FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estilização, jacaré (juniperus horizontalis)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
maga_andreati

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 1:04 am    Assunto: Estilização, jacaré (juniperus horizontalis) Responder com citação

bom, aí vai o que considero meu primeiro projeto mais sério. Por favor, critiquem e digam suas opiniões, mas mantenham em mente que não sou nenhum profissional, e que ainda preciso de muito treino para chegar num nível razoável. também sou um péssimo desenhista (tá parecendo serviço de pré-escola rs) mas acho que já dá pra ter uma noção do que quero fazer.

aí vão as fotos:

visão geral da muda:

desenho para facilitar a visualização:

desenho de como pretendo deixar ela:

*os desenhos tão um pouco diferente do que imaginei, mas sou péssimo nisso, então foi o que deu pra fazer Embarassed

o vaso tá meio pequeno, vou fazer um falso-transplante em setembro...

algumas dúvidas:
-nunca fiz trabalho em madeira morta (mas temos que começar de algum lugar rs) como ainda falta muito pra chegar a hora de fazer isso, não vou pedir detalhes, só quero saber se a espécie suporta bem e se não é "impossível" de um iniciante fazer, pra não ter uma decepção daqui uns anos...

-acho que dá pra ver no desenho, essa junção do galho seco com o verde, do jeito que a árvore está, não vai ficar legal. Tenho que aproximar o futuro shari do tronco. Tem alguma técnica que posso usar pra fazer uma 'união' de dois galhos? Se eu colocar uma borracha de proteção e aramar os dois bem próximos, será que eles se 'fundem' ou vai só ficar esquisito? Vou deixar esse galho que fará madeira morta crescer livremente, pra engordar.

- o galho que forma a cascata, nasce do outro lado da planta, perto do inicio do shari, e cruza o vaso inteiro (desenho abaixo)... no começo, tava pensando em fazer a cascata bem grande, mas to achando que se o galho engordar muito vai ficar muito esquisito... será que é melhor tirar fora essa galho todo? ou deixo com um troco mais fino, como está? ou posso deixar engordar mesmo que não fica ruim?

- como 'simula' uma planta que sofreu uma grande perda na sua vida, com a perda do que era o ápice, não respeitei muito proporções entre galhos, com alguns mais grossos nascendo depois de mais finos, mas tudo bem no caso né?

- o nebari é bem simples, mas isso é perdoável em Juniperos certo?

não tenho certeza do termo shari nesse caso... talvez seja jin, ou talvez outro nome, me digam.

ah, não pretendo deixar ele com o tronco aparecendo tanto, principalmente no meio da árvore. a idéia é deixar bem compacta, quase sem aparecer o tronco na região viva da planta, mas não consigo desenhar melhor... também dá a impressão que o tronco 'desce' depois da segunda grande curva, mas não é o que ocorre, está no mesmo nível de antes da curva.[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 8:32 am    Assunto: Re: Estilização, jacaré (juniperus horizontalis) Responder com citação

Também sou novo nesta arte, mas vai aí a minha opinião:

maga_andreati escreveu:
bom, aí vai o que considero meu primeiro projeto mais sério. Por favor, critiquem e digam suas opiniões, mas mantenham em mente que não sou nenhum profissional, e que ainda preciso de muito treino para chegar num nível razoável. também sou um péssimo desenhista (tá parecendo serviço de pré-escola rs) mas acho que já dá pra ter uma noção do que quero fazer.

aí vão as fotos:

visão geral da muda:

desenho para facilitar a visualização:

desenho de como pretendo deixar ela:

*os desenhos tão um pouco diferente do que imaginei, mas sou péssimo nisso, então foi o que deu pra fazer Embarassed

o vaso tá meio pequeno, vou fazer um falso-transplante em setembro...

algumas dúvidas:
-nunca fiz trabalho em madeira morta (mas temos que começar de algum lugar rs) como ainda falta muito pra chegar a hora de fazer isso, não vou pedir detalhes, só quero saber se a espécie suporta bem e se não é "impossível" de um iniciante fazer, pra não ter uma decepção daqui uns anos...

R- Suporta bem. Sem problemas.

