|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bonsaimatti

Registrado: 03/01/11 Mensagens: 47 Localização: Bento Gonçalves-RS
|
Enviada: Qua Jan 05, 2011 10:17 pm Assunto: Minha primeira arvore. |
|
|
Posto aqui a foto da minha primeira arvore agradeço a opinião de todos, comprei ela ontem segundo a pessoa que me vendeu é uma Acacia Negra e pelo que eu pesquisei é mesmo, bom está ai, por favor comentem. |
|
|
 |
Pinus.spp

Registrado: 12/12/10 Idade: 37 Mensagens: 39 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 8:05 am Assunto: |
|
|
Olá Amigo Bonsaimatti ..... parabéns pela especie... olha tenho pouca experiência, com esta especie.. eu recomendaria outra planta para ser a sua inicial... um Ficus.. Pyracanta..são plantas mais "faceis".. apesar da acacia negra ficar linda como bonsai.. acho que deve ser meio dificil .. bom.. à respeito dela.. eu colocaria no chão ou na mamadeira antes de tudo... pois acredito que ela não và engrossar o tronco neste pequeno vaso... primeiro engrossar o tronco sempre cuidando da altura...vc pode fazer um pre-bonsai no solo e no final só faria um falso-yamadori , para retirá-la do chão e colocar no seu definitivo vaso...mas deve ficar um baita bixão.. essas folhas podem ser diminuidas.. vai ficar lindo após um tempo...essa foi a minha opinião.. agora vamos esperar pelos mais experientes.. Abraços !. _________________ "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. "
Confucio. |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 8:23 am Assunto: |
|
|
Olá Bonsaimatti, parabens pela sua planta realmente é muito bonita, mas ainda é só uma muda, tem que engrosar bastante para ser tornar um belo bonsai, e para isso o nosso amigo Pinus.spp, ja falou tudo, na minha opinião colocaria no escorredor e depois na mamadeira, mas se tiver espaço disponivel no quintal planta no chão mas não se esqueça de colocar um prato ou algo similar no fundo da cova onde vai plantar, pois com isso vai evitar que a rais vá muito para o fundo ok!!! |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: Novo Hamburgo-RS
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 9:47 am Assunto: |
|
|
Olá amigo,
Bela planta voce tem, mas acho que terás que ter paciencia para poder iniciar um trabalho com ela. Os amigos que postaram têm total razão, terás que deixá-la desenvolver.
Também sou iniciante, por isso sei que no início temos muita vontade de "botar logo a mão na massa". Te aconselho a ter plantas em diferentes fases, assim terás bastante trabalho, sem precisar atropelar etapas com os bonsais.
Forte Abraço |
|
|
 |
Bonsaimatti

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 11:15 am Assunto: Agradecido. |
|
|
Caros amigos agradeço pelas dicas, sempre que possivel passem aqui, tenho dois problemas nas dicas, o primeiro que na região que eu moro nao consigo outras especies e comprar da internet o frete se torna muito mais caro da quase o dobro do valor da planta, o segundo problema em plantar no chão é que eu moro em apartamento, ai nao tenho quintal, ela se encontra na sacada. mas mesmo assim muito obrigado pelas dicas. |
|
|
 |
Bonsaimatti

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 11:16 am Assunto: Pergunta |
|
|
Caros amigos e seu eu por ela num vaso maior aqueles de flores sera que ira aumentar o tronco? obrigado. |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 12:20 pm Assunto: |
|
|
Use a mamadeira, para apto, é excelente! Ocupa pouco espaço.
Essa foto foi copiada de uma matéria do amigo Arzivenko. |
|
|
 |
Brigoni 1.o PASSO

Registrado: 03/01/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: Novo Hamburgo-RS
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 12:43 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Além da dica mamadeira ou um vaso maior nao se esqueça de colocar um substrato de qualidade (existe bastante tópicos no fórum) e de verificar se pega sol na tua sacada.
abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 4:01 pm Assunto: |
|
|
Bonsaimatti, você é membro do grupo "dei Tosimatti"? que praticam esportes radicais aí na região?? apenas curiosidade...
Bom vamos a planta que o amigo apresenta.
Sinceramente, aconselho a procurar outra espécie... Os motivos seriam muitos, mas vou me deter apenas ao principal; a acácia negre tem uma vida muito curta. A maioria delas, mesmo plantadas em grandes extensòes começam a morrer a partir dos 10 anos de vida. Se considerarmos que o tempo para se fazer um bonsai de qualidade, fica, de foma muito variável, mas fica em torno deste tempo, ocorrerá que quando seu bonsai chegar ao auge estará prestes a morrer. São raras as árvores de acácia-negra que atingem20 anos de idade. É da própria fisiologia da planta ter uma sobrevida curta...
Mesmo assim seria necessário primeiro fazê-la crscer, conforme os colegas já colocaram, a estilização dela é bastante complicada devido ao sistema de brotação que é difícil bifurcar e tem entrenós longos ...
Outra coisa, o amigo colocou que não tem outras espécies por aí, desculpe eu discordar, conheço bem Bento Gonçalves, e sei que tem inúmeros viveiros de plantas de todas as espécies. E em qualquer viveiro você encontrará espécies melhores e bem mais encaminhadas para bonsai do que esta aí que na verdade é uma planta usada apenas para reflorestamento de madeira para lenha, fibras e tanino...
Vá em viveiros e procure por ficus, piracantas, cotoneaster, buxus, ligustrum, ou nativas, guajuviras, cerejeiras, pitangas, cambuin, jaboricabas, só para citar algumas que me vem a mente assim de repente... mas são diversas plantas fáceis de encontrar...
Aí em Bento Gonçalves tem o nosso colega Tiaraju que já está bem adiantado na arte ...
abraço
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Bonsaimatti

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 7:30 pm Assunto: |
|
|
Amigo Elio Agradeço muito sua colocação, quanto aos viveiros não achei fui em floriculturas e eles não tem essas especies mas vou falar com nosso amigo Tiaraju se ele me endica algum lugar, muito agradecido pela ajuda. Quanto ao grupo dei tosimatti, não sou não...
Editado pela última vez por Bonsaimatti em Qui Jan 06, 2011 7:56 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Bonsaimatti

|
Enviada: Qui Jan 06, 2011 7:37 pm Assunto: |
|
|
Amigo Marlon eu li esse topico e achei interessante vou fazer isso, ao amigo Brigoni, pega sol sim pega mais ou menos 3 hrs de sol direto na planta... Muito obrigado pelas dicas. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 1:47 pm Assunto: bonsai |
|
|
Uma outra opção: como salientou bem o nobre Elio Luis, sua planta tem uma baixa expectativa de vida vegetal. Então, aproveite essa curta existencia dela e faça algo interessante com ela. Primeiro, arame ela desde a base até o ápice, dando-lhe um movimento no tronco, deixando-o levemente sinuoso. Arame os galhos principais, acompanhando neles o mesmo movimento, para que fiquem harmonicos com o tronco.
Em seguida, retire a planta do recipiente em que está, jogue essa terra toda fora, lave bem as raízes, e depois de preparar um bom substrato, replante, depositando o vasinho em local onde a planta possa receber uma boa incidencia de luz e calor solar, não esquecendo de regar sempre ao final da tarde.
O Elio Luis escreveu que essa planta é usada em reflorestamento, com vistas a aproveitamento material. Com isso, fica evidente que o solo de cultivo pode ser qualquer um, desde que enriquecido. Então aconselho preparar um substrato drenante, com algo de organico nele: terra granulada, pedrisco, caco ceramico, carvão vegetal e casca de pinheiro seca. Esmague tudo em granulos de mesmo tamanho (tipo um grão de feijão). Forre uma primeira camada, deposite as raizes, cuidando de coloca-las o mais radial possivel (em toda a volta da planta), cobrindo as raizes com mais substrato.
Após esse reenvase, sua planta irá desenvolver-se bem. Em trinta dias, poderá então começar a adubar, visando melhorar o solo e enriquecer o substrato, o que irá permitir que sua planta se desenvolva melhor e engrosse tronco e galhos. Fique atento, nesse momento, para retirar o arame, para que não marque em demasia, penetrando na fina casca da planta e causando estrangulamento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Bonsaimatti

|
Enviada: Sex Jan 07, 2011 8:02 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Nickyfury agradeço muito pela ajuda vou tentar fazer tudo isso que escreveu, apos digo a voces como se comportou a planta... _________________ Só não erra quem não faz ! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|