localização: Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 2:49 pm Assunto: |
|
|
ola nobre amigo, sou do Rio tambem e por conhecidencia moro em ap. aqui no rio voce tem algumas opções de loja, como o bonsai da carioca, no largo da carioca (procure o senhor nilton martins ribeiro ou o marcelo figueredo), o bonsai da tijuca ( procure o rodrigo dias ou o alexandre) o sam bonsai (procure o edisom sanromã) fora outros bonsaistas que assim como eu (elacio brignol) e voce, estão sempre em contato.
Já ia me esquecendo do sitio do bonsai em marica com a belissima coleção do Jair e de minha amiga angela fernades
temos tambem um grande ceramista que mora em itaipu, o Sami khozan, e junto dele o quilherme coelho eo Claudio ratto. cara é so pesquisar esses nomes no face que voce acha todo mundo.
e sim é possivel manter bonsai em ap. tenho umas cascatas bem legais
espero ter ajudado |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 2:51 pm Assunto: |
|
|
ja ia me esquecendo de dois grandes amigos o fabio gen (gem bonsai) e o luciano kelevra de terezopolis... |
|
|
 |
Lapate

|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 3:08 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas indicações, mas vc saberia me indicar qual seria as espécies mais adequadas para quem está iniciando bem como a idade ideal ou mínima do Bonsai para isso?
Abraços |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 3:11 pm Assunto: |
|
|
cara idade minima para bonsai, é uma lenda eu tenho mudas desde a semente ate algumas decadas (yamadori, ou seja retirada do chão) umas boa sespecies para se começar: bouganvillea, ficus, piteco, acerola... no bonsai da tijuca, no da carioca e no edison sanromã, vc encontra pre bonsai de qualidade e pressos bem acessiveis |
|
|
 |
Lapate

|
Enviada: Sáb Jun 15, 2013 5:36 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal retornando aqui para solicitar uma ajuda dos mais experientes que eu; ou seja; quase todos
Depois de quase 02 anos fiz o transplante do meu (mausai) pré-bonsai ?
Gostaria de algumas dicas tendo em vista que acabei de passar nela DimyPronto para matar uma praga que ele pegou uma Praga http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23492
A praga fez com que quase todas as folhas caissem
Sei que preciso cortar alguns galhos, mas qual quantidade? quais ? posso cortar agora que fiz o transplante ( mais ou menos 1 semana )
Segue fotos dela atualmente, vista superior e e cada lado:
Aqueles que puderem ajudar agradeço
Desde já agradeço a todos...
Lapate _________________ - Lapate -
Aprendendo essa arte milenar japonesa.
Desde já agradeço a todos a ajuda para aprender. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Sáb Jun 15, 2013 7:50 pm Assunto: |
|
|
Oi Lapate,
Esta espécie de Ficus (variegata) não reage muito bem as podas e quase sempre quando a poda é radical a planta acaba morrendo.Pelo que vi você acabou de transplantar ela. Então o ideal é deixar ela se recuperar bem para engrossar mais o tronco para que você possa escolher os galhos que pretende deixar para formar o seu bonsai, terá que ir reduzindo aos poucos, sempre deixando alguma região com folhas no galho podado, esperar se recuperar e densificar para intervir novamente. Se você está começando agora aconselharia a comprar um ficus retusa, uma primavera, uma piracanta, ulmus entre outras plantas que aguentam podas e intervenções mais drásticas, além de não precisarem de cuidados muito especiais, no cultivo é claro. O Ficus retusa na minha opinião é o mais apropriado para iniciantes, dificilmente alguém consegue matar um, a não ser por falta de água.Para se se formar um bonsai de qualidade é preciso conhecimento e aplicação de técnicas adequadas que só se adquire com o tempo,dedicação,muita pesquisa em fóruns como este e em outros sites e blogs. Na internet tem muito material de qualidade,basta pesquisar. Tenha em mente que acima de tudo demora muito para ter uma planta que se pode chamar de bonsai, então paciência é fundamental.
Abraço |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Sáb Jun 15, 2013 10:15 pm Assunto: Mausai |
|
|
Ola Lapate,olha tambem sou um viciado nesta arte a mais ou menos dois anos e tambem comecei como voce comprando mudas e mausais e acabei gastando uns 1.000,00 em mudas que foram morrendo.Aqui no forum acabei fazendo varios amigos e grandes professores temos aqui ai decidi que nao ia mais gastar dinheiro com mudas entao resolvi coleta mudas na natureza.Alem das aventuras que me meto com alguns amigos isso da uma paz,meu estado de espirito fica otimo cada saida pra coletar na natureza alem de proporcionar que voce pode mexer a vontade pois se perder algumas plantas como as vezes ainda perco pelas minhas experiencias isso e muito bom pro aprendizado e quando da certo o sentimento e muito maior,nao que isso seja regra mas tente se puder vais conseguir otimos exemplares mesmo sem conhecer as especies depois o pessoal aqui do forum ajuda.E claro que raramente compro uma muda e outra pois estas nao perco mais pela experiencia que adquiri aqui no forum.
Abracos |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jun 18, 2013 11:53 am Assunto: |
|
|
Bom dia Lapate!
A meu ver o motivo da planta estar definhando ou se desenvolvendo pouco são alguns equivocos no modo de cultivar.
O vaso é de tamanho apropriado, mas o pratinho embaixo deve ser retirado , pois retem agua e favorece o apodrecimento das raizes, alem da dengue, claro. Ao regar a agua deve "passar" pelas raizes e sair pelos furos , nunca "ficar" retida no fundo do vaso, pois as raizes morrem "afogadas".
O substrato, pela cor, me pareceu muito acido tb, o que faz com que os entre-nós fiquem muito longos e dificulta a compactação. alem que de deve ser cultivado a pleno sol, com um minimo de 4 a 5 horas diarias de sol direto na planta.
Desde que esta com vc nunca houve uma intervenção de fato para a condução como bonsai , apenas o cultivo. É preciso que pode e arame os galhos para começar a condução.
Na pagina central do site existe muitas materias para que entenda todo o processo ...
Bons estudos e boa sorte. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|