-acho que dá pra ver no desenho, essa junção do galho seco com o verde, do jeito que a árvore está, não vai ficar legal. Tenho que aproximar o futuro shari do tronco. Tem alguma técnica que posso usar pra fazer uma 'união' de dois galhos? Se eu colocar uma borracha de proteção e aramar os dois bem próximos, será que eles se 'fundem' ou vai só ficar esquisito? Vou deixar esse galho que fará madeira morta crescer livremente, pra engordar.

R- Não entendi o que você quer fazer (fundir galhos). Quanto ao JIN, está correto você deixar o galho crescer livremente.

- o galho que forma a cascata, nasce do outro lado da planta, perto do inicio do shari, e cruza o vaso inteiro (desenho abaixo)... no começo, tava pensando em fazer a cascata bem grande, mas to achando que se o galho engordar muito vai ficar muito esquisito... será que é melhor tirar fora essa galho todo? ou deixo com um troco mais fino, como está? ou posso deixar engordar mesmo que não fica ruim?

R- Eu retiraria este galho. Acho que vai ficar estranho a mistura de estilos.

- como 'simula' uma planta que sofreu uma grande perda na sua vida, com a perda do que era o ápice, não respeitei muito proporções entre galhos, com alguns mais grossos nascendo depois de mais finos, mas tudo bem no caso né?

R- Não sei responder este item. Vamos aguardar os mais experientes.

- o nebari é bem simples, mas isso é perdoável em Juniperos certo?

R- Contanto que seja simples e não com defeitos não há problema.

não tenho certeza do termo shari nesse caso... talvez seja jin, ou talvez outro nome, me digam.

R- Na minha opinião é JIN mesmo.

ah, não pretendo deixar ele com o tronco aparecendo tanto, principalmente no meio da árvore. a idéia é deixar bem compacta, quase sem aparecer o tronco na região viva da planta, mas não consigo desenhar melhor... também dá a impressão que o tronco 'desce' depois da segunda grande curva, mas não é o que ocorre, está no mesmo nível de antes da curva.[/img]

R- Se minha deixaria aparecendo parte do tronco. Tenho um Junipero Itoigawa que é muito parecido com o seu. A única diferença é que no seu o JIN é grande e ultrapassa a copa da planta. No meu são 3 JIN pequenos na pata inferior da planta. De resto é igual. Amanhã devo estar postando fotos.

Denis
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

cara sinceramente nunca vi um bonsai nesse tal novo estilo rasteiro que voce criou. Shocked
se fosse pra dar um pitaco diria pra fazer uma cascata ou varrido pelo vento pois tem material ótimo pra um ou para outro.
pra uma kengai esse aí tá excelente.
maga_andreati

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 11:24 pm    Assunto: Responder com citação

ah, não chega a ser estilo novo... acho que pode classificar como han-kengai... ele não será tão rasteiro, eu é que desenho mal rs

então, minha ideia com essa planta sempre foi cascata, qual estilo de cascata não sabia, mas seria a opção lógica... mas daí a gente começa a rabiscar e sai umas coisas estranhas...

Citação:
josecarlosbarros

cara sinceramente nunca vi um bonsai nesse tal novo estilo rasteiro que voce criou. Shocked
se fosse pra dar um pitaco diria pra fazer uma cascata ou varrido pelo vento pois tem material ótimo pra um ou para outro.
pra uma kengai esse aí tá excelente.

quando diz isso, sugere fazer a cascata para a esquerda né? e não como está no momento, com o galho atravessando a árvore... dá pra fazer com um desses galhinhos que nascem na parte externa da primeira curva, acho que ficaria melhor. mas eu continuo querendo deixar ele com a copa que existe acima do vaso e com o jin...

imagens pra exemplificar melhor o que quero dizer...

(essa projeçao consegue ser ainda mais porca que a primeira rsrs)
tenta reparar como o ápice vivo dela, na verdade, será mais alto que o tronco **setas vermelhas** (que passa por trás dele) e, portanto, não vai estar cruzando o tronco, o que fica esquisito, mas é o que parece ocorrer no desenho.
e aquele galho bem no meio, na verdade cresce para trás, e não para cima, como parece... eu realmente preciso aprender a desenhar...

ou, talvez, fazer só uma copa, juntando a cascata com o resto...

Citação:
Denis Araújo

obrigado pelos esclarecimentos! amanha vou tentar tirar umas fotos e ver se consigo explicar o que quis dizer com 'fundir' os galhos...
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 13, 2013 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

agora consegui entender o que voce quer.
acho que tem material pra faze-lo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: